quarta-feira, 22 de abril de 2020

POEMA: O CAÇADOR E A LEITEIRA - PIERRE JEAN DE BÉRANGER - COM GABARITO

Poema: O Caçador e a Leiteira
          
Pierre Jean de Béranger

Com doces cantos a calhandra alegra
Do almo dia o vermelho despontar;
O amante caçador segue, oh! leiteira,
Meigas falas de amor hás de escutar;
Da primavera as orvalhadas flores
Vamos, oh! bela, para ti colher.
- Não, caçador, de minha mãe hei medo,
E o meu tempo não posso aqui perder.

Tua mãe por detrás d'aquele oiteiro
Co'a mimosa ovelhinha longe está.
Olha, aprende, oh! leiteira, esta modinha,
Tão bonita na Corte outra não há;
A moça, que lograr saber cantá-la,
Os mais volúveis poderá prender.
- Também sei, caçador, modinhas ternas,
E o meu tempo não posso aqui perder.

Porque o possas contar, o triste caso
Aprende de um barão mui furibundo,
Que de cioso arrasta a pobre esposa,
Viva e bem viva, para o outro mundo;
História que, narrada em noite escura,
Faz quem ouve de medo estremecer.
- Também sei, caçador, contos mui tristes,
E o meu tempo não posso aqui perder.

Quero ensinar-te uma oração mui santa
Com que aplaques o lobo esfomeado,
Com que possas zombar das feiticeiras,
Livrar-te de quebranto, ou mau olhado.
Bem pode alguma velha malfazeja
Vis malefícios contra ti fazer.
- Não tenho, oh! caçador, o meu rosário?...
E o meu tempo não posso aqui perder.

Pois bem, vês esta cruz?... Como é brilhante,
Cravada de rubins de grão valor!...
Da moça que ela ornar, ao lindo seio
Os olhos chamará... cegos de amor.
Será tua, apesar do alto preço;
Mas, vê lá... o que em troca hei de querer!...
- Sou vossa, caçador, quanto é formosa!...
E o meu tempo não posso mais perder!

O Caçador e a Leiteira, de Pierre Jean de Béranger, em tradução de 
Trajano Galvão, publicado no livro Sertanejas (1898).
Entendendo o poema:
01 – De que trata o poema?
      Fala da persistência do caçador para conquistar sua amada.

02 – Quem são as personagens do poema?
      O caçador, a leiteira e a mãe dela.

03 – Em relação à estrutura poética, há quantas estrofes e quantos versos?
      Há cinco estrofes e quarenta versos.

04 – Ao final de cada estrofe a leiteira respondia algo ao caçador, como forma de quê?
      Era uma desculpa para não aceitar a corte dele.

05 – Qual o desfecho do poema?
      Ao final a leiteira cede aos encantos do caçador; como está nos últimos versos. “- Sou vossa, caçador, quanto é formosa!... / E o tempo não posso mais perder!”.

06 – Nos versos: “Os olhos chamará... cegos de amos.” Que figura de linguagem há neste verso?
      Personificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário