sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

TEXTO: GAVIÃO-DE-PENACHO - ILDEU BRANDÃO - COM GABARITO

Texto: Gavião-de-Penacho
            Ildeu Brandão

        -- Pai, ô pai, o gavião – eu gritei, e papai se levantou, estava deitado descansando um pouco, e veio correndo e gemendo, tinha dado uma topada forte no portal. [...]
        [...] Nós dois paramos de estalo na entrada do galinheiro, pois um gavião enorme estava de pé, com as asas abertas, na frente do galo legorne, que era grande mas tinha ficado pequeno na frente dele, porém o enfrentava com coragem, assim meio assustado, as penas arrepiadas.
        O gavião era uma beleza, era grande mesmo, imenso, as asas de uma brancura por dentro, e por fora cinzento-avermelhadas, assim como as costas. Na cauda, que eu vi quando ele se voltou numa rodada de vigilância, tinha rajas bruni-negro-vermelho-claro, mas o que o fazia importante era o penacho enorme que subia da parte de trás da cabeça e que estava levantado pela raiva. Eu senti um meio medo, confesso, e olhei para papai, que estava assim como atraído, os olhos pregados no bicho e esquecido até da espingarda, que estava com o cano apontado para o chão.
        O gavião nos encarou, tinha o bico meio aberto, mas sempre se defendendo do galo, quem sabe se esperando um jeito de atacá-lo.
        Puxei a aba do paletó de papai, ele despertou e levou a espingarda no ombro e fez pontaria, mas não atirou e ficou olhando para o gavião, que também o olhava, as asas abertas e o penacho levantado em desafio. Durou pouco aquele olha-que-olha, pois o gavião voou, deu uma esbarrada no galo e passou roçando nas nossas cabeças, no rumo do céu. Papai virou o corpo e eu também, e fomos acompanhando o voo bonito e ritmado, e depois que ele ganhou altura papai atirou, mas foi um tiro assim sem vontade, eu reparei, baixou a espingarda e falou manso, olhando por cima dos meus ombros:
        -- Fiquei com pena de atirar.
    Ricardo Ramos, org. A palavra é... bicho. São Paulo, Scipione, 1989.
Fonte: Livro – Ler, entender, criar – Português – 6ª Série – Ed. Ática, 2007 – p.70-1.

Entendendo o texto:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·        Bruni: Redução de brunido (brilhante, luzidio).

·        Rajas: Listras.

02 – O trecho que você acabou de ler faz parte de uma narração. Que elementos do texto comprovam essa afirmação?
      Há um narrador-personagem, identificado pelo eu, e outra personagem, que interage com o narrador, identificado como papai. Existe sequência temporal e discurso direto.

03 – Faça um levantamento do tempo e do modo dos verbos empregados no primeiro parágrafo do texto.
      No texto, “Gavião-de-penacho”, os verbos nos tempos do pretérito (perfeito e imperfeito) do modo indicativo.

04 – Com base no texto lido, responda: que tempo e modo predominam no texto informativo? e no narrativo?
      No texto informativo predomina o presente do indicativo e no texto narrativo predominam os tempos do pretérito do indicativo.

05 – No texto “Gavião-de-penacho”, que aspectos do gavião foram selecionados pelo narrador para descrever essa ave?
      O tamanho, as asas por dentro e por fora, as costas, a cauda, o penacho e o bico.

06 – A cada um dos aspectos selecionados pelo narrador para a descrição da ave foram atribuídas características. Quais são elas?
      Tamanho: grande, imenso; Asas: brancura por dentro e cinzento-avermelhadas por fora; Costas: cinzento-avermelhadas; Cauda: rajas bruni-negro-vermelho-claro; Penacho: enorme e levantado pela raiva; Bico: meio aberto.

07 – Identifique no terceiro parágrafo o trecho que dá ideia do movimento que o gavião faz.
      “[...] quando ele se voltou numa rodada de vigilância [...]”.

08 – Um descrição subjetiva apresenta as impressões pessoais do observador. Você considera subjetiva ou objetiva a descrição o pássaro em “Gavião-de-penacho”?
      Embora seja uma descrição objetiva, apresenta alguns elementos subjetivos, isto é, impressões pessoais do narrador. Dizer, por exemplo, que o gavião era imenso está mais ligado ao medo do observador do que propriamente à envergadura da ave.


Nenhum comentário:

Postar um comentário