quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

CRÔNICA: PROMESSAS ANGELICAIS - WALCYR CARRASCO - COM GABARITO

 Crônica: Promessas Angelicais

               Walcyr Carrasco 

 CONTO OU NÃO CONTO? Pois bem, digo. Neste ano prometo perder a barriga. Posso até visualizar o sorriso descrente de quem estiver lendo estas bem traçadas linhas. Falo da minha barriga há tempos. Prometer, nunca prometi. 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9irYnAUlubivgZsctvvyzkN1hTzJcFW_v58KhUNxBBwNnFKtkbju47n1ccaOets5DX9IT8AJPbAtvHtUcIUUOzU4wVLq295Av1IpJXx9MnPAdKpjsE614LreeUFABG_ooKu2iP2M_dLXxBWUgauZhVhiL7IqngEgJIV4gk2B5kulWLJsRMDNkc7dRWdA/s320/NATAL.jpg


O caso é o seguinte: todo final de ano enfio o pé na jaca. Vou a festas. Devoro pernis, bacalhoadas, tênderes, arroz com passas, lentilha com linguiça (a lentilha é para dar sorte, a linguiça porque é bom mesmo). Esbaldo-me como se estivesse próximo do Juízo Final. Desta vez, foi pior ainda. Afinal, havia boa possibilidade de que o Juízo Final acontecesse. Desde criancinha ouço falar nisso. Para que fazer regime, se o mundo podia acabar no réveillon?. O resultado é visível: minha barriga ultrapassou todos os limites. Seja dita a verdade. A gula é o único pecado que vem com o castigo junto. Fiz outras promessas. Uma delas é fugir de tudo que é "alternativo". Passei as últimas décadas reverenciando essa palavra. Cada vez que comia um prato de broto de feijão em um restaurante "alternativo", eu me sentia mais saudável. Quantas vezes tomei suco de couve pela manhã? Confesso: até macrobiótica tentei. Tudo começou quando estive em um restaurante do tipo. O dono me garantiu que se tornara um homem equilibrado e sem ansiedades. Passei dez dias comendo arroz integral. Depois dessa fase radical, incluí bardana e peixe no cardápio. No final do primeiro mês tive uma inequívoca experiência extra-sensorial. Estava deitado, de olhos abertos, quando um hambúrguer-salada flutuou na minha frente. Estiquei os maxilares, pronto para abocanhar a delícia. Ao morder, quase perdi a língua. A visão etérea do hambúrguer se desfez. Saí pela madrugada atrás de uma lanchonete. Comi três hambúrgueres e quase fui parar no hospital. Recentemente li uma reportagem sobre as propriedades do dry martíni. Sim, ele é antioxidante. Combate os radicais livres. Pesquisa científica. E o vinho tinto? É bom para o coração, dizem. Enquanto eu comia bardana e tomava chá de jasmim, os desregrados é que se davam bem! Sinto arrepios ao ouvir falar em "alternativo". Prometo tirar a diferença neste milênio.

Vou ler todos os romances policiais e ouvir as músicas bregas a que tenho direito. O caso é que adoro um bom policial, mas meus amigos vivem dizendo que um intelectual deveria estar se abastecendo de livros mais sérios. E sou louco por boleros. Quem vai a minha casa mexe em meus CDs e suspira. Dizem que não há nada que preste. Não há. Mas eu gosto. E se eu gosto, presta. Pelo menos para mim. Fica mal para um intelectual, eu sei. Talvez eu desista de ser intelectual, mas não dos boleros.

Quero me transformar em um homem bom. Um anjo. Prometo, com todas as minhas forças, nunca mais falar mal de mulheres ao volante. A estatística demonstra que elas sofrem menos acidentes. Pensarei nisso cada vez que pedir passagem e uma delas me cortar pela direita. Elevarei meus olhos, pensando: "Perdoai-as, elas não sabem o que fazem". Terei a mesma atitude perante os motoqueiros. Quando cinco ou seis deles cruzarem em diagonal na minha frente, batendo no meu espelho e me xingando, manterei um sorriso harmônico no rosto. Nem pensarei que a CET deveria dar duro em cima deles. Mas que estão trabalhando e por isso têm o direito de transformar as pistas em uma loucura. Não sou bom? Durante os engarrafamentos, procurarei manter a calma. Farei meditação transcendental cada vez que a 23 de Maio ficar paralisada.- Talvez um dia o carro saia levitando.

Finalmente, eis minha última promessa. É séria. Quero perder o ranço de esquerda. Passei toda a minha vida analisando cada fato dentro do seu contexto. Arre! Cada vez que via um mendigo, decidia não ajudar porque o problema, afinal, é da sociedade como um todo. Da distribuição de renda. Do... Se explicasse tanta responsabilidade social ao pedinte, acho que levaria uns tapas. Outro dia, no semáforo, apareceu uma senhora com um bebê. Dei a esmola e me senti bem. Pronto. Que teoria resolveria a vida dela?

Com tudo isso, eu me sentirei um anjo. O anjo carrasco. Soa bem. Eu gosto. Quem sabe?

Entendendo o texto

Temática Principal:

01. Qual é a promessa mais enfatizada pelo autor no início da crônica?

     A) Perder a barriga.

     B) Evitar alimentos alternativos.

     C) Ler romances policiais.

     D) Tornar-se um homem bom.

Linguagem Utilizada:

02. Como o autor se refere ao seu hábito de comer em festas de fim de ano?

      A) Descontrolado.

     B) Equilibrado.

     C) Radial.

     D) Alternativo.

Foco Narrativo:

03. Por que o autor decide não fazer regime no final do ano mencionado?

    A) Porque estava de dieta.

    B) Porque havia a possibilidade do Juízo Final.

    C) Porque queria ganhar peso.

    D) Porque não gostava de festas.

Enredo e Desenvolvimento:

04. O que aconteceu com o autor após tentar uma dieta alternativa com arroz integral e bardana?

    A) Experimentou uma experiência extra-sensorial.

    B) Desistiu de fazer dieta.

    C) Ficou mais saudável.

    D) Virou vegetariano.

Reflexão sobre Escolhas Pessoais:

05. Qual é a atitude do autor em relação ao rótulo "alternativo" no final da crônica?

    A) Aceitação.

    B) Ressentimento.

    C) Desprezo.

    D) Indiferença.

Preferências Culturais:

06. O que o autor afirma gostar, mesmo sendo criticado pelos amigos?

     A) Livros sérios.

     B) Boleros.

    C) Músicas bregas.

    D) Romances policiais.

Promessas e Transformações Pessoais:

07. O que o autor promete nunca mais fazer em relação às mulheres ao volante?

     A) Ignorá-las.

     B) Criticá-las.

     C) Ajudá-las.

     D) Desrespeitá-las.

Comportamento durante Engarrafamentos:

08. Como o autor planeja reagir nos momentos de trânsito congestionado?

    A) Ficar irritado.

    B) Praticar meditação transcendental.

   C) Xingar os outros motoristas.

   D) Acelerar agressivamente.

Reação do Autor diante de Situações Cotidianas:

09. Como o autor se sentiu ao dar esmola para uma senhora com um bebê no semáforo?

    A) Arrependido.

    B) Desconfortável.

    C) Bem.

    D) Indiferente.

Transformação Pessoal e Conclusão:

10. Qual é a última promessa feita pelo autor na crônica?

     A) Tornar-se vegetariano.

     B) Perder o ranço de esquerda.

     C) Manter a calma no trânsito.

     D) Ler mais romances policiais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário