domingo, 3 de dezembro de 2023

NOTÍCIA: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, JUVENTUDE E ESPORTES - COM GABARITO

Notícia: SECRETARIA DA EDUCACAO, JUVENTUDE E ESPORTES

Tocantins

Governo do estado

Praça dos Girassóis, Esplanada das Secretarias. S/N

Palmas – Tocantins – CEP 77.001.910

Edital N°01, de 20 de fevereiro de 2020.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhckLd-S5DPzxWHik2g07jCmGjmKIHBD6LSUrcPZNEWpKT8Os9fDFiq8LA1b9MTVZ5w9DivORTg-OEPczht7P79Uxx7NL2LiD66T8U-lCfmaNsaVJWtCgjnrZ-YjdNssIaxEdo2R4NO-M-Km6E_J1LWuiT5lQB9pmrE1ypeCCkgDRsk74-Wlyn81b9eLE/s1600/reda%C3%A7%C3%A3o.jpg


CONCURSO DE REDAÇÃO “BRASÍLIA 60 ANOS DE PROGRESSO"

        A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito federal — SETUR, torna público o Programa de Turismo Cívico-Pedagógico: Brasília Nossa Capital com o Concurso de Redação "Brasília 60 anos de progresso" que visa reconhecer e premiar textos produzidos por estudantes do Ensino Médio, regularmente matriculados na Rede Estadual de Ensino do Tocantins, conforme os termos estabelecidos neste Edital.

CAPITULO I

Do Objeto

        Art.1° 0 Concurso de Redação tem como objetivo principal conhecer e valorizar a História de Brasília, desde a sua fundação até os nossos dias, considerando a sua importância para o desenvolvimento do Brasil, especialmente a região central do País.

        Art.2° As produções serão para alunos do Ensino Médio na categoria Artigo de Opinião. Os alunos serão orientados por um professor de sua escola, em efetivo exercício em sala de aula em 2020.

        Art.3° São pré-requisitos:

        I – Elaboração do texto escrito em sala de aula sob a supervisão do professor orientador responsável pelo estudante;

        II – Apresentação da redação:

a)   em uma única folha com pauta;

b)   manuscrita a caneta;

c)   mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas incluindo o título;

d)   gênero textual: Artigo de Opinião

e)   os textos ilegíveis ou com rasuras serão automaticamente desclassificados.

Parágrafo único: As redações deverão ser inéditas, produzidas em consonância com a norma culta da Língua Portuguesa.

CAPITULO II

Das Estratégias Pedagógicas de Produção

        Art. 4° As Unidades Escolares participantes desenvolverão estratégias pedagógicas, conforme o disposto a seguir:

        I – Incentivar pesquisas para conhecer a história de Brasília e sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil;

        II – Desenvolver atividades que despertem a consciência sobre a importância de Brasília como Capital Federal;

        III – Promover momentos de produção e correção de textos (gênero: artigo de opinião).

CAPITULO III

Das Etapas do Concurso

        Art. 5° O Concurso será realizado em três etapas:

        I – Primeira etapa: Unidades Escolares

        Nessa fase, a Unidade Escolar promoverá momentos para que o professor desenvolva estratégias pedagógicas para a produção textual em sala de aula.

        É de responsabilidade da escola, constituir uma Comissão Julgadora para selecionar as 3 (três) melhores redações, que serão encaminhadas, em arquivo digital, à Diretoria Regional de Educação.

        II – Segunda etapa: Diretorias Regionais de Educação

        Nessa fase, a Diretoria Regional de Educação receberá apenas 3 (três) textos de cada Unidade Escolar de sua jurisdição. Para a escolha das 3 (três) melhores redações, a DRE constituirá uma Comissão Julgadora Regional. Os textos selecionados serão encaminhados, em arquivo digital, à Secretaria de Educação, Juventude e Esportes no endereço uteppee@seduc.gov.br.

        III – Terceira etapa: Secretaria da Educação, Juventude e Esportes

        Nessa fase, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes receberá apenas 3 (três) textos de cada Diretoria Regional de Educação. A melhor redação do Estado do Tocantins será selecionada por meio de uma Comissão Estadual composta por técnicos desta Pasta.

CAPITULO IV

Das Comissões Julgadoras

        Art. 6° Às comissões julgadoras compete desclassificar as redações que não estiverem em consonância o previsto neste edital, especificamente quando:

        I – houver a comprovação de plágio;

        II – o gênero textual trabalhado não atender ao constante no pré-requisito;

        III – utilizar palavras natureza pornográfica, preconceituosa e ou racista bem como de caráter político partidário;

        IV – fugir ao tema proposto neste edital.

CAPITULO V

Da Premiação

        Art. 6° 0 estudante, autor do melhor texto, e o seu professor orientador serão premiados com uma viagem para passar um final de semana em Brasília, por ocasião do aniversário da Capital Federal.

        Parágrafo Único: As passagens aéreas, os vouchers de traslados, bem como hospedagem e alimentação são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal — SETUR.

        [...]

 TOCANTINS. Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. Edital n° 1, de 20 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/493991/.  Acesso em: 9 jul. 2020.

Fonte: Práticas de Língua Portuguesa/Faraco, Moura, Maruxo. – 1.ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. p. 253-255.

Entendendo a notícia:

01 – Considerando a leitura do edital, responda em seu caderno: que impressões você teve sobre sua forma de organização textual e suas possíveis finalidades comunicativas?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A organização textual revela uma característica do gênero que é a necessidade de expor as informações de forma clara, concisa e hierarquizada. Quanto às finalidades, trata-se de um texto cuja finalidade é a divulgação pública de um processo seletivo que pode interessar a uma dada comunidade.

02 – Para que seja válido, um edital deve ser publicado no Diário Oficial da União ou em outro jornal de grande circulação, por isso sua organização tem as características dos textos legais.

a)   A estrutura do edital é composta de algumas divisões específicas, como capítulos, artigos e parágrafos. Considerando o texto lido, qual é a função delas? Caso tenha dúvidas sobre a função dessas divisões, pesquise em sites confiáveis para responder à questão.

Resposta pessoal do aluno.

b)   Como a organização do texto contribui para o entendimento do que ele propõe?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Cada capítulo trata de um ponto de regulação do concurso.

a)   Em seu caderno, faça um resumo do que apresenta cada capítulo. Para isso, procure identificar, no edital, a palavra-chave de cada um deles.

Resposta pessoal do aluno.

b)   Verifique, no seu resumo, se essa palavra-chave ou outra próxima dela, como uma derivação, foi usada.

Resposta pessoal do aluno.

c)   Considerando suas observações no item b, levante uma hipótese para explicar destaques como esse no edital, considerando a função de textos dessa natureza.

Resposta pessoal do aluno.

04 – Pense sobre a promoção do concurso. 

a)   Qual é a função das escolas na promoção desse concurso?

As escolas são responsáveis por orientarem as pesquisas sobre Brasília, tema do concurso, e pela organização de aulas sobre o gênero textual a ser produzido pelos candidatos: o artigo de opinião.

b)   Por que a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal, promoveram um concurso de redação com as características sinalizadas no edital?

A proposta é incentivar o estudo da língua portuguesa e de História possibilitando uma premiação.

c)   Na sua opinião, qual é a importância das comissões julgadoras do concurso?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Uma comissão julgadora, que deve seguir as normas já divulgadas no edital, permite um julgamento transparente do processo.

05 – A linguagem do edital é objetiva ou subjetiva? De que forma ela atua na compreensão do texto?

      A linguagem é objetiva, permitindo que o texto seja livre de ambiguidades, o que poderia gerar confusão na compreensão e prejudicaria a clareza em relação às etapas e normas do concurso.

     

 


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