terça-feira, 7 de abril de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): AVARANDADO - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

Música(Atividades): Avarandado
                                                    João Gilberto/Caetano Veloso

Cada palmeira da estrada
Tem uma moça recostada
Uma é minha namorada
E essa estrada vai dar no mar.


Cada palma enluarada
Tem que estar quieta, parada
Qualquer canção, quase nada
Vai fazer o sol levantar
Vai fazer o dia nascer.

Namorando a madrugada
Eu e minha namorada
Vamos andando na estrada
Que vai dar no avarandado do amanhecer
No avarandado do amanhecer
No avarandado do amanhecer.
                    Caetano Veloso. Avarandado. In: TABORDA, F. & MARINHO, A. L. (coord.), op. cit., p. 89.
                     Fonte: Linguagem Nova. Faraco & Moura. Editora Ática. 8ª série. p. 19.
Entendendo a canção:

01 – Que título você daria para esta ilustração?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Em nossa língua, existem expressões populares relativas à palavra pombo, como “viver como dois pombinhos”.
a)   O que significa essa expressão?
Viver muito amorosamente.

b)   A que está associada a imagem dos pombos na ilustração de Glauco Rodrigues?
A um casal amoroso.

03 – Essa ilustração foi feita para a letra da canção e faz referência ao amanhecer nos versos:
         “Eu e minha namorada
          Vamos andando na estrada
          Que vai dar no avarandado do amanhecer.”
        Você acha que essas nuvens lembram esse período do dia?  Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

04 – A ilustração sugere a você um clima romântico? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Qual é o tema da canção?
      O tema abordado é o amor.

06 – Quem são as personagens da canção?
      O eu lírico e sua namorada.

07 – O eu lírico é feminino ou masculino? Explique extraindo um verso ou uma palavra da canção que compare sua resposta.
      É masculino. “Namorando a madrugada / Eu e minha namorada.”

08 – Você acha que quando amamos alguém, alguma coisa muda na nossa vida? Explique.
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Marque com (X) os recursos empregados na canção que a caracterizam como poética:
a)   Versos, descrição, argumentos.
b)   Descrição, rimas, diálogos e ação de personagem.
c)   Rimas, estrofes, linguagem figurada.
d)   O fato de ser assinada por um poeta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário