quinta-feira, 3 de outubro de 2024

POEMA: AS NUVENS - JOÃO CABRAL DE MELLO NETO - COM GABARITO

Poema: As nuvens

             João Cabral de Mello Neto

As nuvens são cabelos
crescendo como rios;
são os gestos brancos
da cantora muda;

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZag0fK83dmP9Aqs3Sch6T-OenqHiGTZA6fRalVH8RTefca8RSyvDWzjvbz4-ty-JE3B7ioBYvAh6GWivnwtzIRjRoBtgX2SNEyqDHWcZ0tfdXcBbmdUw-1_E74xAPJpZCJTWjgeNBMqsk1EcxF0OuMC8TOQWEs-8Hb3hSxCEzlaRCKjn-kn_xc6NzFpc/s320/nuvem-exemplo-1024x575.jpg


são estátuas em voo
à beira de um mar;
a flora e a fauna leves
e países de vento;

são o olho pintado
escorrendo imóvel;
a mulher que se debruça
nas varandas do sono;

são a morte (a espera da)
atrás dos olhos fechados;
a medicina, branca!
nossos dias brancos.

 João Cabral de Melo Neto. Melhores poemas.

Fonte: livro Língua e Literatura – Faraco & Moura – vol. 3 – 2º grau – Edição reformulada 9ª edição – Editora Ática – São Paulo – SP. p. 282.

Entendendo o poema:

01 – Qual a principal metáfora utilizada por João Cabral para descrever as nuvens no poema?

      A principal metáfora utilizada por João Cabral é a comparação das nuvens com elementos diversos da natureza e da vida humana. Ele as descreve como cabelos, gestos, estátuas, flora, fauna, olhos pintados, mulheres, morte e até mesmo a medicina. Essa variedade de comparações cria uma imagem rica e complexa das nuvens, explorando suas diversas formas e significados.

02 – Que sentimentos ou sensações o poema evoca em relação às nuvens?

      O poema evoca uma ampla gama de sentimentos e sensações em relação às nuvens. Há um senso de movimento e transformação constante nas comparações com rios, gestos e estátuas em voo. As nuvens são vistas como algo leve, fluido e etéreo, mas também podem representar a imensidão e a profundidade da natureza. A última estrofe, com a referência à morte e aos "dias brancos", introduz um tom mais melancólico e reflexivo.

03 – Qual o significado da expressão "cantora muda" utilizada para descrever as nuvens?

      A expressão "cantora muda" é uma metáfora que sugere a beleza e a expressividade das nuvens, mesmo na ausência de som. As nuvens são comparadas a uma cantora que, embora não emita voz, comunica emoções e sensações através de seus gestos. Essa imagem contraditória revela a capacidade da poesia de dar voz ao que é silencioso e intangível.

04 – Qual a importância da repetição da cor branca no poema?

      A repetição da cor branca enfatiza a pureza, a leveza e a intangibilidade das nuvens. O branco é uma cor associada à paz, à calma e à espiritualidade. Ao longo do poema, essa cor adquire diferentes significados, desde a beleza da natureza até a iminência da morte. A repetição do branco cria uma atmosfera onírica e contemplativa.

05 – Qual a relação entre as nuvens e a condição humana, segundo o poema?

      O poema estabelece uma profunda relação entre as nuvens e a condição humana. As nuvens são vistas como um reflexo dos nossos sentimentos, pensamentos e experiências. Elas podem representar a nossa alma, os nossos sonhos, as nossas angústias e a nossa finitude. Ao observar as nuvens, o poeta nos convida a refletir sobre a nossa própria existência e sobre o nosso lugar no mundo.

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário