quinta-feira, 16 de abril de 2020

FILME(ATIVIDADES): BAILE PERFUMADO - LÍRIO FERREIRA, PAULO CALDAS - COM QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): BAILE PERFUMADO

Data de lançamento 26 de julho de 1997 (1h 33min)
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES

        Amigo íntimo do Padre Cícero (Jofre Soares), o mascate libanês Benjamin Abrahão (Duda Mamberti) decide filmar Lampião (Luís Carlos Vasconcelos) e todo seu bando, pois acredita que este filme o deixará muito rico. Após alguns contatos iniciais ele conversa diretamente com o famoso cangaceiro e expõe sua ideia, mas os sonhos do mascate são prejudicados pela ditadura do Estado Novo.

Entendendo o filme:

01 – Qual seria o tema central do filme “Baile Perfumado”?
      Um dos melhores filmes de 1997, "Baile Perfumado" mostra à relação do fotógrafo Benjamim Abrahão (Duda Mamberti) com o notório cangaceiro Lampião (Luís Carlos Vasconcelos), quando o libanês se embrenhou no sertão nordestino para revelar, em um documentário, a rotina do bando do temido e admirado Virgulino Ferreira. O fato histórico gera uma película de cores vivas, na qual a audácia e tino comercial de um homem conduzem-no a uma aventura repleta de perigos e seduções. O documentário de Abrahão capta Lampião em momentos comuns de fé e demonstração de liderança e confraternização com os outros bandoleiros. No entanto, o filme de Lírio Ferreira e Paulo Caldas focaliza um Lampião cruel, severo, mas capaz de simpatia e deleitamento com a beleza e a música. 

02 – Qual foi o papel de Padre Cícero nesta história?
      Ele se tornou o responsável pelo então repercutido encontro entre o eminente bando de Lampião e Benjamim Abrahão.

03 – Que interesse tinha o libanês em acompanhar o bando de Lampião?
      Interessado para registrar através de filmagem o estilo de vida do grupo e poder comercializar depois.

04 – É um filme muito inovador na forma, pois se inicia com um plano sequência (sem corte), onde o filme começa com Padre Cícero agonizando e como termina a cena?
      Termina com ele imediatamente já morto, no velório. Não seria possível alguém filmar uma cena assim na realidade.

05 – Benjamim Abrahão, foi o único a conseguir tirar fotos de Lampião e seu bando e algo interessante acontece na trama é o modo como ele “transforma” o carrasco e sanguinário Lampião. Em quê?
      Um Lampião mais pop, deslumbrado com o uísque escocês, o perfume francês e a máquina fotográfica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário