quinta-feira, 12 de setembro de 2024

POEMA: SOU EU MESMO - SÉRGIO CAPPARELLI - COM GABARITO

 Poema: SOU EU MESMO

             Sérgio Capparelli

Eu só queria ser eu mesmo
E assim, querendo,
Ai de mim!

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpp_Ed10VFCQXUxVbZ5TK6NuPqQC4U7S2DvbbHV5Bbh9FH_Jz8kWpiRinsvKWYwH0nLHeQ16DQ-lmaZPoNvTyXvBEuePlZZG0JcQdEEShqrDTDTGjP2zSXFsAsHq0xBJdzJDhh0P5Vh07TN2RxgpUgC2xdZvnaP6hYRl9cF6FdkAj7ebnvsA70jF4BmgE/s1600/CRIAN%C3%87A.png



Você tem
Os olhos da vovó.
Você tem 
A boca da titia.
Você tem
Os cabelos da mamãe.
Você tem 
As mãos de tio Antônio.
Você tem 
O nariz do papai.
Você tem...

Pára, pára, pára, 
Quero ser eu mesmo: 
E não o Frankenstein!

CAPPARELLI, Sérgio. 111 poemas para crianças; Porto Alegre: L&PM, 2003. p. 75.

Fonte: Livro – Português: Linguagens, 6º ano. William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. 7ª edição reformulada – São Paulo: ed. Saraiva, 2012. p. 137.

Entendendo o poema:

01 – O que o eu lírico deseja ser?

      O eu lírico deseja ser ele mesmo.

02 – Quais partes do corpo o eu lírico menciona que as outras pessoas associam a familiares?

      Ele menciona os olhos da avó, a boca da tia, os cabelos da mãe, as mãos do tio Antônio e o nariz do pai.

03 – Como o eu lírico reage às comparações com os familiares?

      Ele fica frustrado e pede para que parem, dizendo que quer ser ele mesmo.

04 – Que metáfora o eu lírico usa para expressar a sensação de ser composto pelas características dos outros?

      Ele compara essa sensação ao monstro Frankenstein, sugerindo que se sente "montado" com pedaços de outras pessoas.

05 – Qual é o principal conflito do eu lírico no poema?

      O principal conflito é a luta pela própria identidade, diante das constantes comparações com seus familiares, que fazem com que ele se sinta como uma criação de partes alheias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário