quinta-feira, 3 de outubro de 2024

CARTA RESPOSTA: CARTA DE UM CALOTEIRO - COM GABARITO

 Carta resposta: Carta de um Caloteiro

        Segue carta de um devedor, caloteiro e ainda muito “cara-de-pau”, mas engraçada, publicada na Folha. Esta carta é verídica e foi divulgada pelo próprio Clube de Dirigentes Lojistas. A correspondência abaixo foi enviada por um devedor a uma das várias lojas credoras, conforme ele mesmo informa na sua correspondência:

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieDOIGsjKFR2xpMfsJuCkfEX7d3v_ynY4DizLTolf_V44MmaAVrJ0I9aUckrLaHv-A0Tb0QjRkpA2XausZhlEdAZ3m8N20UQOhA2brBdc6hPt6x8vKK8J80AqFeECe4lRRcKwN3POZRgcDEe2hN1I4K4qr_LTxxp1182QMJHs2jaMLz_eVHTbPhU1F7VA/s320/CARTA.png


        São Paulo, 30 de julho de 2009

        Prezados Senhores,

        Esta é a oitava carta jurídica de cobrança que recebo de Vossas Senhorias. Sei que não estou em dia com meus pagamentos. Acontece que eu estou devendo também em outras lojas e todas esperam que eu lhes pague. Contudo, meus rendimentos mensais só permitem que eu pague duas prestações no fim de cada mês. As outras, ficam para o mês seguinte.

        Não tem jeito. Tem que ser assim, pois não tenho como pagar tudo. Estou ciente de que não sou injusto, daquele tipo que prefere pagar esta ou aquela empresa em detrimento das demais.

        Ocorre o seguinte...

        Todo mês, quando recebo meu salário, escrevo o nome dos meus credores em pequenos pedaços de papel, que enrolo e coloco dentro de uma caixinha. Depois, olhando para o outro lado, retiro dois papéis, que são os dois "sortudos" que irão receber o meu rico dinheirinho. Quanto aos outros, paciência. Ficam para o mês seguinte.

        Afirmo aos senhores, com toda certeza, e sob minha palavra de honra de devedor honesto, que sua empresa tem constando todos os meses na minha caixinha e no meu honesto sorteio e, se não os paguei ainda, é porque os senhores estão com pouca sorte, ou com muito azar.

        Finalmente, faço-lhes uma solicitação: por gentileza, parem de me enviar cartas de cobrança. Se os senhores continuarem com essa mania de me enviar cartas de cobrança ameaçadoras e insolentes, como a última que recebi, serei obrigado a excluir o nome de Vossa Empresa dos meus sorteios mensais.

        Sem mais,

        Seu querido inadimplente.

O CALOTEIRO. A gente diz. 11 ago. 2021.Disponível em: https://agentediz.com.br/artigo-o-caloteiro/. Acesso em: 6 maio 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 98.

Entendendo a carta:

01 – Qual a principal característica da personalidade do devedor, demonstrada na carta?

      A principal característica do devedor é a falta de responsabilidade com suas dívidas. Ele reconhece que está inadimplente com diversas empresas, mas justifica sua conduta com um método aleatório de pagamento, comparando-o a um sorteio.

02 – Qual a estratégia utilizada pelo devedor para justificar seus atrasos nos pagamentos?

      O devedor utiliza uma estratégia irônica e desdenhosa para justificar seus atrasos. Ele cria um sistema de sorteio aleatório para decidir quais credores serão pagos a cada mês, transferindo a responsabilidade pelos pagamentos não realizados para a "sorte" ou "azar" dos credores.

03 – Qual a mensagem implícita do devedor ao afirmar que sua empresa tem constado todos os meses em seu sorteio?

      A mensagem implícita é que o devedor considera que todas as empresas credoras têm a mesma chance de receber o pagamento, independentemente da ordem de prioridade ou da importância da dívida. Ele ignora a seriedade da situação e trata as dívidas como um jogo de azar.

04 – Qual a reação do devedor às cartas de cobrança?

      O devedor demonstra descaso com as cartas de cobrança, considerando-as ameaçadoras e insolentes. Em vez de se sentir pressionado a quitar a dívida, ele ameaça excluir a empresa credora de seu sorteio aleatório, como se estivesse penalizando a empresa por cobrar o que lhe é devido.

05 – Qual a consequência da atitude do devedor para as empresas credoras?

      A atitude do devedor gera prejuízos financeiros para as empresas credoras, que deixam de receber o valor devido. Além disso, a falta de pagamento pode gerar custos adicionais para as empresas, como os custos de cobrança e a necessidade de recorrer a medidas judiciais.

06 – Qual a lição que podemos aprender com a atitude desse devedor?

      A atitude do devedor serve como um exemplo negativo de como não lidar com dívidas. É importante ter responsabilidade financeira, honrar os compromissos assumidos e buscar soluções para resolver os problemas financeiros.

07 – Qual a importância da educação financeira para evitar situações como essa?

      A educação financeira é fundamental para evitar situações de endividamento e para lidar de forma responsável com o dinheiro. Ao aprender a planejar seus gastos, a economizar e a investir, as pessoas podem evitar se endividar e garantir sua estabilidade financeira.

 

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