terça-feira, 19 de dezembro de 2023

RAP: PINÓQUIO - MATÉRIA RIMA (INTÉRPRETES: JOUL E NICOLAS MC) - COM GABARITO

 Rap: Pinóquio

          Matéria Rima (Intérpretes: Joul e Nicolas MC)

A solidão me fez querer ter um filho de verdade
Um sonho bem distante pra tornar realidade
Um velho carpinteiro, de segunda à sexta-feira
Minha cara é construir um boneco de madeira
Vou depositar todo amor e meu carinho
E acreditar não ficarei mais sozinho

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyx9DM5qsiw0z0hlBJ0ff2HGCl7QyFNFL8MUuuWM4sssRkjP9DiNHX0aqcVvVJAgejQq6Gyh6xUidS_oIlcxkMUETjbXcGI9vsx5_rFLolgcMAHECVaByfpJp3AJyO8okW_Ru07omTCVh1QW19AbkjSimMqBh0ydhufnJHn_1_2vmIOtpPPsXmhietwA8/s320/PINOQUIO.jpg


Fé muita fé e deus no coração
O boneco passa a ser menino- oh, que presentão!
Sempre quis vê-lo naquela condição
Meu primeiro passo é vou lhe dar educação
A felicidade era tanta... que transformação!
Foi a minha inspiração pra fazer essa canção

Criado pra espantar a solidão
Madeira, parafuso, peroba e apertão
Alegria, doce, brincadeira, diversão
Sejam bem-vindos ao meu mundo onde não existe o não
Sou dono do meu nariz, assim eu acho e espero
Marionete humana, sorrir é o que mais quero
Fantasia sem ter hora pra acabar
Não é preciso ter asas, se quiser é só voar
Bem que minha consciência me dizia?

vá pra escola Pinóquio que esse mundo aí não vira!

Prometi, sei que prometi nunca mentir
Mas e daí? quem nunca mentiu me diz aí?

Saia dessa vida de mentira, deu sua cota!
Falo pro seu bem, porque você é o que mais importa

Não pense desse jeito, mentira é decepção
Tem a perna muito curta, você cai na confusão
Essa história do nariz crescer sabe que aqui não
O que realmente acontece é dor no coração

Meu mundo é perfeito, pena que você não enxerga isso
Se preocupa demais, Gepeto! deixa disso!
Pra quê? me diz pra que ser verdadeiro?
Se a verdade dói, machuca e fere os sentimentos

Perfeito? a mentira é igual bola de neve
Devasta tudo pela frente, arrasta até quem não deve
Passa por cima da moral e dos bons costumes
O pior mentiroso é aquele que nunca assume

Assumir? eu prefiro é esconder
Omitir não é mentira a vida é assim, fazer o quê?
O que os olhos não veem o coração não sente
Essa verdade de mentira acaba com a sua mente

Saia dessa vida de mentira deu sua cota!
Falo pro seu bem porque você é o que mais me importa
Pode acreditar, só eu posso estar lá
Quando você precisar de alguém pra lhe ajudar

Prometi, sei que prometi nunca mentir
Mas e daí? quem nunca mentiu me diz aí?
Saia dessa vida de mentira deu sua cota
Falo pro seu bem, porque você é o que mais importa

Aí quero vê onde cê vai chegar
Com essa cara de pau a porta vai se fechar
Sabe muito bem o que mais me alegra
Sozinho eu não estou nessa luta, nessa guerra
Pensa que me engana, o mundo não é cabra-cega
Com essas mentiras de calça curta a gente pega
Pega, pega, pega o mentiroso
Que preferiu me deixar menos orgulhoso
Mentindo para mim, pra si mesmo e para os outros
Achando que o mundo é dos mais espertos
Tornando ridículo e antiético
Acorda pra vida, sai desse mundo patético!

Prometi, sei que prometi nunca mentir, mas e daí?
Quem nunca mentiu me diz aí?
Saia dessa vida de mentira deu sua cota
falo pro seu bem
Porque você é o que mais importa

Entendendo o texto

01.  Que situação é apresentada na letra do rap?

A questão da mentira, a negação da realidade e os perigos, problemas que isso pode provocar.

02.  Na letra do rap, há duas vozes que se “entrelaçam”. Você consegue identificá-las?

Há a voz do Gepeto, criador do Pinóquio, e a voz do Pinóquio.

03.  Se você nunca ouviu esse rap nem assistiu a seu videoclipe, como imagina que essas duas vozes se manifestariam durante a performance dos artistas Joul e Nicolas MC?

Resposta pessoal.

      04. Qual é o tema central da música "Pinóquio" interpretada por Joul e Nicolas MC?

          a) Solidão.

          b) Mentira.

          c) Amor.

          d) Fantasia.

      05. Qual figura de linguagem é utilizada na frase "Foi a minha inspiração pra fazer essa canção"?

         a) Metáfora.

         b) Personificação.

         c) Hipérbole.

         d) Antítese.

   06. Que tipo de linguagem é predominante na música?

        a) Formal.

        b) Informal.

        c) Técnica.

        d) Acadêmica.

   07.  Qual é o nome do boneco de madeira mencionado na música?

       a) Gepeto.

       b) Pinóquio.

       c) Marionete.

       d) Nicolas.

    08. Em que parte da música o eu poético fala sobre a construção do boneco de madeira?

       a) "A solidão me fez querer ter um filho de verdade".

       b) "Sempre quis vê-lo naquela condição".

       c) "Criado pra espantar a solidão".

       d) "Bem que minha consciência me dizia?".

   09. Qual é a mensagem que o eu poético tenta transmitir ao boneco Pinóquio?

      a) Ser verdadeiro.

      b) Não ir para a escola.

      c) Voar sem asas.

      d) Ignorar a solidão.

10.   Que expressão sugere que o mundo perfeito do eu poético é ilusório?

     a) "Meu mundo é perfeito".

     b) "Pode acreditar, só eu posso estar lá".

     c) "Perfeito? a mentira é igual bola de neve".

     d) "O que os olhos não veem o coração não sente".

    11. Em qual trecho o eu poético menciona a dificuldade de assumir a verdade?

      a) "Assumir? eu prefiro é esconder".

      b) "Prometi, sei que prometi nunca mentir".

      c) "O que realmente acontece é dor no coração".

      d) "Saia dessa vida de mentira deu sua cota".

  12. Que tipo de linguagem é característico nos versos que criticam a mentira?

      a) Poética.

      b) Coloquial.

      c) Erudita.

      d) Figurativa.

13.  Qual é a gíria utilizada para se referir ao mundo da mentira no último verso?

       a) Cabra-cega.

       b) Patético.

       c) Cara de pau.

      d) Mundo perfeito.

Parte superior do formulário

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário