quarta-feira, 18 de setembro de 2024

POESIA: CANTIGA DE AMOR (TROVADORISMO) - BERNARDO DE BONAVAL

 Poesia: Cantiga de amor (Trovadorismo)

             Bernardo de Bonaval

A dona que eu sirvo e que muito adoro
Mostrai-ma, ai Deus! Pois vos imploro,
Senão, dai-me a morte.


Essa que é luz destes olhos meus
Por quem sempre choram, mostrai-ma, ai Deus!
Senão, dai-me a morte.

Essa que entre todas fizeste formosa,
Mostrai-ma, ai Deus! Onde vê-la eu possa,
Senão, dai-me a morte.

A que me fizestes mais que tudo amar,
Mostrai-ma onde possa com ela falar,
Senão, dai-me a morte.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLzdmJRicekuLoHrIhdLAIDF3InI2c8f5d9oFDGde5yF25642-N3JIXC5_dgk7lFhDJXIfAULiZbG9nxgT-WWPyxc0IOd-HrLPckVUJCxEG4MOMuJhBn2-4SpY8D5F6SrE6jXEuCmDR839FlwgD-SaOSEtscHRnOWIqwVxvYmU97LGxGH9pu6rTCykq5I/w196-h217/CANTIGA.jpeg

Bernardo de Bonaval.

Fonte: livro Língua e Literatura – Faraco & Moura – vol. 1 – 2º grau – Edição reformulada 9ª edição – Editora Ática – São Paulo – SP. p. 158.

Entendendo a poesia:

01 – Qual a principal emoção expressa pelo eu lírico na cantiga?

      A principal emoção expressa é o amor intenso e sofrido pelo eu lírico em relação à dama. Ele demonstra uma profunda saudade e desejo de vê-la, a ponto de implorar a Deus por esse encontro ou, caso contrário, pela morte.

02 – Que papel desempenha a figura divina na cantiga?

      A figura divina desempenha um papel central na cantiga, sendo invocada pelo eu lírico para interceder em seu favor. Deus é visto como um mediador entre o amante e a amada, com o poder de realizar seus desejos e aliviar seu sofrimento amoroso.

03 – Quais são as principais características da dama idealizada na poesia trovadoresca?

      A dama idealizada na poesia trovadoresca é geralmente descrita como superior ao eu lírico, inacessível e bela. Ela é um objeto de culto e adoração, e o amor por ela é visto como uma força que eleva o trovador. Na cantiga de Bernardo de Bonaval, a dama é descrita como "luz destes olhos meus" e "entre todas fizeste formosa".

04 – Que tipo de sofrimento o eu lírico experimenta por causa do amor não correspondido?

      O sofrimento do eu lírico é intenso e constante. Ele chora pela amada, sente-se incompleto sem ela e deseja ardentemente a reciprocidade de seus sentimentos. A ausência da dama causa-lhe uma dor profunda, que só pode ser aliviada com seu encontro ou com a morte.

05 – Qual a importância da repetição na construção do sentido da cantiga?

      A repetição é um recurso expressivo fundamental na cantiga de amor, contribuindo para a criação de um ritmo e uma sonoridade que intensificam a emoção expressa. A repetição do pedido a Deus para ver a amada ou, caso contrário, a morte, reforça a intensidade do desejo do eu lírico e a impossibilidade de encontrar alívio para seu sofrimento.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário