terça-feira, 19 de dezembro de 2023

POEMA: CANÇÃO PEREGRINA - GRAÇA GRAÚNA - COM GABARITO

 POEMA: CANÇÃO PEREGRINA

               Graça Graúna

I
Eu canto a dor
desde o exílio
tecendo um colar
muitas histórias
e diferentes etnias

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-HFJuR-a-klDpzJk3UK5UIUpN4Pw1sLxnHMiQYX9c5xwHCn-kvt-F_VRc6KaSUXq8SbtohoTkTX4BRvZ6zvB_vetpWmEkpAk1bv6YNNOaS1tQ1uS1nYFchjSFD4E0JCRENDTtmbBh5PqC8kSgNFUrTpjxw4goj-CtZSJc5ZXsJkO7Mb8NokoNC_8esT4/s1600/COLAR.jpg


II
Em cada parto
e canção de partida,
à Mãe Terra peço refúgio
ao Irmão Sol, mais energia
e à Irmã Lua peço licença poética
para esquentar tambores
e tecer um colar
de muitas histórias
e diferentes etnias.

III
As pedras do meu colar
são história e memória
são fluxos de espírito
de montanhas e riachos
de lagos e cordilheiras
de irmãos e irmãs
nos desertos da cidade
ou no seio da floresta.

IV
São as contas do meu colar
e as cores dos meus guias:
amarela
vermelha
branco
negro
de Norte a Sul
de Leste a Oeste
de Ameríndia
ou de LatinoAmérica
povos excluídos.

V
Eu tenho um colar
de muitas histórias
e diferentes etnias.
Se não me reconhecem, paciência.
Haveremos de continuar gritando
a angústia acumulada
há mais de 500 anos.

VI
E se nos largarem ao vento?
Eu não temerei,
não temeremos,
pois antes do exílio
nosso irmão Vento
conduz nossas asas
ao círculo sagrado
onde o amálgama do saber
de velhos e crianças
faz eco nos sonhos
dos excluídos.

VII
Eu tenho um colar
de muitas histórias
e diferentes etnias.

Exploração do texto

01. Após a leitura do poema, reflita:

a)   qual é o principal assunto do texto?

A união entre diferentes etnias, que viveram histórias semelhantes.

b)   como o eu poético se apresenta?

O eu poético apresenta-se como alguém que expressa a dor dos que se sentem excluídos há mais de 500 anos.

02.  Uma das imagens recorrentes no poema de Graça Graúna é a do colar.

a)   Em sua opinião, o que esse objeto representa no contexto do poema?

Possibilidade: O colar representa a união dos excluídos.

b)   E as contas do colar?

As contas do colar podem representar as pessoas, os povos da Terra, as diferentes etnias que se juntam como contas para formar um colar.

03.  Alguns elementos da natureza são personificados no poema.

a)   Quais são esses elementos?

A Terra, o Sol, a Lua e o Vento.

b)   De que forma é construída essa personificação?

O eu poético estabelece relações familiares pessoais com a natureza como “Irmão Sol”, “Irmã Lua”, “Irmão Vento” e “Mãe Terra”.

04.  As contas do colar são de quatro cores diferentes: amarela, vermelha, branca e negra.

a)   Em sua opinião, a que essas cores poderiam ser relacionadas no contexto do poema?

Resposta pessoal.

b)   No poema, como o eu poético entende a relação entre essas quatro cores?

As cores se completam, ajudam a constituir o colar, assim como deve ser a união entre as etnias e entre os povos.

05. Há no poema referências ao começo e ao fim da vida.

a)   Em que versos isso ocorre?

“Em cada parto e canção de partida”.

b)   De que modo o eu poético diz reagir a esses momentos?

O eu poético pede à natureza refúgio e energia.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário