sábado, 21 de setembro de 2024

POEMA: CANTIGA - SÁ DE MIRANDA - COM GABARITO

 Poema: Cantiga

              Sá de Miranda

Comigo me desavim,

vejo-me em grande perigo,

não posso viver comigo,

nem posso fugir de mim.

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsduKrZsnk-fo4HZMUZSud6aRi0mn09AXjvz8I2-Ldcvcg6RMck523XGZSh0-roA8nTCdTztxJGwIaHKRvkjGL_I63Qs1_H1lrxZfbZtDI7z3UuEaBbEoB2rA8Akt_f2W1MnB3njGVJT6DmUdlOEhZ3lfB0LEjO7fEsPL2oFunIxg0Bd8XQMBa6aiOnug/s1600/FUGIR.jpg

Antes que este mal tivesse,

de outra gente fugia;

agora, já fugiria

de mim, se de mim pudesse.

 

Que cabo espero, ou que fim

deste cuidado que sigo,

pois trago a mim comigo,

tamanho imigo de mim?

Sá de Miranda. Francisco. Cantiga. In: Cancioneiro geral. Lisboa. Verbo, 1962. p. 20-1.

Fonte: livro Língua e Literatura – Faraco & Moura – vol. 1 – 2º grau – Edição reformulada 9ª edição – Editora Ática – São Paulo – SP. p. 127.

Entendendo o poema:

01 – Qual a principal temática abordada na cantiga?

      A principal temática é a angústia existencial e a luta interior do eu lírico. O poeta expressa um profundo conflito consigo mesmo, sentindo-se dividido e incapaz de encontrar a paz interior.

02 – O que significa a expressão "Comigo me desavim"?

      Essa expressão significa que o eu lírico está em desacordo consigo mesmo, em uma espécie de guerra interior. Ele não consegue encontrar harmonia em suas próprias emoções e pensamentos.

03 – Qual a evolução do sentimento do eu lírico ao longo do poema?

      Inicialmente, o eu lírico expressa um desejo de fugir de si mesmo. No entanto, ao longo do poema, essa vontade se intensifica, revelando uma angústia ainda maior diante da impossibilidade de escapar de seus próprios conflitos.

04 – Que tipo de futuro o eu lírico vislumbra para si?

      O eu lírico não vislumbra um futuro positivo. Ele se sente perdido e sem esperança, questionando o sentido de sua vida e o motivo de tanto sofrimento.

05 – Qual a importância da repetição do pronome "mim" no poema?

      A repetição do pronome "mim" enfatiza a centralidade do eu lírico no poema. Ao se colocar em primeiro plano, o poeta evidencia a intensidade de sua angústia e a importância da busca por si mesmo na experiência humana.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário