quinta-feira, 9 de abril de 2020

TEXTO: CUIDADO COM O ASSÉDIO SEXUAL - JÔ SOARES - COM GABARITO

Texto: Cuidado com o assédio sexual
       
             Jô Soares

        Deu no jornal: 500 mulheres vão à justiça nos Estados Unidos contra a empresa Mitsubishi por assédio sexual. É o maior processo do gênero. (...).
        Viro para a página de esportes e lá está o campeão Mike Tyson, também acusado de assédio. Não de 500 mulheres, o que seria difícil mesmo para o campeão, mas de uma moça só, que se diz muito abalada pelos ferimentos que sofreu. (...) Há quem diga que foi uma mordida, outros garantem que foi beliscão. Diga-se de passagem que um beliscão dele equivale a atropelamento.
        A mim parece muito difícil que Tyson, depois de tudo por que passou, tenha se envolvido em mais essa. (...).
        De qualquer forma, não quero duvidar da queixosa. Por ter sido assédio e pode ser que não. O que é assédio para uns é galanteio para outros. Depois, quem sabe ao certo como definir o assédio sexual? Para aqueles que não estão muito bem informados sobre o assunto, aqui vão algumas dicas preciosas:
        O que é o assédio sexual?
        Aperto de mão por mais de dez segundos – Pode ser considerado assédio, sobretudo se o apertador de mão ficar olhando fixamente a vítima. (...).
        Mexer as sobrancelhas várias para cima e indicar o seu carro estacionado bem em frente – Assédio certo. Principalmente quando o sobrancelheiro em questão tem o hábito de ficar rodando as chaves do automóvel nos seus dedos. (...).
        Pedir para dar uma voltinha com o cachorro da vizinha – Já foi considerado uma abordagem original em 1648. Hoje em dia é assédio. Se a dona do animal for casada e o marido ouvir, ele pode obrigar o assediador a passear sozinho com o cão durante várias horas, até de madrugada, sob a mira de uma espingarda calibre 12.
        Assédio sexual específico do Mike Tyson – Qualquer coisa que ele faça é considerada assédio. Se ele respirar perto de alguém, homem ou mulher, não importa a idade, esse simples ato natural será imediatamente qualificado de fungada no pescoço.
                Jô Soares, in revista Veja, 24 abr. 1996.
                                    Fonte: Livro – Oficina de Redação – Leila Lauar Sarmento, 7ª Série. Editora Moderna, 1ª edição,1998. p. 115-7.
Entendendo o texto:

01 – Por que o autor, já no título, nos alerta quanto ao assédio sexual?
      Por ser muito difícil caracterizar, claramente, o que é assédio sexual.

02 – Segundo o texto, as mulheres são as maiores vítimas de assédio sexual. Como se explica esse fato?
      As mulheres são consideradas o sexo frágil e por isso são o alvo de tantas brincadeiras e atitudes, contra os quais, às vezes, elas não conseguem reagir.

03 – Mike Tyson é um dos mais famosos pugilistas mundiais, detentor do título de campeão, até bem pouco tempo, na categoria dos peso-pesados. Tyson esteve envolvido em vários escândalos, dentre eles o de assédio sexual de que nos fala Jô Soares. Por que, nesse caso, o autor não se mostra muito convencido da culpa de Tyson?
      Tyson foi muito perseguido pela imprensa devido a seu passado de violência. Há pessoas que se aproveitam dessa situação; o autor, sabendo disso, procura se manter cauteloso.

04 – Releia este trecho: “Depois, quem sabe ao certo como definir o assédio sexual?” Você saberia dizer o que é o assédio sexual? Defina-o com clareza.
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Dentre as “dicas preciosas” sugeridas pelo autor, qual lhe pareceu um verdadeiro assédio? Justifique a sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Afinal, qual é a opinião de Jô Soares sobre a questão do assédio sexual?
      O autor deixa perceber que há situações bastante complicadas que envolvem o assédio sexual. Nesses casos, torna-se quase impossível determinar se houve ou não assédio.

07 – Por que qualquer atitude de Mike Tyson é considerada suspeita, de acordo com o autor?
      Como o lutador é muito grande e forte, qualquer gesto de Tyson pode ofender ou revelar algum atrevimento.

08 – Você concorda com o ponto de vista de Jô Soares sobre a questão do assédio sexual? Esclareça a sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário