sexta-feira, 6 de setembro de 2024

NOTÍCIA: DA COMIDA AO CELULAR, PROJETO MOSTRA A CIÊNCIA NO NOSSO DIA A DIA - FRAGMENTO -THAIS CARDOSO - COM GABARITO

 Notícia: Da comida ao celular, projeto mostra a ciência no nosso dia a dia – Fragmento

        Voltado ao público jovem, o Ciência Por Aí dissemina conteúdos científicos e ajuda a complementar a formação de graduandos

        Despertar o interesse do público jovem por ciência requer criatividade e, principalmente, linguagem clara e próxima à realidade dele. No Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Crid), na USP em Ribeirão Preto, um grupo ligado à área de educação e difusão do conhecimento resolveu encarar esse desafio e criou o Ciência Por Aí.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXLh9EgdO0OhINVuBAXt7RSH_cJ0TNeG8eggv2xSGOmmQ6_lFh1V34zkr4DNtD9bpnbEOoHf24KVCIyvF7TpccGinzFQFopNRfNkoVd7MecelTUksZQtYDQiKS-BS0sMCEsQaNxrEgSpysyvJmkkFjZv19JIGtLJVDeokYHT7LH8Pdm0vGLZziVDahx-0/s320/CIENCIA.jpg


        O site reúne conteúdo em vários formatos, como vídeos, textos, memes e jogos. A ideia é mostrar como a ciência pode estar ligada ao dia a dia de jovens entre 15 e 18 anos, seja em uma reação que ocorre no corpo quando ele está ameaçado por uma doença, ou até mesmo para desmentir uma informação que chega pelas redes sociais.

        “Sempre atuamos produzindo conteúdo nesses formatos. Contudo, estávamos sentindo falta de um canal no qual essas ações pudessem figurar com maior destaque. Outro fato é que o site e as mídias sociais do Crid dão vazão a uma diversidade de conteúdos muito técnicos, mais voltados a pesquisadores, e receávamos que o público-alvo de educação e difusão do conhecimento se sentisse um pouco perdido ou desinteressado”, explica o gestor da área, Juan Azevedo.

        A produção do conteúdo é feita por estudantes de graduação de diferentes áreas com o apoio de Azevedo e da jornalista Thais Cardoso. Lidar com roteiros de vídeos, edição de animações e transformar uma linguagem científica em textos divertidos e de fácil compreensão para jovens de 15 a 18 anos foi um desafio para a equipe.

        As estagiárias Isabelle Miranda, que cursa Pedagogia, e Jéssica Cristina Pena, estudante de Ciências Biológicas, ajudaram no desenvolvimento do site e na edição de vídeos, atividades bem diferentes daquelas que estão acostumadas a ver na Universidade.

        “Aprendi a interagir, transmitir e disseminar conteúdo científico além da comunidade universitária, o que é de importância vital para o projeto. Além disso, ter a chance de criar e produzir materiais como vídeos e textos vai me proporcionar experiência e possibilidades para trabalhar em futuros projetos na área de educação e difusão”, diz Jéssica.

        “Acredito que as maiores potencialidades trazidas pelo Ciência Por Aí, para minha carreira, são em relação ao desenvolvimento linguístico para o trabalho com intertextualidade, à criatividade na geração e transformação de conteúdos audiovisuais e ao aprendizado quanto ao trabalho e à dinâmica de equipe”, afirma Isabelle.

        O site é atualizado a cada 15 dias e o principal destaque na produção de conteúdo são os textos. Atualmente, eles são divididos em duas colunas: uma dedicada a mostrar a produção científica de estudantes de ensino médio e outra que busca esclarecer alguns mitos que circulam pelo conhecimento popular e pelas redes sociais. Além de usar uma linguagem clara e acessível a qualquer público, os textos brincam com os memes, imagens ou vídeos curtos de grande popularidade que se espalham rapidamente pela internet.

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CARDOSO, Thais. Da comida ao celular, projeto mostra a ciência no nosso dia a dia. Jornal da USP, São Paulo, 18 jan. 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/da-roupa-ao-celular-projeto-mostra-a-ciencia-no-nosso-dia-a-dia. Acesso em: 8 ago. 2020.

Fonte: Linguagens em Interação – Língua Portuguesa – Ensino Médio – Volume Único – Juliana Vegas Chinaglia – 1ª edição, São Paulo, 2020 – IBEP – p. 223-224.

Entendendo a notícia:

01 – O que é o projeto "Ciência Por Aí" e qual é seu objetivo?

      O "Ciência Por Aí" é um projeto desenvolvido pelo Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Crid) da USP em Ribeirão Preto, que visa despertar o interesse de jovens por ciência. O objetivo é disseminar conteúdos científicos de forma acessível e complementar a formação de graduandos, utilizando uma linguagem clara e próxima da realidade do público jovem.

02 – Quais são os formatos de conteúdo oferecidos pelo site "Ciência Por Aí"?

      O site oferece conteúdos em diversos formatos, como vídeos, textos, memes e jogos. Esses formatos são utilizados para mostrar como a ciência está presente no dia a dia dos jovens e para desmentir informações incorretas que circulam nas redes sociais.

03 – Qual foi o desafio enfrentado pela equipe na produção dos conteúdos do projeto?

      Um dos principais desafios foi transformar a linguagem científica, geralmente técnica, em textos e vídeos divertidos e de fácil compreensão para jovens de 15 a 18 anos. Isso exigiu criatividade e habilidades em edição de animações e produção de roteiros.

04 – Quem são os principais responsáveis pela criação dos conteúdos do "Ciência Por Aí"?

      A criação dos conteúdos é feita por estudantes de graduação de diferentes áreas, com o apoio de Juan Azevedo, gestor da área de educação e difusão do conhecimento, e da jornalista Thais Cardoso. As estagiárias Isabelle Miranda e Jéssica Cristina Pena também desempenham papéis importantes no desenvolvimento do site e na edição de vídeos.

05 – Como o projeto beneficia os estudantes envolvidos na produção de conteúdo?

      O projeto oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir habilidades práticas, como a transmissão de conteúdo científico para o público em geral, o desenvolvimento de materiais audiovisuais e o trabalho em equipe. Essas experiências são valiosas para suas futuras carreiras na área de educação e difusão do conhecimento.

06 – Qual é a frequência de atualização do site "Ciência Por Aí" e quais são os principais destaques do conteúdo?

      O site é atualizado a cada 15 dias. Os principais destaques do conteúdo são os textos, que estão divididos em colunas. Uma coluna apresenta a produção científica de estudantes do ensino médio, enquanto a outra esclarece mitos populares que circulam na internet.

07 – De que maneira os textos do "Ciência Por Aí" são projetados para atrair o público jovem?

      Os textos do site são escritos em uma linguagem clara e acessível, misturando informações científicas com elementos de cultura popular, como memes. Isso torna o conteúdo mais atrativo e fácil de entender para o público jovem, incentivando o interesse pela ciência.

 

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