quinta-feira, 16 de abril de 2020

TEXTO: VIDA SIM, DROGAS NÃO! (FRAGMENTO) - FREI BETTO - COM GABARITO

Texto: Vida sim, drogas não! (Fragmento)
        
    Frei Betto
        (...)

    O narcotráfico movimenta por ano, no mundo, cerca de US$ 400 bilhões ­ pouco menos que o PIB brasileiro. Os cabeças escapam através da lavagem de dinheiro, do tráfico de influências, da compra de policiais, militares e juízes. Os pés-de-chinelo são caçados nas favelas, morrem crivados de balas ou padecem nas prisões.
        De 1980 a 1996, os assassinatos, no Brasil, dobraram de 13 para 25 por cada grupo de 100 mil habitantes. Entre jovens de 15 a 19 anos, o índice subiu para 44,8/100 mil. A maioria em decorrência do uso e do tráfico de drogas.
        Quem são os culpados? Todos nós somos responsáveis, até mesmo por omissão frente ao problema, e somos também vítimas (assaltos por drogados, acidentes de trânsito em consequência de bebidas, disseminação da Aids, políticos eleitos com o dinheiro do narcotráfico etc.). Inútil pensar que a questão da droga é um problema individual. É, sim, uma grave questão social.
        A droga não é causa, é efeito. Se quisermos erradicá-la, teremos de encarar de frente um desafio: a mudança da sociedade em que vivemos. Não se trata de ceder ao maniqueísmo ideológico e acreditar que o advento do socialismo porá fim ao problema. Também nas sociedades socialistas da Europa do Leste o narcotráfico atuava, como hoje opera em Cuba.
        Essa "civilização química" na qual vivemos resulta do nosso desencanto subjetivo. Uma pessoa destituída de valores espirituais ­ religião, utopia, ideologia etc. ­ tende a buscar sucedâneos que preencham o seu vazio interior. No fundo, recorre-se à droga para alterar o estado de consciência. Eis uma necessidade da qual nenhum ser pode prescindir. Ninguém aguenta ser "normal" o tempo todo.
        É uma exigência de nossa saúde espiritual cultivar a subjetividade, como o artista esteticamente febril diante de sua obra, o profissional encantado com o seu projeto, o militante guevarianamente empenhado em sua luta, a jovem apaixonada, o místico tocado pelo amor divino. São estados de plenitude e felicidade.
        Porém, não se encontram à venda na farmácia da esquina, nem merecem publicidade na mídia. Até porque são valores anticonsumistas. Quanto mais realizada uma pessoa, graças ao sentido que imprime à sua vida, menos ela sente necessidade de recursos artificiais que alteram momentaneamente o estado de consciência para, em seguida, passado o efeito, desabar no vazio de si mesmo, no abismo da própria frustração.
        Mudar a sociedade não é só transformar as suas estruturas. Isso é o prioritário: assegurar a todos alimentação, moradia, saúde e educação, trabalho, lazer e cultura, o que supõe distribuição de riqueza, partilha dos frutos do trabalho humano, soberania nacional, reforma agrária etc. Mudar a sociedade é modificar também os valores que regem a vida social. Essa revolução cultural certamente é mais difícil que a primeira, a social. Talvez por isso o socialismo tenha desabado como um castelo de cartas no Leste europeu. Saciou a fome de pão, mas não a de beleza. Erradicou-se a miséria, mas não se logrou que as pessoas cultivassem sentimentos altruístas, valores éticos, atitudes de compaixão e solidariedade. O resultado é assombroso: após 70 anos de socialismo, a Rússia hoje destaca-se pelas máfias de prostituição infantil e pela corrupção crônica em todos os escalões da sociedade.
        (...)
         FREI BETTO. In: O São Paulo. Jornal da Arquidiocese de São Paulo. 7 mar. 2001, p. 4.
Fonte: Linguagem Nova. Faraco & Moura. Editora Ática. 8ª série. p. 54-7.
Entendendo o texto:

01 – Logo no início do texto, o autor chama a atenção do leitor para um dado importante. Que dado é esse?
      A quantidade exorbitante de dinheiro movimentada pelo narcotráfico (cerca de 400 bilhões de dólares).

02 – Qual é a ideia principal desse parágrafo?
      Mostrar que as consequências são piores para os pobres que se envolvem com o narcotráfico, já que os ricos podem “comprar” a justiça.

03 – O que mostram os dados estatísticos no segundo parágrafo?
      Que a maioria dos assassinatos ocorridos entre jovens de 19 a 25 anos é decorrente do uso ou tráfico de drogas.

04 – No terceiro parágrafo, o autor apresenta seu ponto de vista sobre o problema das drogas:
a)   Como ele faz isso?
Inicialmente lança uma pergunta – “Quem são os culpados?” –, para depois responde-la.

b)   Segundo o autor, todos nós somos de algum modo responsáveis pela situação gerada pelas drogas. Explique.
Quem não toma nenhuma atitude é responsável por omissão diante do problema.

c)   Qual é a ideia principal apresentada pelo autor nesse parágrafo?
A droga é um problema social e não só individual.

05 – O que o autor quer dizer ao afirmar que o problema da droga é efeito e não causa?
      Não é a droga a responsável pelos males da sociedade, mas são os problemas sociais que acabam levando ao consumo de droga.

06 – Segundo ele, qual é a condição para se acabar com o problema da droga?
      A transformação total da sociedade.

07 – Maniqueísmo é uma doutrina segundo a qual tudo se baseia em dois princípios opostos: o bem e o mal. De acordo com uma visão maniqueísta, se o socialismo representasse o bem, qual seria o mal?
      O capitalismo.

08 – Vivemos numa sociedade capitalista. Ao propor uma transformação na nossa sociedade, o autor está propondo necessariamente o socialismo como alternativa? Explique.
      Não. Segundo ele, o problema das drogas também estava presente nas sociedades socialistas.

09 – O que o autor quer dizer com a expressão “civilização química”?
      Possivelmente quer dizer que nossa sociedade está dominada por produtos químicos, principalmente os que causam dependência.

10 – Qual é, segundo ele, a causa desse tipo de civilização?
      A falta de valores espirituais, que gera um vazio interior.

11 – Explique com suas palavras a frase: “Ninguém aguenta ser ‘normal’ o tempo todo”.
      Resposta pessoal do aluno.

12 – No sexto parágrafo, de acordo com o autor, de que maneiras podemos cultivar nossa subjetividade, isto é, cultivar nossos valores espirituais?
      Por meio de uma atividade artística, da militância política, da paixão, da fé, etc.

13 – No sétimo parágrafo:
a)   “...não se encontram à venda na farmácia da esquina...”. O que o autor quis dizer com essa frase?
Que os valores espirituais não são facilmente encontráveis.

b)   Que palavras ou expressões do 5° e do 6° parágrafos podem-se relacionar ao termo farmácia?
“Civilização química”, droga, saúde, febril.

c)   Reescreva a frase que segue, começando com a expressão “Quanto menos...”, mantendo o mesmo sentido: Quanto mais realizada é uma pessoa, menos ela sente necessidade de recursos artificiais.
Quanto menos realizada é uma pessoa, mais ela sente necessidade de recursos artificiais.

d)   “Até porque são valores anticonsumistas”. Qual é o sentido, no texto, da palavra destacada?
Que não são de consumo rápido e efeito momentâneo.

14 – Do oitavo parágrafo, transcreva os dois períodos que resumem a opinião do autor sobre o tema.
      “Mudar a sociedade não é só transformar as suas estruturas”; “Mudar a sociedade é modificar também os valores que regem a vida social”.

15 – Segundo o autor, o que é mais fácil: fazer com que a população incorpore valores anticonsumistas ou passar de um governo capitalista para um socialista?
      A segunda alternativa é a resposta.     
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário