sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

ARTIGO DE OPINIÃO: A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR - ANA REGINA CAMINHA BRAGA - COM GABARITO

 ARTIGO DE OPINIÃO: A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR

                                                  Ana Regina Caminha Braga                      

Você já reparou no seu filho brincando? Em como ele consegue resolver os mais variados tipos de situações usando apenas a imaginação? É no ato de brincar que as crianças desenvolvem diversas capacidades. Quem não lembra, de quando era criança, das brincadeiras que fazia? Brincar de esconde-esconde, alerta, cabra-cega, lenço-atrás e amarelinha? Estas e outras brincadeiras auxiliam as crianças na descoberta de si e do mundo.  Ao longo do tempo e com os avanços tecnológicos, brinquedos e brincadeiras foram mudando, mas o prazer da criança em brincar é o mesmo. E é de extrema importância que nós, educadores, levemos a sério tal ato, não só para um melhor processo de aprendizagem das crianças, mas também para sua evolução como seres humanos.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-UVdFbXPEQrxlcqbnuY1plpLORhwNIwsfpvJjwO-bd6lzX6ohtZWnfdT3gAO4pb85UKG8Fg2r73e6IW9raj9iI0qwN_-CLB1uhfJykyqWQiOwJT6IH602Gok6XCAzJO0ybvWErwPGTC3eo2KMFcOdUvLSRI1guVAmLalhyraiAdVs9KTndZ2dua1mWRk/s320/BRINCADEIRAS.jpg


Nosso papel é orientar esse processo, com projetos que ajudem no desenvolvimento e nas habilidades específicas de cada faixa etária.  A brincadeira não é o objeto em si, mas um conjunto de estratégias e habilidades que possibilitam às crianças experiências que revelam o mundo e as desenvolvem para o futuro. Enquanto brincam, elas exercem determinadas funções sociais, pois no interior de uma brincadeira ela acaba distinguindo vários tipos de reação grupal, estimando as consequências agradáveis ou desagradáveis que eles acarretam. O ato de brincar tem um papel fundamental para o desenvolvimento biopsicossocial da criança. É nesse momento que ela se desenvolve, explora característica de personalidade, fantasias, medos, desejos, criatividade e elabora o mundo exterior a partir de seu campo de visão.

A criança precisa experimentar, ousar, tentar, conviver com as mais diversas situações. Brincar com outras crianças, com adultos, com objetos, com o meio. A brincadeira individual também é algo importante, mas brincando com o outro a criança desenvolve seu convívio social. As crianças necessitam de brinquedos e brincadeiras que favoreçam seu desenvolvimento, suas habilidades motoras, coordenação grossa e fina, estruturação espaço temporal e lateralidade. Nossos pequenos estão em uma fase de descoberta, a brincadeira caracteriza vínculo importante com o seu meio social, seus familiares e amigos, e é desse convívio com o outro que a criança começa a formar sua ideia de mundo.

BRAGA, Ana Regina Caminha. A importância de brincar. Notícias do Dia. 25 fev. 2017.

Disponível em: <https://ndmais.com.br/opiniao/artigo/a-importancia-de-brincar/>. Acesso em: 27 fev. 2020.

Vocabulário:

Biopsicossocial: que diz respeito a características biológicas, psicológicas e sociais.

Habilidade motora: capacidade de realizar movimentos.

Vínculo: laço, ligação.

Entendendo o texto

01. Qual é o objetivo principal do artigo "A Importância de Brincar"? 

      a. Destacar a evolução dos brinquedos ao longo do tempo.

b. Argumentar sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

c. Apresentar uma lista de brincadeiras tradicionais. 

d. Analisar os avanços tecnológicos na educação infantil.

     02. O que as brincadeiras mencionadas no artigo, como esconde-esconde e amarelinha, ajudam as crianças a fazer?

         a. Desenvolver habilidades tecnológicas.

         b. Explorar características de personalidade.

         c. Melhorar a coordenação grossa e fina.

         d. Estabelecer vínculos com a realidade virtual.

     03.  Como o autor descreve o papel dos educadores em relação ao brincar?

         a. Como observadores passivos.

         b. Como interferências negativas.

         c. Como orientadores do processo de aprendizagem.

         d. Como responsáveis por limitar as brincadeiras.

    04. O que é destacado como essencial para o desenvolvimento biopsicossocial da criança no artigo?

         a. A exclusividade de brincadeiras individuais.

        b. A utilização de tecnologia durante as brincadeiras.

        c. A experimentação e convivência em diversas situações.

        d. A limitação do tempo dedicado ao brincar.

    05. Como as crianças exercem funções sociais durante as brincadeiras, de acordo com o artigo?

         a. Desenvolvendo habilidades motoras.

         b. Estimando consequências agradáveis ou desagradáveis.

         c. Limitando a interação com outros colegas.

        d. Ignorando o impacto das brincadeiras no convívio social.

     06. Qual é o ponto de vista do autor sobre o uso de brinquedos e brincadeiras na fase de descoberta das crianças?

        a. Desencorajar o uso de brinquedos para promover independência.

         b. Favorecer o desenvolvimento por meio de brinquedos e brincadeiras.

         c. Restringir o acesso das crianças a brinquedos para evitar distrações.

        d. Priorizar atividades acadêmicas em detrimento do brincar.

     07. Por que a brincadeira com outras crianças é destacada como importante no artigo?

        a. Para promover a competição entre os pequenos.

        b. Para desenvolver o convívio social da criança.

        c. Para evitar o desenvolvimento de habilidades sociais.

        d. Para limitar a criatividade individual.

     08. O que a brincadeira individual contribui para o desenvolvimento da criança, segundo o artigo?

         a. Desenvolvimento de habilidades motoras.

         b. Estimulação da criatividade.

         c. Limitação do convívio social.

         d. Redução da coordenação grossa.

   09. Quais são as áreas específicas do desenvolvimento infantil mencionadas no artigo?

         a. Desenvolvimento econômico e político.

         b. Estruturação espaço temporal e lateralidade.

         c. Competências linguísticas e matemáticas.

         d. Exclusivamente habilidades cognitivas.

   10.  De acordo com o artigo, qual é o resultado do convívio da criança com o meio social, familiares e amigos durante as brincadeiras?

         a. Isolamento social.

        b. Desinteresse em relação ao mundo exterior.

        c. Formação da ideia de mundo pela criança.

        d. Redução da criatividade.

 

 

 

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