quinta-feira, 3 de outubro de 2024

CARTA RESPOSTA: CARTA DE UM CALOTEIRO - COM GABARITO

 Carta resposta: Carta de um Caloteiro

        Segue carta de um devedor, caloteiro e ainda muito “cara-de-pau”, mas engraçada, publicada na Folha. Esta carta é verídica e foi divulgada pelo próprio Clube de Dirigentes Lojistas. A correspondência abaixo foi enviada por um devedor a uma das várias lojas credoras, conforme ele mesmo informa na sua correspondência:

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieDOIGsjKFR2xpMfsJuCkfEX7d3v_ynY4DizLTolf_V44MmaAVrJ0I9aUckrLaHv-A0Tb0QjRkpA2XausZhlEdAZ3m8N20UQOhA2brBdc6hPt6x8vKK8J80AqFeECe4lRRcKwN3POZRgcDEe2hN1I4K4qr_LTxxp1182QMJHs2jaMLz_eVHTbPhU1F7VA/s320/CARTA.png


        São Paulo, 30 de julho de 2009

        Prezados Senhores,

        Esta é a oitava carta jurídica de cobrança que recebo de Vossas Senhorias. Sei que não estou em dia com meus pagamentos. Acontece que eu estou devendo também em outras lojas e todas esperam que eu lhes pague. Contudo, meus rendimentos mensais só permitem que eu pague duas prestações no fim de cada mês. As outras, ficam para o mês seguinte.

        Não tem jeito. Tem que ser assim, pois não tenho como pagar tudo. Estou ciente de que não sou injusto, daquele tipo que prefere pagar esta ou aquela empresa em detrimento das demais.

        Ocorre o seguinte...

        Todo mês, quando recebo meu salário, escrevo o nome dos meus credores em pequenos pedaços de papel, que enrolo e coloco dentro de uma caixinha. Depois, olhando para o outro lado, retiro dois papéis, que são os dois "sortudos" que irão receber o meu rico dinheirinho. Quanto aos outros, paciência. Ficam para o mês seguinte.

        Afirmo aos senhores, com toda certeza, e sob minha palavra de honra de devedor honesto, que sua empresa tem constando todos os meses na minha caixinha e no meu honesto sorteio e, se não os paguei ainda, é porque os senhores estão com pouca sorte, ou com muito azar.

        Finalmente, faço-lhes uma solicitação: por gentileza, parem de me enviar cartas de cobrança. Se os senhores continuarem com essa mania de me enviar cartas de cobrança ameaçadoras e insolentes, como a última que recebi, serei obrigado a excluir o nome de Vossa Empresa dos meus sorteios mensais.

        Sem mais,

        Seu querido inadimplente.

O CALOTEIRO. A gente diz. 11 ago. 2021.Disponível em: https://agentediz.com.br/artigo-o-caloteiro/. Acesso em: 6 maio 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 98.

Entendendo a carta:

01 – Qual a principal característica da personalidade do devedor, demonstrada na carta?

      A principal característica do devedor é a falta de responsabilidade com suas dívidas. Ele reconhece que está inadimplente com diversas empresas, mas justifica sua conduta com um método aleatório de pagamento, comparando-o a um sorteio.

02 – Qual a estratégia utilizada pelo devedor para justificar seus atrasos nos pagamentos?

      O devedor utiliza uma estratégia irônica e desdenhosa para justificar seus atrasos. Ele cria um sistema de sorteio aleatório para decidir quais credores serão pagos a cada mês, transferindo a responsabilidade pelos pagamentos não realizados para a "sorte" ou "azar" dos credores.

03 – Qual a mensagem implícita do devedor ao afirmar que sua empresa tem constado todos os meses em seu sorteio?

      A mensagem implícita é que o devedor considera que todas as empresas credoras têm a mesma chance de receber o pagamento, independentemente da ordem de prioridade ou da importância da dívida. Ele ignora a seriedade da situação e trata as dívidas como um jogo de azar.

04 – Qual a reação do devedor às cartas de cobrança?

      O devedor demonstra descaso com as cartas de cobrança, considerando-as ameaçadoras e insolentes. Em vez de se sentir pressionado a quitar a dívida, ele ameaça excluir a empresa credora de seu sorteio aleatório, como se estivesse penalizando a empresa por cobrar o que lhe é devido.

05 – Qual a consequência da atitude do devedor para as empresas credoras?

      A atitude do devedor gera prejuízos financeiros para as empresas credoras, que deixam de receber o valor devido. Além disso, a falta de pagamento pode gerar custos adicionais para as empresas, como os custos de cobrança e a necessidade de recorrer a medidas judiciais.

06 – Qual a lição que podemos aprender com a atitude desse devedor?

      A atitude do devedor serve como um exemplo negativo de como não lidar com dívidas. É importante ter responsabilidade financeira, honrar os compromissos assumidos e buscar soluções para resolver os problemas financeiros.

07 – Qual a importância da educação financeira para evitar situações como essa?

      A educação financeira é fundamental para evitar situações de endividamento e para lidar de forma responsável com o dinheiro. Ao aprender a planejar seus gastos, a economizar e a investir, as pessoas podem evitar se endividar e garantir sua estabilidade financeira.

 

POEMA: AS NUVENS - JOÃO CABRAL DE MELLO NETO - COM GABARITO

Poema: As nuvens

             João Cabral de Mello Neto

As nuvens são cabelos
crescendo como rios;
são os gestos brancos
da cantora muda;

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZag0fK83dmP9Aqs3Sch6T-OenqHiGTZA6fRalVH8RTefca8RSyvDWzjvbz4-ty-JE3B7ioBYvAh6GWivnwtzIRjRoBtgX2SNEyqDHWcZ0tfdXcBbmdUw-1_E74xAPJpZCJTWjgeNBMqsk1EcxF0OuMC8TOQWEs-8Hb3hSxCEzlaRCKjn-kn_xc6NzFpc/s320/nuvem-exemplo-1024x575.jpg


são estátuas em voo
à beira de um mar;
a flora e a fauna leves
e países de vento;

são o olho pintado
escorrendo imóvel;
a mulher que se debruça
nas varandas do sono;

são a morte (a espera da)
atrás dos olhos fechados;
a medicina, branca!
nossos dias brancos.

 João Cabral de Melo Neto. Melhores poemas.

Fonte: livro Língua e Literatura – Faraco & Moura – vol. 3 – 2º grau – Edição reformulada 9ª edição – Editora Ática – São Paulo – SP. p. 282.

Entendendo o poema:

01 – Qual a principal metáfora utilizada por João Cabral para descrever as nuvens no poema?

      A principal metáfora utilizada por João Cabral é a comparação das nuvens com elementos diversos da natureza e da vida humana. Ele as descreve como cabelos, gestos, estátuas, flora, fauna, olhos pintados, mulheres, morte e até mesmo a medicina. Essa variedade de comparações cria uma imagem rica e complexa das nuvens, explorando suas diversas formas e significados.

02 – Que sentimentos ou sensações o poema evoca em relação às nuvens?

      O poema evoca uma ampla gama de sentimentos e sensações em relação às nuvens. Há um senso de movimento e transformação constante nas comparações com rios, gestos e estátuas em voo. As nuvens são vistas como algo leve, fluido e etéreo, mas também podem representar a imensidão e a profundidade da natureza. A última estrofe, com a referência à morte e aos "dias brancos", introduz um tom mais melancólico e reflexivo.

03 – Qual o significado da expressão "cantora muda" utilizada para descrever as nuvens?

      A expressão "cantora muda" é uma metáfora que sugere a beleza e a expressividade das nuvens, mesmo na ausência de som. As nuvens são comparadas a uma cantora que, embora não emita voz, comunica emoções e sensações através de seus gestos. Essa imagem contraditória revela a capacidade da poesia de dar voz ao que é silencioso e intangível.

04 – Qual a importância da repetição da cor branca no poema?

      A repetição da cor branca enfatiza a pureza, a leveza e a intangibilidade das nuvens. O branco é uma cor associada à paz, à calma e à espiritualidade. Ao longo do poema, essa cor adquire diferentes significados, desde a beleza da natureza até a iminência da morte. A repetição do branco cria uma atmosfera onírica e contemplativa.

05 – Qual a relação entre as nuvens e a condição humana, segundo o poema?

      O poema estabelece uma profunda relação entre as nuvens e a condição humana. As nuvens são vistas como um reflexo dos nossos sentimentos, pensamentos e experiências. Elas podem representar a nossa alma, os nossos sonhos, as nossas angústias e a nossa finitude. Ao observar as nuvens, o poeta nos convida a refletir sobre a nossa própria existência e sobre o nosso lugar no mundo.

 

 


 

CARTA ABERTA: ATIVISTA GRETA THUNBERG EXIGE REAÇÃO 'EMERGENCIAL' A MUDANÇAS CLIMÁTICAS -(FRAGMENTO) - COM GABARITO

 Carta aberta: Ativista Greta Thunberg exige reação ‘emergencial’ a mudanças climáticas – Fragmento

        A ativista sueca Greta Thunberg fez um apelo a líderes europeus hoje para adotarem ações emergenciais contra a mudança climática, dizendo que as pessoas no poder praticamente "desistiram" da possibilidade de proporcionar um futuro decente para as próximas gerações.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZHnevO7MYfKCjJKaEZzJ4nREL4TZwPgBaE06Z9YwpXVcdGokbAxPs1YStmKrZYvzi3vBgi-g44M31X8k7bYW5sSdgTPe9VKZHw9dgV1tZ5r3cQShnLNbgZjsyllOhg1vEtRf482Io7NEaIC9Rwmj5XbiC35gyrvQ-6Df0PmjwOKA3eXhf_HKqeuL5Wgo/s320/greta-thunberg-1.jpg


        Em uma carta aberta também assinada por vários milhares de pessoas, incluindo cientistas climáticos, economistas, atores e ativistas, a jovem de 17 anos pediu aos países que comecem a tratar a mudança climática e o colapso ecológico “como uma emergência”.

        A carta foi divulgada antes de uma cúpula do Conselho Europeu de amanhã, na qual nações da União Europeia de 27 membros tentarão acertar o próximo orçamento do bloco e um pacote de recuperação para reagir ao choque econômico da pandemia de coronavírus.

        [...]

        "Entendemos e sabemos muito bem que o mundo é complicado e que o que pedimos pode não ser fácil. As mudanças necessárias para salvaguardar a humanidade podem não parecer muito realistas", disse a carta.

        "Mas é anda menos realista acreditar que nossa sociedade conseguiria sobreviver ao aquecimento global para o qual rumamos, além de outras consequências ecológicas desastrosas do andar da carruagem atual."

        [...]

GREEN, M. Ativista Greta Thunberg exige reação ‘emergencial’ a mudanças climáticas. UOL. 16 jul. 2020. Disponível em:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2020/07/16/ativista-greta-thunberg-exige-reacao-emergencial-a-mudanca-climatica.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 9 maio 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 86.

Entendendo a carta aberta:

01 – Qual o principal objetivo da carta aberta de Greta Thunberg?

      O principal objetivo da carta é pressionar os líderes europeus a adotarem medidas urgentes e eficazes para combater as mudanças climáticas, tratando a crise climática como uma emergência global.

02 – Quem são os principais signatários da carta, além de Greta Thunberg?

      Além de Greta Thunberg, a carta foi assinada por milhares de pessoas, incluindo cientistas climáticos, economistas, atores e outros ativistas. Essa diversidade de signatários demonstra a ampla preocupação com a crise climática e a necessidade de uma ação global.

03 – Qual a relação entre a pandemia de coronavírus e a crise climática na carta?

      A carta relaciona a pandemia de coronavírus com a crise climática ao enfatizar a necessidade de um pacote de recuperação que leve em consideração a sustentabilidade ambiental. A ideia é que a recuperação econômica seja uma oportunidade para investir em soluções climáticas e construir um futuro mais sustentável.

04 – Qual a principal mensagem da carta para os líderes europeus?

      A principal mensagem da carta é que os líderes europeus precisam agir com urgência para evitar os piores impactos das mudanças climáticas. A carta alerta para as consequências desastrosas do aquecimento global e enfatiza a necessidade de mudanças profundas na forma como a sociedade funciona.

05 – Por que a carta afirma que é "menos realista acreditar que nossa sociedade conseguiria sobreviver ao aquecimento global"?

      Essa afirmação destaca a gravidade da crise climática e as possíveis consequências para a humanidade se não forem tomadas medidas drásticas. As mudanças climáticas podem levar a eventos extremos como secas, inundações, aumento do nível do mar e perda de biodiversidade, o que pode comprometer a segurança alimentar, a saúde e a economia global.

06 – Qual o papel da juventude, representada por Greta Thunberg, nesse movimento?

      A juventude, representada por Greta Thunberg e outros jovens ativistas, desempenha um papel fundamental na mobilização da sociedade e na criação de pressão sobre os líderes políticos. A juventude está mostrando que se importa com o futuro do planeta e está disposta a lutar por mudanças.

07 – Qual a importância de cartas abertas como essa para a causa ambiental?

      Cartas abertas como essa são importantes ferramentas para mobilizar a sociedade, chamar a atenção para questões urgentes e pressionar os líderes políticos a tomar medidas. Elas demonstram a força da opinião pública e podem influenciar a agenda política.

 

POEMA: BOCAS ROXAS DE VINHO - RICARDO REIS - COM GABARITO

 Poema: Bocas roxas de vinho

             Ricardo Reis

Bocas roxas de vinho,
Testas brancas sob rosas,
Nus, brancos antebraços
Deixados sobre a mesa:

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgX6CJBnrWjkfnXks1nEMyj3cOtKvtvDWH7mcWVlsQSC35brtWE9rA8T9pTFeDXbQVmThefA05YTICD7ATv9vkBHeWvmlkyyTmlWRogatotmdmK1XdRe2xLDhCX89j7d9Kjk5GyL-MR3ISWwpAvpc89lqcMnYE8bdn5h5sTlNEjPtZOheE_9fmAfHLl-x8/s320/VINHO.jpg



Tal seja, Lídia, o quadro
Em que fiquemos, mudos,
Eternamente inscritos
Na consciência dos deuses.

Antes isto que a vida
Como os homens a vivem,
Cheia da negra poeira
Que erguem das estradas.

Só os deuses socorrem
Com seu exemplo aqueles
Que nada mais pretendem
Que ir no rio das coisas.

Ricardo Reis, Poesia. Lisboa, Assírio & Alvim. 2000.

Fonte: livro Língua e Literatura – Faraco & Moura – vol. 3 – 2º grau – Edição reformulada 9ª edição – Editora Ática – São Paulo – SP. p. 328.

Entendendo o poema:

01 – Qual a principal imagem criada pelo poema?

      O poema cria a imagem de um quadro estático e eterno, onde Lídia e o eu lírico estão representados com as bocas roxas de vinho e as testas enfeitadas de rosas. Essa imagem contrasta com a vida agitada e cheia de poeira dos homens.

02 – Qual o significado das "bocas roxas de vinho" e das "testas brancas sob rosas"?

      As "bocas roxas de vinho" podem simbolizar a paixão, o prazer e a intensidade da vida, enquanto as "testas brancas sob rosas" representam a beleza, a pureza e a transitoriedade da existência. Juntos, esses elementos criam uma imagem de sensualidade e beleza atemporal.

03 – O que representa a "negra poeira" que os homens erguem das estradas?

      A "negra poeira" simboliza as preocupações, as angústias e as vanidades da vida cotidiana. Ela representa tudo aquilo que impede os homens de viverem uma vida mais simples e contemplativa, como a que o poeta propõe.

04 – Qual o papel dos deuses no poema?

      Os deuses são vistos como seres superiores que contemplam a vida humana com uma perspectiva mais ampla e serena. Eles servem como modelo para aqueles que buscam transcender a vida cotidiana e encontrar um significado mais profundo na existência.

05 – Qual a mensagem principal do poema?

      A mensagem principal do poema é a busca por uma vida mais simples e contemplativa, livre das preocupações e das vanidades do mundo. O poeta propõe uma existência marcada pela beleza, pela serenidade e pela aceitação da finitude. A imagem do quadro eterno representa o desejo de transcender o tempo e a imperfeição da vida humana, buscando uma forma de imortalidade na arte e na memória dos deuses.

 

 

ENTREVISTA: A CANTINA ESCOLAR TAMBÉM É UM ESPAÇO QUE EDUCA? (FRAGMENTO) - COM GABARITO

 Entrevista: A cantina escolar também é um espaço que educa? – Fragmento

        Todos os dias mães, pais e responsáveis se perguntam: o que eu vou enviar para o lanche da escola? De segunda a sexta a cena se repete e a busca por opções saudáveis nem sempre é feliz. Para muitas famílias, a venda de alimentos na escola é uma facilidade que garante a merenda das crianças. Mas e quando as opções à venda não são tão saudáveis quanto gostaríamos? Juliana Abrahão é nutricionista com experiência em cardápios saudáveis para escolas. “Enquanto não temos uma legislação federal que defina critérios para todas as escolas, públicas e privadas, vejo que uma transformação vem acontecendo no ambiente escolar e as cantinas estão melhorando os alimentos ofertados”, enfatiza. 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcfr-TsE7i64j5KU4fCkTNIi_UZCVwPHVJUloAO8CEluUP0TKe-lMPCfiFkEO9UAk5NENK8esiLYEXKDtNO9HyzkmHlzeBcvLWmVWXrZ4jourEW7T29KmIVaEfqy3KDpmuqXGKT_5RVbCXGc95XZA-HnTgNfznNjHT4HIVFM3UCLPaZv_WsZQ-IYLTRcc/s320/CANTINA.jpg


Ela lembra que, apesar das mudanças visíveis em muitas cantinas escolares pelo país, ainda há alguns obstáculos à promoção da alimentação saudável nas escolas. “Nas escolas públicas é preciso reivindicar que a alimentação oferecida seja sempre de boa qualidade e na escola privada, no caso da venda, as famílias precisam ficar atentas quanto aos alimentos disponíveis”, explica. Na entrevista a seguir, Juliana Abrahão conta mais sobre a importância das cantinas saudáveis para a tranquilidade das famílias e para a saúde dos alunos.

        [...]

        Qual é o papel da cantina escolar para a promoção da alimentação saudável?

        Temos uma variedade de situações quando pensamos em alimentação escolar. Nas escolas públicas temos o oferecimento gratuito da merenda ou a venda em cantinas; nas escolas privadas temos os alunos que levam o lanche de casa, temos os alunos que compram na escola o que vão comer e temos ainda a situação em que todo o lanche é de responsabilidade da escola. Em todas as situações de comércio, a cantina escolar deve ter o compromisso social com a saúde da comunidade escolar na qual ela se insere. Os lanches e produtos que ela comercializa têm enorme importância para um bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. Além disso, uma cantina que se preocupa com a saúde da comunidade escolar, a partir da oferta de alimentos adequados e saudáveis, desenvolve a confiança nos pais e alunos.

[...].

A CANTINA escolar também é um espaço que educa? Rebrinc. Disponível em: https://rebrinc.com.br/noticias/alimentacao/a-cantina-escolar-tambem-e-um-espaco-que-educa. Acesso em: 7 maio 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 94-95.

Entendendo a entrevista:

01 – Qual a principal função da cantina escolar, segundo a nutricionista Juliana Abrahão?

      A principal função da cantina escolar é garantir a alimentação saudável dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, psíquico e social. Além disso, a cantina deve ter um compromisso social com a comunidade escolar, oferecendo alimentos de qualidade e desenvolvendo a confiança dos pais e alunos.

02 – Quais são os principais desafios para a promoção de alimentos saudáveis nas cantinas escolares?

      Os principais desafios são a falta de uma legislação federal específica para todas as escolas (públicas e privadas), a necessidade de reivindicar alimentos de qualidade nas escolas públicas e a atenção das famílias quanto aos alimentos disponíveis nas escolas privadas.

03 – Qual a importância da parceria entre escola, família e nutricionista para garantir uma alimentação saudável na escola?

      A parceria entre escola, família e nutricionista é fundamental para garantir uma alimentação saudável na escola. A escola deve oferecer um ambiente propício e alimentos de qualidade, a família deve estar atenta às opções oferecidas e o nutricionista deve orientar e acompanhar o processo, garantindo que as necessidades nutricionais dos alunos sejam atendidas.

04 – Como a cantina escolar pode contribuir para a educação alimentar das crianças?

      A cantina escolar pode contribuir para a educação alimentar das crianças ao oferecer uma variedade de alimentos saudáveis, incentivando o consumo de frutas, legumes e verduras, e evitando alimentos ultra-processados. Além disso, a cantina pode promover atividades educativas sobre alimentação saudável, como oficinas de culinária e palestras com nutricionistas.

05 – Qual o impacto da alimentação saudável na escola para o desenvolvimento das crianças?

      A alimentação saudável na escola tem um impacto positivo no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças. Uma alimentação adequada fornece os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento, melhora o desempenho escolar, aumenta a imunidade e previne doenças crônicas.

 

POEMA: MEU PENSAMENTO É UM RIO SUBTERRÂNEO - FERNANDO PESSOA - COM GABARITO

 Poema: Meu pensamento é um rio subterrâneo

             Fernando Pessoa

Meu pensamento é um rio subterrâneo.

Para que terras vai e donde vem?

Não sei... Na noite em que o meu ser o tem

Emerge dele um ruído subitâneo

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgO7lkwIur6bSQvaBTUsubuRF6OId4nWUriVCaelq6H44vsXeu7Ik7rd-dOhBb1mFsdxReHk3f0UDKgaVc4omrtwugAfyB_bTps_WYhZShL5dTxzdRu_RQZxtvzDZc-c391bMoRTU8-oqTuoPiYWJqGadcAaM7Mqk2lmSqN_QuGIWDN8-oLOsSOitNFrTQ/s320/RIO.jpg

De origens no Mistério extraviadas

De eu compreendê-las..., misteriosas fontes

Habitando a distância de ermos montes

Onde os momentos são a Deus chegados...

 

De vez em quando luze em minha mágoa

Como um farol num mar desconhecido

Um movimento de correr, perdido

Em mim, um pálido soluço de água...

 

E eu relembro de tempos mais antigos

Que a minha consciência da ilusão

Águas divinas percorrendo o chão

De verdores uníssonos e amigos,

 

E a ideia de uma Pátria anterior

À forma consciente do meu ser

Dói‑me no que desejo, e vem bater

Como uma onda de encontro à minha dor.

 

Escuto‑o... Ao longe, no meu vago tacto

Da minha alma, perdido som incerto,

Como um eterno rio indescoberto,

Mais que a ideia de rio certo e abstrato...

 

E p'ra onde é que ele vai, que se extravia

Do meu ouvi‑lo? A que cavernas desce?

Em que frios de Assombro é que arrefece?

De que névoas soturnas se anuvia?

 

Não sei... Eu perco‑o... E outra vez regressa

A luz e a cor do mundo claro e atual,

E na interior distância do meu Real

Como se a alma acabasse, o rio cessa...

Obra Poética e em Prosa. Vol. I. Fernando Pessoa. (Introdução, organização, biobibliografia e notas de António Quadros e Dalila Pereira da Costa.) Porto: Lello, 1986. - 1093.

Fonte: livro Língua e Literatura – Faraco & Moura – vol. 3 – 2º grau – Edição reformulada 9ª edição – Editora Ática – São Paulo – SP. p. 329.

Entendendo o poema:

01 – Qual a principal metáfora utilizada no poema e o que ela representa?

      A principal metáfora é a comparação do pensamento a um rio subterrâneo. O rio simboliza o fluxo inconsciente dos pensamentos, suas origens misteriosas e seu destino desconhecido. Ele representa a profundidade e a complexidade da mente humana, bem como a busca por respostas a questões existenciais.

02 – Qual a relação entre o pensamento e o tempo no poema?

      O pensamento é apresentado como um fluxo contínuo, que transcende o tempo presente. Ele se conecta a um passado remoto, a um "tempo mais antigo", e se projeta para um futuro incerto. Essa relação com o tempo confere ao pensamento um caráter atemporal e eterno.

03 – Qual o papel do mistério e da incerteza no poema?

      O mistério e a incerteza são elementos fundamentais do poema. O eu lírico busca compreender a origem e o destino de seus pensamentos, mas encontra apenas perguntas sem respostas. Essa busca por respostas insondáveis intensifica a experiência poética e nos convida a refletir sobre a natureza da consciência.

04 – Qual a importância da natureza para a expressão dos sentimentos do eu lírico?

      A natureza, representada pelo rio, pelos montes e pelas águas, serve como um espelho para os sentimentos do eu lírico. As imagens da natureza ajudam a expressar a profundidade e a complexidade das emoções, como a melancolia, a nostalgia e a busca por sentido.

05 – Qual a relação entre o pensamento e a identidade do eu lírico?

      O pensamento é parte intrínseca da identidade do eu lírico. Ele é o que o define, o que o move e o que o conecta com o mundo. Ao explorar as profundezas de seu pensamento, o eu lírico busca uma compreensão mais profunda de si mesmo.

06 – Qual o significado da "Pátria anterior" mencionada no poema?

      A "Pátria anterior" pode ser interpretada como um estado de consciência pré-racional, um lugar de origem onde os pensamentos fluem livremente, sem as limitações da razão. Essa pátria representa a busca por uma identidade mais autêntica e profunda.

07 – Qual a atmosfera geral criada pelo poema?

      O poema cria uma atmosfera de mistério, melancolia e introspecção. A imagem do rio subterrâneo evoca um sentimento de profundidade e de busca interior. A linguagem poética, rica em imagens e metáforas, contribui para a criação de um mundo interior rico e complexo.

POEMA: QUASE - (FRAGMENTO) - MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO - COM GABARITO

Poema: Quase – Fragmento

             Mário de Sá-Carneiro

Um pouco mais de sol – eu era brasa,
Um pouco mais de azul – eu era além.
Para atingir, faltou-me um golpe d’asa…
Se ao menos eu permanecesse aquém…

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIcNWDKG0xs03klJu9wi36OwYTNLJslMe0e9_5M_MsO6YCyqiHqc45w_NMt2ihUUrEIZAh44RN5CkNMKoVYSqvVhK76krG1wndvow1f1ftAEeYU9q02-q4Q91RR0-LvMZUWCJitiva8rgxFNFwYBo0XVz4OdnIoApCx8lp4I6ZHsbaZGuCKryeAkIbDj0/s320/monstro.jpg


Assombro ou paz? Em vão… Tudo esvaído
Num baixo mar enganador de espuma;
E o grande sonho despertado em bruma,
O grande sonho – ó dor! – quase vivido…

Quase o amor, quase o triunfo e a chama,
Quase o princípio e o fim – quase a expansão…
Mas na minh’alma tudo se derrama…
Entanto nada foi só ilusão!

De tudo houve um começo… e tudo errou…
– Ai a dor de ser-quase, dor sem fim… –
Eu falhei-me entre os mais, falhei em mim,
Asa que se elançou mas não voou…

Mário de Sá-Carneiro.

Fonte: livro Língua e Literatura – Faraco & Moura – vol. 3 – 2º grau – Edição reformulada 9ª edição – Editora Ática – São Paulo – SP. p. 332.

Entendendo o poema:

01 – Qual a principal emoção transmitida pelo poema?

      A principal emoção transmitida pelo poema é a frustração. O eu lírico demonstra uma profunda tristeza e angústia diante da sensação de estar sempre próximo de algo, mas nunca o alcançando completamente. A repetição da palavra "quase" enfatiza essa ideia de incompletude e de desejos não realizados.

02 – Que significado a imagem da "asa que se elançou mas não voou" possui no contexto do poema?

      A imagem da "asa que se elançou mas não voou" simboliza a incapacidade do eu lírico de alcançar seus objetivos. A asa representa a ambição, o desejo de voar alto e realizar grandes feitos. No entanto, a falta de um "golpe d'asa" final impede que esse voo se concretize, deixando o poeta preso à terra e à frustração.

03 – Qual a relação entre o título "Quase" e o tema central do poema?

      O título "Quase" resume a temática central do poema. A palavra "quase" permeia todo o texto, enfatizando a ideia de que tudo o que o eu lírico desejou ficou à beira de ser realizado, mas nunca se concretizou. Essa constante proximidade do objetivo sem nunca o alcançar gera uma profunda angústia e frustração.

04 – Como o poema "Quase" se relaciona com a estética do Modernismo?

      O poema "Quase" é representativo da estética modernista por sua linguagem subjetiva, pela valorização do individual e pela expressão dos sentimentos mais íntimos do poeta. A busca por uma identidade própria e a angústia existencial são temas recorrentes no Modernismo, e "Quase" captura essa essência de forma intensa.

05 – Qual a importância do poema "Quase" na obra de Mário de Sá-Carneiro?

      O poema "Quase" é considerado um dos mais importantes da obra de Mário de Sá-Carneiro, pois revela de forma profunda a angústia existencial e a busca por sentido que marcaram a vida do poeta. A obra reflete a sensibilidade e a intensidade com que Sá-Carneiro vivenciou a vida, e sua temática universal de frustração e incompletude continua a ressoar com os leitores até os dias de hoje.

 

 

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

CURTA-METRAGEM (ANÁLISE): ILHA DAS FLORES - UM LUGAR ONDE HA POUCAS FLORES - JORGE FURTADO - COM GABARITO

 Análise detalhada do curta-metragem "Ilha das Flores"

 


01. O nome do filme "Ilha das Flores".

O título "Ilha das Flores" evoca uma imagem de um lugar paradisíaco, repleto de beleza e vida. No entanto, o filme subverte essa expectativa, revelando uma realidade completamente oposta: um local de descarte de lixo, onde a vida humana é marginalizada e a natureza é degradada. O contraste entre o nome idealizado e a realidade cruel serve para denunciar as desigualdades sociais e a exploração da natureza.

02. Ideias principais do filme.

Desigualdade social: O filme evidencia a profunda disparidade entre os ricos e os pobres, mostrando como o sistema econômico gera a miséria e a exclusão social.

Exploração da natureza: A produção em massa e o consumo desenfreado levam à degradação ambiental e à produção de grandes quantidades de lixo.

Ciclo da vida e da morte: O filme acompanha a trajetória de um tomate, desde a plantação até o descarte, simbolizando o ciclo da vida e da morte e a forma como a sociedade desperdiça recursos.

Crítica ao capitalismo: O sistema capitalista é denunciado por sua lógica de produção e consumo, que prioriza o lucro em detrimento da vida humana e do meio ambiente.

03. Recursos utilizados pelo diretor.

Montagem: A montagem rápida e dinâmica, com alternância entre diferentes cenas, cria um ritmo frenético que reflete a intensa atividade produtiva e o descarte acelerado.

Música: A trilha sonora, com sons industriais e ruídos ambientais, reforça a atmosfera caótica e opressiva.

Imagens: As imagens são fortes e impactantes, mostrando a miséria, a sujeira e a exploração.

Narração: A narração em off, com um tom irônico e crítico, guia o espectador pela história e apresenta reflexões sobre a sociedade.

04. As afirmações iniciais e finais

As afirmações iniciais e finais têm como objetivo:

Realismo: Afirmar que a história é baseada em fatos reais, tornando a denúncia ainda mais impactante.

Crítica à ficção: Questionar a ideia de que a ficção é mais distante da realidade, mostrando que a realidade pode ser mais absurda do que qualquer ficção.

Localização: Situar a história em um lugar específico, tornando a denúncia mais concreta e próxima do espectador.

05. Análise dos trechos

Trecho A: Este trecho ironiza a capacidade do ser humano de criar tecnologias avançadas, como a bomba atômica, ao mesmo tempo em que produz alimentos como o tomate, que serão desperdiçados.

Trecho B: A afirmação de que perfumes dão aos seres humanos um cheiro mais agradável do que o natural é uma crítica à artificialização da beleza e à busca por padrões estéticos impostos pela sociedade.

06. Comparação entre a horta do senhor Suzuki e a Ilha das Flores

A horta do senhor Suzuki representa um espaço de cuidado e produção sustentável, enquanto a Ilha das Flores é um local de descarte e degradação. A diferença entre os dois ambientes reflete a contradição entre a produção de alimentos e a geração de lixo.

07. Relação entre ambiente e pessoas na Ilha das Flores

O ambiente da Ilha das Flores é um reflexo da sociedade que o produz: sujo, degradado e desigual. A miséria das pessoas que vivem nas proximidades da ilha é diretamente ligada à exploração da natureza e à produção de lixo.

08. Prioridade dos porcos sobre os seres humanos

Os porcos são priorizados em relação aos seres humanos porque representam um valor econômico, enquanto os seres humanos marginalizados não possuem valor de mercado. Essa situação revela a lógica perversa do sistema capitalista, que coloca o lucro acima da vida humana.

09. Liberdade na sociedade

A liberdade na sociedade retratada no filme é limitada pela desigualdade social e pela exploração. Para ser livre, seria necessário transformar as estruturas sociais e econômicas que geram a miséria e a exclusão.

10. Produção e meio ambiente

A produção em massa gera diversos problemas, como a produção de lixo e a exploração dos recursos naturais. É possível conciliar produção e meio ambiente, mas isso exige uma mudança radical no modelo de produção e consumo, com a adoção de práticas mais sustentáveis.

Em resumo, "Ilha das Flores" é um filme que nos convida a refletir sobre as desigualdades sociais, a exploração da natureza e o consumismo desenfreado. Através de uma linguagem cinematográfica poderosa, o filme denuncia um sistema que prioriza o lucro em detrimento da vida humana e do meio ambiente.

 

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

POEMA: LEVEZA - CECÍLIA MEIRELES - COM GABARITO

 Poema: Leveza

             Cecília Meireles

Leve é o pássaro:
e a sua sombra voante,
mais leve.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhD4uduF9fqZ5WwsIuCj_XF-tZr1YUnsZIJ4XzH8ysVEELb2L-SqexMveb5CuA4se4JUFinCmBqsIUp6Mf2PkByWfaIefz95NxUzsHx_kCAUgBA5smL4G9aaYUvk6hN2caL0c9mKBPjBEqJ-kb19CG2ME2U6sXUL1pNlWZkCBtnF4-w6SjHWRYnL6wAnEM/s320/PASSARO.jpg



E a cascata aérea
de sua garganta,
mais leve.

E o que se lembra, ouvindo-se
deslizar seu canto,
mais leve.

E o desejo rápido
desse antigo instante,
mais leve.

E a fuga invisível
do amargo passante,
mais leve.

Cecília Meireles.

Fonte: livro Língua e Literatura – Faraco & Moura – vol. 3 – 2º grau – Edição reformulada 9ª edição – Editora Ática – São Paulo – SP. p. 222.

Entendendo o poema:

01 – Qual a principal metáfora utilizada no poema para representar a leveza?

      A principal metáfora é o pássaro. Todas as comparações do poema giram em torno da leveza do pássaro, desde sua sombra até o canto e o desejo que ele evoca.

02 – Quais os elementos da natureza são utilizados para construir a imagem da leveza?

      Além do pássaro, a natureza está presente através da "cascata aérea" de seu canto e do "desejo rápido" que evoca. Esses elementos criam uma atmosfera de leveza e fluidez, contrastando com a densidade do mundo material.

03 – Qual o significado da expressão "a fuga invisível do amargo passante"?

      Essa expressão sugere que a leveza pode ser uma forma de escapar da dor e do sofrimento. O "amargo passante" representa as experiências negativas da vida, enquanto a leveza simboliza a possibilidade de transcendê-las.

04 – Qual a mensagem principal do poema?

      A mensagem principal do poema é a busca pela leveza como uma forma de libertação e de superação das dificuldades da vida. A leveza é apresentada como um estado ideal, um refúgio para a alma.

05 – Qual o papel da repetição da palavra "leve" no poema?

      A repetição da palavra "leve" enfatiza a ideia central do poema e cria um ritmo suave e cadenciado. A repetição reforça a sensação de leveza e fluidez, convidando o leitor a se conectar com essa experiência.

 

 

POEMA: RIFONEIRO DIVINO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: Rifoneiro divino

             Carlos Drummond de Andrade

Responde, por favor: Deus é quem sabe?

Sabe Deus o que faz?

Deus dá o pão, não amassa a farinha?

Deus o dá, Deus o leva?

Pertence-lhe o futuro?

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjt1os35oIQYodNBl_6ogk3C5SJ_Xe3OTkag9pCm5r6YSUl70m0hmJNMtD1RCNhWdINaCToJYLadRuEtZ69RrPRpr9dHCecO_wbdp3XtXnQYWA-xOM9Ld0nFvvOJ9VlzUh95c2swlBM6TVU32OFx9_lj3GO1NSR2styQoRsZALZkw7Ly821R7a0xuTgIU4/s320/deus_acima_de_tudo.jpg


Deu te dá saúde? Deus ajuda

a quem cedo madruga?

Será que Deus não dorme?

E é Deus por todos, cada um por si?

Deus consente, mas nem sempre? Deus

perdoa, Deus castiga?

Deus me livra ou salva?

Deus vê o que o Diabo esconde?

De hora em hora Deus melhora?

Mas é se Deus quiser?

E Deus quer?

Deus está em nós? E nós,

responde, estamos nele?

Carlos Drummond de Andrade.

Fonte: livro Língua e Literatura – Faraco & Moura – vol. 3 – 2º grau – Edição reformulada 9ª edição – Editora Ática – São Paulo – SP. p. 187.

Entendendo o poema:

01 – Qual a principal temática abordada no poema "Rifoneiro divino"?

      O poema "Rifoneiro divino" de Carlos Drummond de Andrade aborda a complexa relação entre o ser humano e a divindade. Através de uma série de perguntas retóricas, Drummond questiona a existência e o papel de Deus, explorando temas como fé, dúvida, destino, sofrimento e a busca por significado na vida.

02 – Como Drummond representa a figura de Deus no poema?

      A figura de Deus no poema é apresentada de forma ambígua e questionadora. Drummond não oferece respostas definitivas, mas sim uma série de perguntas que convidam o leitor a refletir sobre a natureza divina. Deus é representado tanto como um ser onipotente e onisciente, capaz de tudo, quanto como uma figura distante e misteriosa, cujas intenções são desconhecidas.

03 – Quais as principais dúvidas e incertezas expressas pelo poeta?

      O poeta expressa diversas dúvidas e incertezas sobre a existência e o papel de Deus. Ele questiona se Deus controla o destino humano, se Ele é justo, se Ele se importa com o sofrimento humano, e se a fé em Deus é uma forma de encontrar consolo ou apenas uma ilusão.

04 – Qual a relação entre o título do poema e seu conteúdo?

      O título "Rifoneiro divino" sugere uma busca por respostas definitivas sobre a divindade, como se o poeta estivesse interrogando um oráculo. No entanto, ao invés de respostas claras, o poema apresenta uma série de perguntas que revelam a complexidade da relação entre o homem e Deus.

05 – Quais as principais emoções transmitidas pelo poema?

      O poema transmite uma gama de emoções complexas, como a dúvida, a incerteza, a angústia, a busca por significado e a esperança. A relação com a divindade é apresentada como uma fonte tanto de conforto quanto de angústia, refletindo a complexidade da experiência humana.