sábado, 1 de julho de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): TREM BALA - ANA VILELA - COM GABARITO



Música: "TREM-BALA"
Compositora: Ana Vilela

"Não é sobre ter
Todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar
Alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida
Que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar
E, então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar


Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe
Pra perto de mim

Não é sobre tudo que o teu dinheiro
É capaz de comprar
E sim sobre cada momento
Sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr
Contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera
A vida já ficou pra trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir"

ENTENDENDO A MÚSICA.

1 - Releia o trecho da música que diz:
"Não é sobre tudo que o teu dinheiro é capaz de comprar / E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar".

Agora, leia esta definição de felicidade:
"Ser feliz é fechar os olhos e não desejar mais nada e, para isso, basta que deixemos de medir a felicidade pelo dinheiro que temos ou deixamos de ter e passemos a medir por aquelas pequenas coisas que não trocaríamos nem por todo o dinheiro do mundo."


 Agora responda: Na sua opinião, os dois trechos tratam a felicidade da mesma forma? Você concorda com eles?
       Resposta pessoal.

2 - Na sua opinião, a maioria das pessoas busca a felicidade nas pequenas coisas ou nas coisas que o dinheiro pode comprar?
        Resposta pessoal.

3 - Qual é o significado da expressão "trem-bala" empregada no último parágrafo da música?
        Que a vida passa muito rápido, e que devemos valorizar os momentos juntos com os filhos ou com os pais.

4 - Agora é hora de olhar para si mesmo: Você costuma dar valor às pequenas coisas e estar com as pessoas que você ama? Dê exemplos de coisas que precisamos valorizar mais.
        Resposta pessoal.

5 - “... É sobre saber que em algum lugar / Alguém zela por ti...”. Qual o significado desta frase?
      Significa que sempre teremos alguém pensando e preocupando com a gente.

6 – O que quer dizer na frase: “É saber se sentir infinito / Num universo tão vasto e bonito.”.
      É procurar ser feliz todos os dias, procurando olhar sempre para o lado bom da vida.

7 – Que ensinamento podemos tirar do trecho da música: “É sobre escalar e sentir / que o caminho te fortaleceu.”.
      Significa que devemos caminhar e lutar sempre, assim nós sentiremos fortalecidos e vitoriosos.

8 – Qual é a parte do texto que traz a união entre pais e filhos?
      “Segura teu filho no colo / Sorria e abrace teus pais / Enquanto estão aqui.”.

9 – No trecho do texto: “É sobre dançar na chuva de vida / Que cai sobre nós.”, o que quer dizer?
      Que devemos ser feliz com a vida que Deus nos deu.

10 – Em: “Porque quando menos se espera / A vida já ficou pra trás.” Que lição podemos tirar?
      Temos que viver o momento, e não ficar pensando no amanhã, porque o tempo passa rápido.

11 -  Comente sobre o título do texto?
      Trem-bala, significa que a vida passa tão rápido que nem percebemos.

 12 - Qual é a mensagem que a música nos traz? Comente.
        A mensagem é sobre olhar para o que realmente importa na vida. Devemos amar nossos pais, devemos aproveitar cada dia como se fosse o último de nossas vidas, agradecer mais pela vida que temos.

13 - Você gosta desse estilo de música? Ou qual é seu estilo preferido? Comente?
        Resposta pessoal.

 14 - Qual é a música que você mais gosta? Quem é o intérprete?
        Resposta pessoal.

 15 - Escreva o trecho que você mais gosta da sua música preferida. Comente porque esse trecho é interessante.
        Resposta pessoal.

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA

1.Ouça a música, em seguida, classifique as sílabas das palavras a seguir em: monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba.
 Obs: Separe as sílabas.

 a.Não- monossílaba
 b.Todas- to-das = dissílaba
 c.Mundo- mun-do = dissílaba
 d.Própria- pró- pri-a = trissílaba
 e.Infinito- in fi –ni –to = polissílaba
 f.Fortaleceu- for-ta-le-ce-u = polissílaba
 g.Compartilhar- com-par-ti-lhar = polissílaba
 h.Sorria- sor-ri-a = trissílaba

 2.Circule as sílabas tônicas das palavras abaixo:
 a.Sobre- so
 b.Dinheiro- nhei
 c.Perto – per
 d.Sempre- sem
 e.Estão- tão
 f.Passageiro- gei
g.Gente- gen
 h.Enquanto- quan

3.Separe as sílabas e classifique- as em: oxítona, paroxítona e proparoxítona:
 a.Prestes- pres- tes = paroxítona
 b.Partir- par- tir = oxítona
 c.Abraça- a –bra-ça = paroxítona
 d.Segura- se-gu-ra = paroxítona
 e.Porque- por – que = oxítona
 f.correr- cor-rer = oxítona
 g. bala – ba-la = paroxítona
h. gente- gen-te = paroxítona

2-Ler a letra da música e escolher os verbos no infinitivo que melhor completam as frases.
a)   É preciso pensar o que diz.
b)   Wesley Safadão vai  cantar hoje na cidade.
c)   Carlinhos de Jesus vai ensinar a dançar.
d)   Rodrigo Raineri é o primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest.
e)   É preciso sonhar com uma vida melhor.

3-Significado da preposição “sobre”
A)  acerca de, a respeito de            
B)     B) lugar: em cima de, por cima de
A preposição “sobre” aparece várias vezes na letra. Qual o significado dela? A ou B?
A)  acerca de, a respeito de  

4-Encontrar a definição para cada palavra / expressão.
) Valer a pena     (  1 ) Colo    (  2 ) Parceiro   (  3 ) Abrigo
(1) Parte do corpo entre os joelhos e a cintura quando alguém está sentado, regaço.
Na mulher, parte superior do peito, acima dos seios.
(2) informalmente usado para se referir a um amigo, como “cara”, “amigo”, “brother”
Que faz par com outro.
(3) Apoio, amparo
Refúgio.
(4) Merecer um esforço, trabalho.

 De colo: que ainda não anda. “Ele ainda é um bebê de colo”
Colo: carinho, atenção, proteção a alguém. “Me sinto carente, quero um pouco de colo hoje”

 5- Completar as lacunas com as palavras / expressões do exercício anterior (variar gênero e número)
O melhor  colo  sempre é o da mãe.
Tudo na vida tem que valer a pena.
As pessoas sem teto precisam de abrigo no inverno.
E aí, brother, tudo bem?
Minha esposa é minha parceira pra toda vida.
Milhares de meninos e meninas vivem em abrigo pelo mundo.
Os verdadeiros amigos estão para dar colo quando a gente precisa.
“Tudo vale a pena se a alma não é pequena” (Fernando Pessoa)
A casa dos pais é sempre o melhor abrigo.
“Meu coração não é mais abrigo de amores perdidos” (Paulinho da Viola)
Quero um parceiro para jogar cartas mais tarde.



         



terça-feira, 27 de junho de 2017

SIMULADO - VOZES VERBAIS- ATIVA/PASSIVA/REFLEXIVA- OBJETO DIRETO/INDIRETO- QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO

VOZES VERBAIS-  ATIVA/PASSIVA/REFLEXIVA- OBJETO DIRETO/INDIRETO- QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO

1 – (MACKENZIE) – Transpondo-se para a voz passiva analítica a oração. O menino ia assinalando as respostas numa folha, obtém-se a forma verbal:
a)     Foram assinaladas.
b)    Tinham sido assinaladas.
c)     Iam sendo assinaladas.
d)    Eram assinaladas.
e)     Seriam assinaladas.

2 – (FUVEST) – A ferida foi reconhecida grave.
                                                                       Machado de Assis. A causa secreta.
A transposição de frase acima para voz ativa está corretamente indicada em:
a)     Reconheceu-se a ferida como grave.
b)    Reconheceu-se uma grave ferida.
c)     Reconheceram a gravidade da ferida.
d)    Reconheceu-se que era uma ferida grave.
e)     Reconheceram como grave a ferida.

3 – (FUVEST) – Se passarmos para a voz ativa a frase: O francês da Willians foi derrotado pela chuva, mantendo tempo e modo verbais, o verbo da frase resultante deverá assumir a forma:
a)     Havia derrotado.
b)    Derrotara.
c)     Derrotou.
d)    Derrotaria.
e)     Derrotava.

4 – (FEI) – Dê a função do se em:
a)     Paralisara-se a outra mão...
O se é pronome apassivador.
b)    Se Maria topasse com um desconhecido...
Conjunção subordinativa condicional.
c)     Depreende-se ter havido uma conversa... -
Pronome apassivador.

5 – (SANTA CASA) – Transpondo para a voz ativa a frase: O processo deve ser revisto pelos dois funcionários, obtém-se a forma verbal.
a)     Deve-se rever.
b)    Será revisto.
c)     Devem rever.
d)    Reverão.
e)     Rever-se-à.

6 – (SANTA CASA) – Transpondo para a voz passiva a oração: O faro dos cães guiava os caçadores, obtém-se a forma verbal.
a)     Guiava-se.
b)    Ia guiando.
c)     Guiavam.
d)    Eram guiados.
e)     Foram guiados.

7 – (OSEC) – Em... uns diziam isto; outros aquilo... colocando-se o verbo na voz passiva, temos:
a)     Tinham dito.
b)    Foi dito.
c)     Era dito.
d)    Seria dito.
e)     Haviam dito.

8 – (MAUÁ) – Passe para a voz:
a)     Ativa: ... de onde não pudessem ser vistos por ele.
De onde ele não os pudesse ver.
b)    Passiva: ... Quando eu já estava barbeando o bandido...
Quando o bandido já estava sendo barbeado por mim.

9 – (MED-TAUBATÉ) – Assinale o item em que há erro na conversão da frase da voz ativa para a voz passiva (com verbos transitivos diretos e indiretos).
a)     São ótimos os livros com que o professor te presenteou.
São ótimos os livros que te foram presenteados pelo professor.
b)    Esta manhã uma jovem deu à luz três gêmeas.
Esta manhã três gêmeas foram dados à luz por uma jovem.
c)     Comunicaram-nos que ele chegaria hoje.
Foi-nos comunicado que ele chegaria hoje.
d)    Cientificamo-lo de que chegaríamos hoje.
Ele foi cientificado por nós de que chegaríamos hoje.
e)     Avisaram-no dos perigos (ou avisaram-lhe os perigos).
Ele foi avisado dos perigos (ou foram-lhe avisados os perigos).

10 – (ENG. ITAJUBÁ) – Transforme segundo o modelo:
--- Foi socorrido por amigos.
--- Amigos socorreram-no.
a)     Foste ajudado por muitos.
Muitos te ajudaram.
b)    Fomos aconselhados pelos mestres.
Os mestres nos aconselharam.

11 – (MED. POUSO ALEGRE) – Todos os verbos abaixo estão na voz passiva, exceto:
a)     Os portões foram fechados pelo faxineiro.
b)    Não se encontram mais artigos bons.
c)     Os livros foram comprados pelo aluno.
d)    Até domingo ela já terá chegado.
e)     Os documentos foram encontrados.

12 – (VIÇOSA) – A passiva sintética está correta em todos os itens, exceto.
a)     Fala-se, aqui, uma bela língua.
b)    Assistiu-se o enfermo com desvelo.
c)     Procedeu-se à verificação de aprendizagem.
d)    Ouviu-se um barulho estranho.
e)     Abriu-se uma clareira naquela mata.

13 – (FEI) – Transformar a voz passiva analítica em passiva sintética, conservando o modo e o tempo.
Modelo: Foi vendida a casa. Vendeu-se a casa.
Hoje não são mais feitos carros como antigamente.
Hoje não se fazem mais carros como antigamente...

14 – (MACKENZIE) – Assinale a única alternativa em que há agente da passiva.
a)     Nós seremos julgados pelos nossos atos.
b)    Olha essa terra toda que se habita dessa gente sem lei, quase infinita.
c)     Agradeço-lhe pelo livro.
d)    Ouvi a notícia pelo rádio.
e)     Por mim, você pode ficar.

15 – (MED. CATANDUVA) – Assinale a alternativa errada:
a)     Creio que hão de existir razões.
b)    Ouviram-se lindas melodias.
c)     Amanhã vai fazer dois anos que eles vieram ao Brasil.
d)    Assistiu-se a dois bons espetáculos.
e)     Nenhumas das anteriores.

16 – Na frase de Machado de Assis: Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros e acabou recitando-me versos, os pronomes destacados exercem função sintática, respectivamente, de:
a)     Objeto indireto e objeto indireto
b)    Objeto indireto e objeto direto.
c)     Objeto direto e objeto direto.
d)    Objeto direto e objeto indireto.
e)     Objeto direto e sujeito de infinitivo.

17 – Nas frases de Machado de Assis: Um dia apareceu por ali vendendo-se por médico e José Dias deixou-se estar calado, suspirou e acabou confessando que não era médico, a palavra se exerce função sintática, respectivamente, de:
a)     Objeto indireto e objeto direto.
b)    Objeto direto e objeto direto.
c)     Objeto direto e sujeito de infinitivo.
d)    Adjunto adnominal e objeto direto.
e)     Adjunto adnominal e objeto indireto.

18 – Leia o trecho de Machado de Assis: Quando meu pai morreu, a dor que o pungiu foi enorme, disseram-me, não me lembra. Minha mãe ficou-lhe muita grata e não consentiu que ele deixasse o quarto da chácara; ao sétimo dia, depois da missa, ele foi despedir-se dela.
O pronome me exerce função sintática, respectivamente, de:
a)     Objeto indireto e objeto indireto.
b)    Objeto direto e objeto indireto.
c)     Objeto indireto e objeto direto.
d)    Objeto direto e objeto direto.
e)     Objeto direto e adjunto adnominal.

19 – Os pronomes lhe e se são, respectivamente:
a)     Adjunto adnominal e objeto direto.
b)    Complemento nominal e objeto direto.
c)     Complemento nominal e partícula de realce.
d)    Objeto indireto e parte integrante do verbo.
e)     Complemento nominal e parte integrante do verbo.

20 – (MED. ITAJUBÁ) – Todas as frases estão na voz passiva, exceto:
a)     Fazia-se a relação dos livros novos.
b)    Estuda-se novo processo de irrigação.
c)     Trata-se sempre do mesmo problema.
d)    Projetava-se um grande frigorífico.
e)     Arrisca-se a vida por tão pouca coisa.

21 – Associe pelo código:
1 – Voz ativa.
2 – Voz passiva.
3 – Voz reflexiva.
a)     ( 2 ) Os maus serão sempre temidos ou odiados.
b)    ( 1 ) Os tropeiros carregaram as mulas.
c)     ( 2 ) A cidade foi sitiada pelo inimigo.
d)    ( 2 ) A cidade esteve sitiada pelo inimigo.
e)     ( 2 ) A cidade ficou sitiada pelo inimigo.
f)      ( 1 ) Sitiaram a cidade.
g)     ( 2 ) A cidade seria sitiada.
h)    ( 1 ) O diretor se impacientava sem razão.
i)       ( 1 ) Nós nos afastaremos imediatamente.
j)       ( 3 ) Dulce traiu-se.
k)     ( 2 ) Dulce foi traída pelos gestos.
l)       ( 1 ) Contar-te-ei, agora, os fatos.
m)  ( 2 ) Talvez as provas sejam corrigidas ainda hoje.
n)    ( 1 ) O sol se erguia no horizonte.

22 – (MED. TAUBATÉ) – Na frase: Encontraram-se os livros indicados nas livrarias, assinalar o sujeito:
a)     Nas livrarias.
b)    Os livros indicados.
c)     Sujeito indeterminado.
d)    Não existe sujeito.
e)     Sujeito oculto.

23 – (BRÁS CUBAS) – Assinale a alternativa em que ocorre uma voz passiva pronominal.
a)     Vive-se muito bem no Brasil.
b)    Encerram-se hoje as inscrições.
c)     O menino feriu-se por acaso.
d)    Nenhuma das anteriores.

24 – Assinale a alternativa correta de acordo com o código abaixo, das frases a seguir.
a)     Pronome reflexivo – objeto direto.
b)    Pronome reflexivo – objeto indireto.
c)     Pronome recíproco – objeto direto.
d)    Pronome recíproco – objeto indireto.
e)     Nenhuma das alternativas.
( a ) A verdade é que o marinheiro não se matou.
( b ) Ele arroga-se o direito de intervir.
( b ) O aluno dá-se muita importância.
( c ) Os dois amam-se como irmãos.
( c ) Entreolharam-se com desprezo.
( d ) Eles se deram bofetadas.
( c ) Os chefes cumprimentaram-se friamente.
( b ) Ele se outorga títulos.
( d ) Os professores deram-se provas de amizade.
( d ) Avó e neta queriam-se muito.
( e ) Contavam-se dele coisas muito bonitas.
( e ) Há coisas que melhor se dizem calando.
( a ) A serpente enrola-se na própria cauda.
( e ) Aqui, trabalha-se com prazer.
( a ) O lagarto esconde-se na toca.
( e ) Pedro foi-se embora.
( e ) Verei se posso ir.

25 – Em: Ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, ... a expressão destacada funciona como:
a)     Complemento nominal.
b)    Predicativo do sujeito.
c)     Objeto direto.
d)    Sujeito composto.
e)     Objeto indireto.

Texto para as questões abaixo.
Creio que nem sempre fui egoísta e brutal. A profissão é que me deu qualidades tão ruins.
E a desconfiança terrível que me aponta inimigos em toda a parte!
A desconfiança é também consequência da profissão.
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
Se Madalena me via assim, com certeza me achava extraordinariamente feio.
Fecho os olhos, agito a cabeça para repelir a visão que me exibe essas deformidades monstruosas.
A vela está quase a extinguir-se.
Julgo que delirei e sonhei com atoleiros, rios cheios e uma figura de lobisomem.
Lá fora há uma treva dos diabos, um grande silêncio. Entretanto o luar entra por uma janela fechada e o nordeste furioso espalha folhas secas no chão.
É horrível! Se aparecesse alguém... Estão todos dormindo. Se ao menos a criança chorasse... Nem sequer tenho amizade a meu filho. Que miséria!
Casimiro Lopes está dormindo. Marciano está dormindo. Patifes!

                                                                                                     Graciliano Ramos.

26 – No primeiro parágrafo, o pronome oblíquo me exerce função sintática de:
a)     Objeto indireto.
b)    Objeto direto.
c)     Complemento nominal.
d)    Adjunto adnominal.
e)     Sujeito do infinitivo.

27 – Em: Foi este modo de vida que me inutilizou, o pronome obliquo me exerce função sintática de:
a)     Sujeito de infinitivo.
b)    Complemento nominal.
c)     Adjunto adnominal.
d)    Objeto direto.
e)     Objeto indireto.

28 – Em: Se Madalena me via assim, com certeza me achava extraordinariamente feio, a palavra se é:
a)     Pronome reflexivo.
b)    Parte integrante do verbo.
c)     Conjunção subordinativa condicional.
d)    Partícula de realce.
e)     Objeto indireto.

29 – A oração Se Madalena me via assim ... com verbo na voz passiva, fica:
a)     Se eu era visto assim por Madalena...
b)    Se eu fosse visto assim por Madalena...
c)     Se me vissem assim por Madalena...
d)    Se tivesse sido visto por mim e Madalena...
e)     Se Madalena me tivesse visto assim...

30 – No período Entretanto o luar entra por uma janela fechada e o nordeste furioso espalha folhas secas no chão. A forma verbal espalha na voz passiva passa a ser:
a)     Eram espalhadas.
b)    Foi espalhada.
c)     Foram espalhadas.
d)    Espalhou-se.
e)     São espalhadas.

31 – Em. Por mais que tivessem colocado obstáculos a minha entrada no clube, não o conseguiram, pois minhas credenciais estavam em ordem, colocando-se os verbos na voz passiva, obtêm-se as formas.
a)     Fossem colocados – seria conseguido.
b)    Fosse colocado – será conseguido.
c)     Tivessem sido colocados – será conseguido.
d)    Tivessem sido colocados – seriam conseguidos.
e)     Seriam colocados – seria conseguido.