quinta-feira, 9 de abril de 2020

CRÔNICA: TERNO X TÊNIS - WALCYR CARRASCO - COM GABARITO


Crônica: Terno X Tênis
          
                 Walcyr Carrasco

        É incrível. Os maitres e garçons de restaurantes finos andam mais chiques que a decoração. Se chego descontraído, de tênis e jeans, me tratam como se fosse um meliante. Aparece alguém de terno seja tão elegante quanto uma barraca de acampamento. Dia desses, um amigo, diretor de empresa, foi me encontrar em um estrelado do Itaim. Desembarcou do táxi de calça de preguinhas e camiseta. O maitre aproximou-se, com um sorriso de boca torta:
        -- Onde o senhor vai?
        -- Almoçar.
        -- Tem reserva?
        Por sorte, eu já estava lá dentro. O restaurante, um deserto. Fomos tratados como candidatos a faxineiros. Quando pedi sobremesa, o garçom me olhou com jeito desconfiado. Como se fosse um atrevimento da minha parte. Nem tive coragem de dar cheque. Ofereci o cartão de crédito, que ele ficou revirando alguns momentos nos dedos.
        Porteiros de prédio são piores. Fui visitar uma amiga em seu novo apartamento no Morumbi. Vesti tênis, jeans, camisa branca. Falei com a guarita pelo interfone. O porteiro:
        -- Não sei se ela vai poder atender.
        Fico furioso: ele tem de saber de alguma coisa? Por acaso foi contratado como secretário, para tratar da agenda dela? Pois que ligue o interfone e verifique. Ele me olha com rancor. Chega um rapazinho de terno e gravata, todo amarfanhado. Parece que dormiu dentro de uma batedeira de bolo. Mal espeta o dedo na campainha, o porteiro abre solícito:
        -- Posso ajudá-lo em alguma coisa?
        Pior me aconteceu numa corretora de investimentos. Sou atendido no portão por uma recepcionista de calça de linho. Peço para falar com um amigo que trabalha lá.
        -- Está numa reunião e não pode atendê-lo – rugiu o cavalheiro, sem saber do que se tratava.
        -- Só vim buscar um livro. Talvez a secretária possa passar um bilhete e resolver o assunto.
        -- O quê? Ela não pode, não. Pensa que todo mundo é obrigado a fazer suas vontades?
        Fico em dúvida: chamo a ambulância? Loucura tem limite. Mais louco deve ser o dono da empresa, que deixa alguém atender à porta dessa maneira. Em casa, me examino no espelho. Pareço um espantalho? Coisa nenhuma: gosto de misturar paletó com jeans, blazer com camiseta. Igualzinho nas revistas de moda. Talvez o negócio seja botar uma delas embaixo do braço e negociar:
        -- Olha aqui, seu maitre. Estou vestido que nem o moço da foto. Não me trata mal.
        Com as mulheres é até pior. Uma amiga que faz o gênero descontraído vive sendo barrada. Nem ousa chegar perto de restaurante francês. Costuma ficar ancorada no bar horas e horas, porque nunca tem mesa. Se insiste, é atarraxada no fundo da sala e passa a noite toda tentando atrair a atenção dos garçons. Que fogem, de nariz empinado. Acham brega atender quem parece suburbano. Sem falar das casas noturnas que proíbem tênis. Hoje, por um desses mistérios de indústria, um par tornou-se mais caro do que mocassim. O recepcionista parece sentir um prazer sádico em declarar:
        -- De tênis não entra.
        Fico fascinado ao verificar como certas pessoas adoram bancar o oficial nazista. Um terno pode ter sido comprado a prestação. O jeans pode ser de grife. Analisar uma pessoa pelo que ela veste só dá confusão, pois atualmente, à primeira vista, um encanador e um milionário correm o risco de andar com roupas parecidas. O que me dá mais raiva é que maitres, garçons e porteiros talvez pensem que são tão finos como as cadeiras e os objetos de arte dos lugares onde trabalham. Mas e na hora de ir para casa? Algum deles possui, por acaso, a última coleção de Paris no guarda-roupa? Ou um terninho soterrado na naftalina, para usar em casamento de amigos? Fico imaginando que chegam em casa e caçam caramujos no quintal só para ter o prazer de comentar:
        -- Em casa tem escargot.
        O pior de tudo: e se alguém quiser torrar as economias num restaurante de luxo, merece ser mal recebi só porque ganha pouco?
        Cheguei a tentar usar terno até para ir à quitanda. Me dei mal. Noite dessas, me emperiquitei todo e fui a um restaurante. Até coloquei minha gravata inglesa com desenho de porquinhos. Adiantou? Percebi o olhar de censura do maitre cabeludo no instante em que pus os pés no local, próximo da Avenida Paulista. Todos os garçons de jeans e tênis. O único de gravata era eu. Ouvi um comentário:
        -- Olha o cafona.
        Quase choro. Regra vem, regra vai, eu sempre acabo como espantalho. Ai, que vida!
                                   Walcyr Carrasco, O golpe do aniversariante e outras crônicas. São Paulo, Ática, 1996. Para gostar de ler, v. 20.
                                   Fonte: Livro – Oficina de Redação – Leila Lauar Sarmento, 7ª Série. Editora Moderna, 1ª edição,1998. p. 149-152.
Entendendo a crônica:

01 – A seu ver, por que as pessoas de terno são mais bem tratadas do que as de tênis? Ou você discorda do autor? Esclareça a sua opinião.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A aparência das pessoas influencia muito o comportamento de quem julga o ser humano pelo que veste e possui; na nossa sociedade, usar terno é sinal de status; tênis é popular.

02 – Além dos maitres, garçons e porteiros, que outras pessoas assumem o mesmo comportamento discriminatório? Que incoerência há na atitude desses profissionais?
      Balconistas que acham tudo barato porque estão vendendo e não comprando. Certas cabeleireiras, recepcionistas, secretárias, sem muita experiência, que ficam afetadas ao se relacionar com o público. São normalmente pessoas humildes, que lutam com dificuldades e por isso não têm boa aparência. Mesmo assim, criticam os outros.

03 – Explique o sentido das seguintes frases do texto:
a)   “Mesmo que o terno seja tão elegante quanto uma barraca de acampamento”.
Há ternos mal confeccionados, com péssimo caimento no corpo; por isso o autor os compara a barracas que, geralmente, não são bem ajustadas, causando má impressão.

b)   “Parece que dormiu dentro de uma batedeira de bolo”.
O autor refere-se ao terno todo amarrotado, completamente em desalinho.

c)   “Costuma ficar ancorada no bar horas e horas, porque nunca tem mesa”.
Há pessoas que são mal recebidas devido à má aparência e ficam à espera de uma atenção, que nunca acontece.

d)   “... certas pessoas adoram bancar oficial nazista”.
Trata-se de gente grosseira, sem trato, que tem o costume de ser estúpida com os outros.

04 – Releia esta frase: “Analisar uma pessoa pelo que ela veste só dá confusão...”. Você concorda com essa afirmação? Justifique a sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

05- Por que o narrador foi considerado “cafona”? O que essa nova situação nos mostra?
      No momento em que ele decidiu melhorar seu visual, vestindo terno, de acordo com as convenções sociais, ele destoou dos outros que estavam de jeans e tênis. Isso nos prova que são as pessoas que inventam as regras, tudo não passa de modismo.

06 – Você considera que as pessoas devem sempre seguir as regras sociais? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Narre um outro caso de discriminação de que você tenha conhecimento.
      Resposta pessoal do aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário