quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

POEMA: PERDI MALETA CHEIA DE NUVENS - ROSEANA MURRAY - COM GABARITO

Poema: Perdi maleta cheia de nuvens
              Roseana Murray             


Perdi maleta cheia de nuvens
e de flores,
maleta onde eu carregava
todos os meus amores embrulhados
em neblina.

Perdi essa maleta em alguma esquina
de algum sonho
e desde então eu ando tristonho
sem saber onde pôr as mãos.

Se andando pelas ruas
você encontrar a tal maleta,
por favor, me avise em pensamento
que eu largo tudo e vou correndo...

Roseana Murray. Classificados Poéticos. Belo Horizonte, Minguilim, 1988. 
Fonte: Livro – Ler, entender, criar – Português – 6ª Série – Ed. Ática, 2007 – p. 94.

Entendendo o poema:

01 – Esses versos foram tirados de um livro chamado Classificados poéticos. É nos jornais que costuma haver uma seção de anúncios classificados. Na sua opinião, um jornal publicaria um anúncio como esse? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – As palavras que foram destacadas são pronomes. Copie-os no caderno e classifique-os em pessoais (reto, oblíquos, de tratamento), possessivos, indefinidos, demonstrativos.
      Eu: pessoal reto; Meus: possessivo; Essa: demonstrativo; Alguma, algum, todos, tudo: indefinidos; Você: pessoal de tratamento; Me: pessoal oblíquo.

03 – Lendo os versos, temos a impressão de que a poeta se dirige a alguém. Quais pronomes permitem ao leitor essa impressão?
      Eu (a pessoa que fala); você (a pessoa com quem se fala).

04 – Quais pronomes reforçam a ideia de incerteza quanto ao lugar onde a maleta foi perdida?
      Alguma, algum.

05 – Por que foi usado o pronome essa no sexto verso?
      Porque a poeta se refere a uma maleta já mencionada anteriormente.

06 – Que expressão a poeta usou mais adiante para não repetir o pronome demonstrativo essa?
      A tal.

07 – Releia estes versos: "Perdi maleta cheia de nuvens / e de flores".
a)   Quantos verbos há nesses versos? Quais são?
Possui um verbo, “Perder”.

b)   Esses versos são formados por um período simples ou composto?
Período simples.

c)   Classifique o verbo PERDER quanto à transitividade.
O verbo é transitivo direto.

d)   Qual é o complemento desse verbo? Como se chama esse tipo de complemento?
O complemento verbal, também chamado de objeto direto, é: cheia de nuvens e de flores.


2 comentários: