terça-feira, 3 de dezembro de 2019

POEMA: ADEUS, MEUS SONHOS! ÁLVARES DE AZEVEDO - COM GABARITO

Poema: Adeus, Meus Sonhos!

             Álvares de Azevedo

Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!

Misérrimo! votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto...
E minh’alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.

Que me resta, meu Deus?!... morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já que não levo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!

                   AZEVEDO, Álvares de. “Adeus, Meus Sonhos”. In: PIRES, Homero (org.). Obras completas de Álvares de Azevedo. 8. ed. São Paulo, Nacional, 1942. p. 285.
Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p. 200-1.
Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·        Votar: Dedicar, devotar.

·        Sina: Destino, sorte.

·        Cândido: Puro, ingênuo.

02 – Que palavras e expressões do poema caracterizam o chamado mal-do-século?
      Pranteio, morro, triste, pobres dias, treva, luto, murchas flores, etc.

03 – Identifique a causa principal do desejo de morrer manifestado pelo eu lírico.
      O fato de ter dedicado os seus duas a um amor sem fruto (não consumado).

04 – Um dos sonhos do eu lírico é o da realização amorosa. Entretanto, ao utilizar a metáfora “estrela”, na última estrofe, revela a impossibilidade de realizar o seu sonho. Explique essa afirmação.
      A estrela é um astro distante, inalcançável.

05 – Identifique os versos que repetem a ideia do vazio interior que deixa o eu lírico sem motivações para a vida.
      “E tanta vida que meu peito enchia
       Morreu na minha triste mocidade!”
      “E tanta vida que meu peito enchia
       Morreu na minha triste mocidade!”



Um comentário:

  1. Quais os sentimentos revelados no texto
    A ufanimo e depressão
    B péssimo e desesperança
    C Orgulho e empatia
    Indignação e contentamento

    ResponderExcluir