terça-feira, 3 de dezembro de 2019

ROMANCE: O TEMPO E O VENTO I - (FRAGMENTO) - ÉRICO VERÍSSIMO - COM GABARITO

Romance: O tempo e o vento I - Fragmento
                   Erico Veríssimo

        Muitos anos mais tarde, Ana Terra costumava sentar-se na frente de sua casa para pensar no passado. E no seu pensamento como que ouvia o vento de outros tempos e sentia o tempo passar, escutava vozes, via caras e lembrava-se de coisas... O ano de 81 trouxera um acontecimento triste para o velho Maneco: Horácio deixara a fazenda, a contragosto do pai, e fora para o Rio Pardo, onde se casara com a filha de um tanoeiro e se estabelecera com uma pequena venda. Em compensação, nesse mesmo ano Antônio casou-se com Eulália Moura, filha dum colono açoriano dos arredores de Rio Pardo, e trouxe a mulher para a estância, indo ambos viver no puxado feito no rancho.
        Em 85 uma nuvem de gafanhotos desceu sobre a lavoura deitando a perder toda a colheita. Em 86, quando Pedrinho se aproximava dos oito anos, uma peste atacou o gado e um raio matou um dos escravos.
        Foi em 86 mesmo ou no ano seguinte que nasceu Rosa, a primeira filha de Antônio e Eulália? Bom. A verdade era que a criança tinha nascido pouco mais de um ano após o casamento. Dona Henriqueta cortara-lhe o cordão umbilical com a mesma tesoura de podar com que separara Pedrinho da mãe.
        E era assim que o tempo se arrastava, o sol nascia e se sumia, a lua passava por todas as fases, as estações iam e vinham, deixando sua marca nas árvores, na terra, nas coisas e nas pessoas.
        E havia períodos em que Ana perdia a conta dos dias. Mas entre as cenas que nunca mais lhe saíram da memória estavam as da tarde em que dona Henriqueta fora para a cama com uma dor aguda no lado direito, ficara se retorcendo durante horas, vomitando tudo que engolia, gemendo e suando frio. E quando Antônio terminou de encilhar o cavalo para ir até o Rio Pardo buscar recursos, já era tarde demais. A mãe estava morta. Era inverno e ventava.
VERISSIMO, Erico. O tempo e o vento I: O continente. Porto Alegre, Globo, 1956. p. 185.
Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p. 348-9.

Entendendo o romance:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·        Encilhar: arrear, aparelhar.

·        Tanoeiro: aquele que faz e ou conserta barris, tinas, etc.

02 – Percebe-se no texto o embate de duas forças. Qual delas simboliza o que é permanência (memória) e qual simboliza o que é passagem (destruição)?
      O tempo (passagem, destruição) e o vento (memória, permanência).

03 – Que forma verbal, predominante no texto, dá-lhe caráter memorialístico?
      O imperfeito do indicativo.

04 – Na marcação do tempo, um acontecimento positivo vem acompanhado de uma dúvida. Que acontecimento é esse?
      O nascimento de Rosa.

05 – Segundo a epígrafe que abre a obra, retirada do Eclesiastes, “Uma geração vai, e outra geração vem; porém a terra para sempre permanece”, em que parágrafo do texto também está presente essa visão cíclica, predominante no romance?
      No 4° parágrafo.

06 – Que elemento deixa as suas marcas nas árvores, na terra, nas coisas e nas pessoas?
      O tempo.

07 – Como pode ser dividida a obra de Érico Veríssimo? Exemplifique.
      Romance urbano (Clarissa, Caminhos cruzados, etc.), romance histórico (O tempo e o vento) e romance político (O senhor embaixador, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário