quinta-feira, 19 de setembro de 2024

MÚSICA(ATIVIDADES): APELO - VINÍCIUS DE MORAES - COM GABARITO

 Música(Atividades): Apelo

             Vinícius de Moraes

Ah, meu amor não vás embora
Vê a vida como chora, vê que triste esta canção
Não, eu te peço, não te ausentes
Pois a dor que agora sentes, só se esquece no perdão
Ah, minha amada me perdoa
Pois embora ainda te doa a tristeza que causei
Eu te suplico não destruas tantas coisas que são tuas
Por um mal que eu já paguei

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitgyhhcNEYhdlCdmZ5SAf8yyWoHaZUb0VaDS7dufniHu7BBCOoejC2k7fqksHD9nHNAKE1ZI7LYQXsihAumn9lBUEIfm4ngvILomw5tFY1d7RqaiQXshlI6D51ao2wpRBtpDHcpftQmzWzuEA8m4pWvw63M3ZQW5Tns-adJW0HKbb2ZnacNpEHLJyRm10/s320/MUSICA.jpg


Ah, minha amada, se soubesses
Da tristeza que há nas preces
Que a chorar te faço eu
Se tu soubesses num momento todo arrependimento
Como tudo entristeceu
Se tu soubesses como é triste
Perceber que tu partiste
Sem sequer dizer adeus

Ah, meu amor tu voltarias
E de novo cairias
A chorar nos braços meus

(falado por Vinícius de Moraes)

De repente do riso fez-se o pranto,
silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento,
Que dos olhos desfez a última chama,
E da paixão fez-se o pressentimento,
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente não mais que de repente,
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo, o distante,
Fez-se da vida uma aventura errante,
De repente não mais que de repente.

(novamente no ritmo da música)

Ah, meu amor tu voltarias
E de novo cairias
A chorar nos braços meus.

Ah, meu amor tu voltarias
E de novo cairias
A chorar nos braços meus.

Composição: Baden Powell / Vinícius de Moraes.

Fonte: livro Língua e Literatura – Faraco & Moura – vol. 1 – 2º grau – Edição reformulada 9ª edição – Editora Ática – São Paulo – SP. p. 32.

Entendendo a música:

01 – Qual a emoção predominante expressa na música?

      A emoção predominante é a súplica, o pedido desesperado por perdão e pelo retorno do amor perdido. A letra transmite um profundo sofrimento e arrependimento.

02 – Em qual contexto da vida de Vinícius de Moraes essa música pode ter sido escrita?

      É difícil determinar o contexto exato de cada canção de Vinícius, pois sua obra é marcada por uma grande variedade de experiências amorosas. No entanto, a temática do arrependimento e do pedido de perdão é recorrente em suas letras, sugerindo que essa música pode ter sido inspirada por algum relacionamento turbulento que ele vivenciou.

03 – Quais as principais metáforas utilizadas na música?

      A música utiliza metáforas como "a vida como chora" e "a dor que agora sentes, só se esquece no perdão" para expressar a intensidade do sofrimento e a esperança de reconciliação. A imagem da "espuma" e da "última chama" também contribui para criar um clima de melancolia e perda.

04 – Como a repetição do verso "Ah, meu amor tu voltarias" reforça o sentimento expresso na música?

      A repetição desse verso cria um refrão insistente, enfatizando a súplica do eu lírico. Ela transmite a ideia de que o desejo de reconciliação é constante e obsessivo.

05 – Qual a importância do trecho falado por Vinícius de Moraes para a música?

      O trecho falado cria um contraste com a parte cantada, intensificando o drama da situação. As imagens poéticas e a mudança de ritmo contribuem para uma experiência auditiva mais rica e emotiva.

06 – Como a música se conecta com o estilo de Vinícius de Moraes?

      A música "Apelo" se encaixa perfeitamente no estilo de Vinícius de Moraes, que se caracterizava por letras poéticas e melodias melancólicas. A temática do amor, da perda e do arrependimento é recorrente em sua obra, e a música "Apelo" é um exemplo clássico dessa abordagem.

07 – Qual a sua interpretação pessoal sobre a mensagem principal da música?

      A mensagem principal da música, na minha interpretação, é a importância do perdão e da reconciliação em um relacionamento. O eu lírico demonstra um profundo arrependimento e a esperança de que o amor possa superar qualquer obstáculo. A música nos convida a refletir sobre a fragilidade dos relacionamentos e a necessidade de valorizarmos aqueles que amamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário