quinta-feira, 3 de outubro de 2024

POEMA: QUASE - (FRAGMENTO) - MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO - COM GABARITO

Poema: Quase – Fragmento

             Mário de Sá-Carneiro

Um pouco mais de sol – eu era brasa,
Um pouco mais de azul – eu era além.
Para atingir, faltou-me um golpe d’asa…
Se ao menos eu permanecesse aquém…

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIcNWDKG0xs03klJu9wi36OwYTNLJslMe0e9_5M_MsO6YCyqiHqc45w_NMt2ihUUrEIZAh44RN5CkNMKoVYSqvVhK76krG1wndvow1f1ftAEeYU9q02-q4Q91RR0-LvMZUWCJitiva8rgxFNFwYBo0XVz4OdnIoApCx8lp4I6ZHsbaZGuCKryeAkIbDj0/s320/monstro.jpg


Assombro ou paz? Em vão… Tudo esvaído
Num baixo mar enganador de espuma;
E o grande sonho despertado em bruma,
O grande sonho – ó dor! – quase vivido…

Quase o amor, quase o triunfo e a chama,
Quase o princípio e o fim – quase a expansão…
Mas na minh’alma tudo se derrama…
Entanto nada foi só ilusão!

De tudo houve um começo… e tudo errou…
– Ai a dor de ser-quase, dor sem fim… –
Eu falhei-me entre os mais, falhei em mim,
Asa que se elançou mas não voou…

Mário de Sá-Carneiro.

Fonte: livro Língua e Literatura – Faraco & Moura – vol. 3 – 2º grau – Edição reformulada 9ª edição – Editora Ática – São Paulo – SP. p. 332.

Entendendo o poema:

01 – Qual a principal emoção transmitida pelo poema?

      A principal emoção transmitida pelo poema é a frustração. O eu lírico demonstra uma profunda tristeza e angústia diante da sensação de estar sempre próximo de algo, mas nunca o alcançando completamente. A repetição da palavra "quase" enfatiza essa ideia de incompletude e de desejos não realizados.

02 – Que significado a imagem da "asa que se elançou mas não voou" possui no contexto do poema?

      A imagem da "asa que se elançou mas não voou" simboliza a incapacidade do eu lírico de alcançar seus objetivos. A asa representa a ambição, o desejo de voar alto e realizar grandes feitos. No entanto, a falta de um "golpe d'asa" final impede que esse voo se concretize, deixando o poeta preso à terra e à frustração.

03 – Qual a relação entre o título "Quase" e o tema central do poema?

      O título "Quase" resume a temática central do poema. A palavra "quase" permeia todo o texto, enfatizando a ideia de que tudo o que o eu lírico desejou ficou à beira de ser realizado, mas nunca se concretizou. Essa constante proximidade do objetivo sem nunca o alcançar gera uma profunda angústia e frustração.

04 – Como o poema "Quase" se relaciona com a estética do Modernismo?

      O poema "Quase" é representativo da estética modernista por sua linguagem subjetiva, pela valorização do individual e pela expressão dos sentimentos mais íntimos do poeta. A busca por uma identidade própria e a angústia existencial são temas recorrentes no Modernismo, e "Quase" captura essa essência de forma intensa.

05 – Qual a importância do poema "Quase" na obra de Mário de Sá-Carneiro?

      O poema "Quase" é considerado um dos mais importantes da obra de Mário de Sá-Carneiro, pois revela de forma profunda a angústia existencial e a busca por sentido que marcaram a vida do poeta. A obra reflete a sensibilidade e a intensidade com que Sá-Carneiro vivenciou a vida, e sua temática universal de frustração e incompletude continua a ressoar com os leitores até os dias de hoje.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário