segunda-feira, 13 de abril de 2020

QUADRO: MOÇAS À MARGEM DO SENA - GUSTAVE COUBERT - COM QUESTÕES GABARITADAS


Quadro:  Moças à Margem do Sena
A imagem em foco – Análise e apreciação
                          Quadro Moças à Margem do Sena: Verão (1857), de Gustave Courbet

Entendendo a pintura:

01 – O título do quadro dá pistas importantes para sua compreensão. Além disso, observe alguns detalhes da tela, como o buquê de flores que uma das moças tem sobre o corpo, uma bolsa com tom vermelho-vivo na parte direita superior e a presença de um barco ancorado na margem do rio.
a)   Em que lugar estão as moças retratadas?
A margem do Sena.

b)   Levante hipóteses: como provavelmente chegaram a esse lugar?
É possível que a pé ou de barco (no caso da outra margem).

c)   O que supostamente foram fazer lá?
Provavelmente foram se refrescar, pois é verão.

d)   O que provavelmente estavam fazendo, antes de se deitarem para descansar?
Colhendo flores, em virtude da presença de um buquê na mão de uma delas.

02 – Na pintura clássica, era comum as personagens e as cenas retratadas fazerem parte de uma história conhecida, quase sempre da mitologia. Na pintura romântica, havia uma inclinação para os painéis grandiosos, dramáticos, cheios de emoção. Tais características se verificam no quadro em estudo? Justifique sua resposta com características das personagens do quadro.
      Não. O quadro retrata uma cena comum, mostrando duas moças que descançam. Essas não são figuras históricas ou mitológicas.

03 – Na pintura romântica, tanto a natureza quanto os seres humanos são retratados de forma especial, elevada, grandiosa. As personagens, destacadas por sua beleza ou pela grandiosidade da situação que estão vivendo, dão sempre a sensação de estar posando para o pintor. Observe as personagens do quadro de Courbet e responda:
a)   As duas moças apresentam uma beleza idealizada?
Não. Formam um conjunto gracioso, mas não chegam a ser bonitas, tanto pelos critérios da época como pelos de hoje.

b)   Na sua opinião, o ambiente natural tem um papel decisivo na significação do quadro ou é um cenário comum?
É um cenário comum que não possui uma significação destacada no conjunto.

c)   As personagens parecem estar posando para o pintor ou parecem ter sido flagradas num momento de descontração e intimidade? Por quê?
Parecem ter sido flagradas num momento de descontração e intimidade, pois tem as roupas desalinhadas pela posição de descanso em que se encontram e, enquanto uma tem o olhar distante, a outra dorme.

04 – Quais dos seguintes sentimentos e sensações é possível depreender do quadro de Courbet?
·        Sentimento místico.
·        Sonolência.
·        Preguiça.
·        Sensualidade.
·        Amor.
·        Delicadeza.
·        Tédio.
·        Alegria.
·        Calor.

05 – Logo, o quadro parece estar interessado em captar uma dimensão física e material ou uma dimensão interior, espiritual?
      A obra em estudo é bem próxima ao real.

06 – Considerando as respostas dadas na questão anterior (4 e 5), conclua: a obra em estudo é mitológica, grandiosa, dramática e idealizada, ou é uma obra que se aproxima do real?
      A obra ilustra bem os dois comentários. Coubert é considerado o primeiro grande pintor do Realismo, rompendo com a tradição clássica e romântica, ele abriu as portas para a pesquisa em torno da cor e das técnicas de representação, traços que caracterizam o grande grupo de pintores impressionistas e simbolistas.

07 – Leia estes dois comentários, um do próprio Courbet e outro de um crítico de arte:
I – “A pintura é uma arte essencialmente concreta, e não pode consistir senão na representação de coisas reais e existentes.” (Gustave Courbet).
II – “Courbet quer viver a realidade como ela é, nem bela nem feia: para chegar a isso, não tendo outro caminho, desfaz-se de todos os esquemas, preconceitos, convenções, tendências do gosto. Para tocar a verdade, ele elimina a mentira, a ilusão, a fantasia. Tal é o seu realismo, princípio antes moral do que estético.” (Giulio C. Argan)
        Confronte-os com o quadro em estudo e responda: a tela Moças à margem do Sena; Verão corresponde aos princípios estéticos defendidos por Courbet e aos comentários feitos pelo crítico? Justifique.
      Resposta pessoal do aluno.


Um comentário: