quinta-feira, 12 de setembro de 2024

POEMA: INFÂNCIA - JOSÉ PAULO PAES - COM GABARITO

 Poema: Infância

             José Paulo Paes

Eu tenho oito anos e já sei ler e escrever.

Por isso ganhei de presente a história de Peter Pan.

As aventuras dele com o Capitão Gancho e o jacaré que

engoliu um relógio até que são engraçadas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1WAOqBmDBKssBv-k1kvyAp9LohbzL64n1V3rT6G4YGhrBRZqt6gDAF738gCuaJ32CXclVbY1U04c8DhUoNRSVPXLooU12aHkm6eeP6slcp54LrteCsosdxWWsWLCe-BDvvYlLZWG67XnXyn0PEBssE4gLEg1Tt-VeEFQ3ZTT1SjSEweLvuRC31qaoh5A/s320/PETER.jpg


Mas achei uma bobagem aquela mania do Peter Pan

de querer ficar sempre menino.

Já imaginaram se todos quisessem ficar sempre pequenos

e nunca mais crescer?

Aí quem ia cuidar da gente? Fazer comida, passar pito,

mandar tomar banho, dizer que é hora de ir para cama?

Sarar a gente da dor de barriga e de dor de dente?

In: Henriqueta Lisboa et alii. Varal de poesia. 1. ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 35.

Fonte: Livro – Português: Linguagens, 6º ano. William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. 7ª edição reformulada – São Paulo: ed. Saraiva, 2012. p. 56.

Entendendo o poema:

01 – Qual é a visão do eu lírico sobre a história de Peter Pan?

      O eu lírico acha as aventuras de Peter Pan engraçadas, mas considera uma bobagem o desejo do personagem de querer ficar sempre menino.

02 – O que o eu lírico já sabe fazer aos oito anos?

      Aos oito anos, o eu lírico já sabe ler e escrever.

03 – O que o eu lírico questiona em relação à ideia de nunca crescer?

      Ele questiona como seria se todos quisessem ficar sempre pequenos, refletindo sobre quem cuidaria deles, prepararia comida, e daria orientações, como mandar tomar banho ou ir para a cama.

04 – Como o eu lírico se sente em relação à necessidade de crescer?

      O eu lírico parece valorizar o crescimento, pois reconhece a importância de adultos que cuidam das crianças e fazem tarefas importantes.

05 – Quais exemplos de cuidados o eu lírico menciona que os adultos proporcionam?

      Ele menciona que os adultos fazem comida, mandam tomar banho, cuidam quando há dor de barriga ou dor de dente, e dão ordens, como mandar ir para a cama.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário