quarta-feira, 22 de abril de 2020

TEXTO: POR QUE A INTERNET ASSUSTA OS PAIS - LUCIANA VICARIA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Por que a internet assusta os pais
         
   LUCIANA VICÁRIA

 Já se foi o tempo em que a televisão era vista como vilã. Pesquisas mostram que agora os pais têm mais medo da internet que dos programas da TV. Eleita a grande ameaça para as crianças com 85% dos votos, a internet se tornou a mídia mais perigosa da atualidade, de acordo com uma pesquisa americana do Insight Media Group publicada na última semana. Na opinião de 78% dos entrevistados, os sites de relacionamento não são lugares seguros para fazer novos amigos. Essa pesquisa é o retrato do medo contemporâneo dos pais. Será que ele é justificado?
        Quando os pais de hoje eram crianças, os adultos tinham medo da TV. Vários livros e artigos de educadores foram escritos debatendo a possível influência negativa de filmes violentos ou programas eróticos na formação das crianças. A discussão se dava em torno das cenas de amor na novela das 8, consideradas picantes demais para o horário, ou sobre o comprimento da saia de apresentadoras infantis, considerado insinuante demais. Institutos denunciavam que crianças eram expostas a cenas de violência. Hoje, aquele medo parece inocente diante dos perigos que a rede oferece.
        Para os pais, a internet é muito mais difícil de controlar que a TV porque abre as portas de casa. As crianças podem entrar em sites adultos e travar contatos com estranhos em comunidades como o Orkut. Podem trocar informações, endereços e até vídeos e fotos. Muitos adultos nem sabem como funcionam os sites de relacionamento. Um estudo da ONG de segurança on-line infantil i-Safe America, dos Estados Unidos, revelou que 40% das crianças não conversam com os pais sobre a segurança na internet. A pesquisa mostra ainda que uma em cada quatro crianças já foi exposta à pornografia na rede. Cerca de 20% já receberam propostas sexuais on-line. Uma em cada 33 crianças já foi convidada a se encontrar pessoalmente com alguém que tenha conhecido na web. "Quando se trata de uma mídia interativa, como a web, o mau uso pode colocar em risco a própria vida da criança", afirma Teri Schroeder, presidente do i-Safe America.
        Casos de adolescentes que marcam pela rede encontros com pessoas que não conhecem são cada vez mais comuns. Alguns têm final trágico. No Brasil, uma adolescente baiana de 12 anos foi estuprada e morta em janeiro deste ano, possivelmente por um colega virtual. O caso ainda não foi esclarecido, mas a polícia do Estado da Bahia recuperou trechos de um bate-papo virtual suspeito no computador da vítima. Histórias tristes como essa criam um sentimento de repulsa à internet. "Ela faz mal, deturpa valores e atrai as crianças para a pedofilia", diz a mãe Maria do Carmo Oliveira. Ela registrou boletim de ocorrência no dia 27, depois que monitorou a conversa de sua filha de 11 anos com adultos em salas de bate-papo. "Perguntavam se ela era virgem e insistiam em um encontro real, até que, pressionada, Isabela passou o telefone e o endereço de casa", afirma.
        Mas responsabilizar o computador por todas essas angústias pode ser um erro. E privar crianças das mídias interativas pode prejudicar sua formação. A tecnologia tem mais vantagens que riscos. A rede já se consagrou como ferramenta indispensável no aprendizado dos jovens profissionais do futuro. É um lugar para entretenimento, mas também para debate de temas e pesquisas escolares. A única saída é alertar os mais novos sobre os riscos da interatividade e monitorar o uso quanto for possível. "É preciso orientar o contato com a internet sem privar a liberdade da criança", diz o educador Celso Antunes. Os pais terão de aprender a lidar com a rede.
                      Luciana Vicaria. Revista Época. 03 de junho de 2006.

Entendendo o texto:

01 – Assinale o trecho que traduz o assunto abordado no texto.
a)   Institutos denunciavam que crianças eram expostas a cenas de violência.
b)   Essa pesquisa é o retrato do medo contemporâneo dos pais. Será que ele é justificada?
c)   Casos de adolescentes que marcam pela rede encontros com pessoas que não conhecem são cada vez mais comuns.
d)   É preciso orientar o contato com a internet sem privar a liberdade da criança.

02 – Hoje, a internet atrai muito mais os jovens que a TV. Assinale o fatos que, segundo o texto, NÃO justifica essa afirmativa.
a)   A grande quantidade de informações amplia o aprendizado.
b)   As opções de entretenimento são praticamente ilimitadas.
c)   É possível interagir com pessoas e com informações.
d)   As pessoas se mantêm passivas em face das informações.

03 – Sobre as razões da preocupação dos pais em face do uso da internet pelos filhos, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(V) Os filhos podem ter acesso a informações e imagens prejudiciais a sua formação.
(V) Sites de relacionamentos expõem informações pessoais que podem comprometer a vida do filho e da família.
(V) Os filhos sempre conhecem mais que os pais como funcionam os sites de relacionamentos.
(F) A internet propicia espaço para jogos e lazer e auxilia em pesquisas escolares.
Assinale a sequência correta:
a)   V, F, V, F.
b)   V, V, V, F.
c)   F, F, V, V.
d)   F, V, F, V.

04 – Sobre os argumentos dos pais para evitar que os filhos sejam expostos a materiais ou sites indevidos na internet, considere:
I – Dados da família fornecidos a estranhos podem ser usados impropriamente.
II – Privar os filhos de usar a internet resolve as preocupações e não traz prejuízos.
III – Nem todo conteúdo da internet é verdadeiro.

São argumentos pertinentes:
a)   I e III, apenas.
b)   I, II e III.
c)   II e III, apenas.
d)   I e II, apenas.

05 – Antigamente a TV causava medo aos pais, hoje acontece o mesmo com a internet. Isso porque ambas, de certa maneira, têm a capacidade de:
a)   Influenciar a postura educacional.
b)   Levar ao sonho e a um mundo irreal.
c)   Exibir informações desligadas da realidade.
d)   Modificar o comportamento social.

06 – No último parágrafo, a autora do texto defende a internet. Qual argumento NÃO corrobora sua defesa?
a)   Já que muitos pais trabalham fora e não podem monitorar os filhos o dia todo, estes escolhem em quais sites navegar e com quem interagir.
b)   Há mais ganhos que perdas na utilização da internet de forma equilibrada e consciente, pois contribui com informações e lazer.
c)   Se os jovens forem proibidos de usar a rede, os pais se sentirão mais tranquilos, mas os filhos perderão em conhecimentos.
d)   Os pais devem orientar devidamente o uso da rede pelos filhos em função da relevância dela na preparação de seu futuro.

07 – O texto pertence ao gênero artigo jornalístico, pois:
a)   Destaca parecer de autoridade sobre fatos obtidos em pesquisas.
b)   Sustenta uma opinião com afirmações generalizadas para persuadir o leitor.
c)   Expressa valor a respeito de fato controverso ou situação social da atualidade.
d)   Adota uma postura bem humorada para comentar situações do cotidiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário