sábado, 21 de setembro de 2024

POEMA: MULHER AO ESPELHO - CECÍLIA MEIRELES - COM GABARITO

 Poema: Mulher ao espelho

             Cecília Meireles

Hoje que seja esta ou aquela,
pouco me importa.
Quero apenas parecer bela,
pois, seja qual for, estou morta.

Já fui loura, já fui morena,
já fui Margarida e Beatriz.
Já fui Maria e Madalena.
Só não pude ser como quis.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7bCx31dexQuSAmg2CCIaFjqLBfjCttwC21-BSMFfbMFVtCEEF-RfoJXRrmPMLyAXu4j20jMIfd5h8JEYjew99i-RrJVKIHeYNxDcGYATnSiTwZK9Kne_e4h7teblHC-7KwwaIHlUsCApKJ_tdlbcLd2RlvQRau7R__kecAbk9zzmhSLLrKvIm3N9RZ30/s1600/ESPELHO.jpg



Que mal faz, esta cor fingida
do meu cabelo, e do meu rosto,
se tudo é tinta: o mundo, a vida,
o contentamento, o desgosto?

Por fora, serei como queira
a moda, que me vai matando.
Que me levem pele e caveira
ao nada, não me importa quando.

Mas quem viu, tão dilacerados,
olhos, braços e sonhos seu
se morreu pelos seus pecados,
falará com Deus.

Falará, coberta de luzes,
do alto penteado ao rubro artelho.
Porque uns expiram sobre cruzes,
outros, buscando-se no espelho.

Cecília Meireles.

Fonte: livro Língua e Literatura – Faraco & Moura – vol. 1 – 2º grau – Edição reformulada 9ª edição – Editora Ática – São Paulo – SP. p. 131.

Entendendo o poema:

01 – Qual a principal temática abordada no poema?

      A principal temática é a construção da identidade feminina e a relação da mulher com a sociedade e consigo mesma. A poetisa explora a superficialidade da beleza, a pressão social e a busca por uma identidade autêntica em um mundo que impõe padrões.

02 – O que significa a afirmação "Quero apenas parecer bela, pois, seja qual for, estou morta"?

      Essa frase revela a angústia da mulher diante da inevitabilidade da morte e a busca por uma beleza efêmera como forma de negar a finitude. A beleza se torna uma máscara para esconder a angústia existencial.

03 – Qual a importância da enumeração de diferentes nomes femininos no poema?

      A enumeração de nomes como Margarida, Beatriz, Maria e Madalena representa a multiplicidade de papéis que a mulher assume ao longo da vida. Ao mesmo tempo, revela a impossibilidade de se encaixar em um único modelo feminino, evidenciando a busca por uma identidade própria.

04 – O que simboliza a "tinta" mencionada no poema?

      A "tinta" simboliza a artificialidade, a futilidade e a superficialidade da vida. Tudo, desde a beleza física até os sentimentos, parece ser uma construção social e não algo autêntico.

05 – Qual a relação entre a beleza e a morte no poema?

      A beleza é apresentada como algo efêmero e ligado à morte. A busca incessante por um padrão de beleza imposto pela sociedade leva a mulher a negar sua própria identidade e a se conformar com um papel pré-determinado.

06 – Qual o significado da última estrofe?

      A última estrofe sugere que a busca pela beleza pode levar à alienação e à perda da própria identidade. A mulher que se perde na busca pela perfeição acaba se distanciando de si mesma e de Deus.

07 – Qual a mensagem central do poema?

      A mensagem central é uma crítica à sociedade que impõe padrões de beleza e à superficialidade da cultura. O poema convida à reflexão sobre a importância de construir uma identidade autêntica e a superar a necessidade de se conformar com os padrões estabelecidos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário