Poesia: MEIO-DIA
Vera Beatriz Sass
É
meio-dia
no meio do mundo
balões verdes
balões vermelhos
cirandam com os raios de sol
coloridos, dispersos
refletidos nos vitrais
das igrejas.
no meio do mundo
balões verdes
balões vermelhos
cirandam com os raios de sol
coloridos, dispersos
refletidos nos vitrais
das igrejas.
Será o meio do mundo
no país dos egípcios
ou na Montanha Meru
dos hindus?
Bate meio-dia
no relógio solar
da capital da China,
abre-se o portão dos deuses
na Babilônia.
É meio-dia
no meio do mundo
no friozinho da barriga
do menino da rua.
Gata cigana. Erechim: Edelbra, 1991. p. 12.
Fonte: Livro-
PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série –
Atual Editora – 2002 – p. 35-6.
Entendendo a poesia:
01 – Há, na poesia, uma
oração que se repete duas vezes e que é responsável pela indicação do tempo em
que ocorrem as ações verbais.
a)
Qual é essa oração?
É meio-dia.
b)
Ela apresenta sujeito? Em caso afirmativo,
classifique-o.
Não, é uma oração sem sujeito.
c)
Que diferença sintática ocorre entre a oração
apontada no item a e esta:
“Bate meio-dia / no relógio solar / da capital da China”?
Na oração “Bate meio-dia”, o sujeito é meio-dia.
02 – A palavra meio é empregada nesse texto com
dois sentidos. Qual é o sentido dela nas expressões:
a)
Meio-dia?
Metade (metade do dia).
b)
Meio do mundo?
Centro (centro do mundo).
03 – O poema tem como
personagem um menino de rua. O meio-dia provoca nele reações interiores e
exteriores.
a)
Que efeitos de luz o meio-dia provoca nos
vitrais das catedrais?
Cria cores e formas.
b)
Por que esses efeitos são associados pelo
menino a balões coloridos?
Porque, assim como a luz, também os balões possuem cor, forma,
leveza.
04 – Quanto às sensações
internas do menino:
·
Que palavra dos últimos versos está em
oposição ao calor dos raios de sol
do mundo exterior?
O friozinho da barriga.
·
Essa palavra indica que o menino está tendo
que tipo de sensação?
Fome.
05 – Nos primeiros versos,
ao afirmar que “É meio-dia / no meio do mundo”, o eu lírico faz referência ao
tempo e ao espaço.
a)
Supor que também seja meio-dia em diferentes
partes do mundo é um pensamento lógico ou é imaginação do menino?
É imaginação infantil.
b)
Que lugar é o “meio do mundo” para o
menino?
Para ele, o meio do mundo é o meio da rua.
06 – Concluindo esse estudo,
assinale as afirmativas corretas:
a)
A poesia cria um jogo de tempo e espaço a
partir das expressões “meio-dia” e “no meio do mundo”.
b)
A poesia trabalha com oposições, como entre o
“friozinho” da barriga do menino e os raios de sol do meio-dia; entre a
triste realidade da fome e o alegre mundo de imaginação da criança.
c)
Na construção da poesia há um movimento que
caminha do geral — “é meio-dia”, “no meio do mundo” — para o particular — “no
friozinho da barriga / do menino da rua”.
d)
No movimento do geral para o particular
verificado na poesia, passa-se pelo seguinte caminho: dentro do mundo há um
país, dentro deste uma cidade, e dentro desta uma rua. E nessa rua há um
menino, e na barriga dele há a fome. A fome, portanto, é uma situação particular,
mas na poesia acaba ganhando uma dimensão social e universal, já que esse
menino não é o único a viver nas ruas nem o único ser humano a sentir
fome.
Todas estão corretas.
Adorei a resposta ✌️👌❤️❤️
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