Filme(ATIVIDADES): GÊNIO INDOMÁVEL
Gênero Drama
Nacionalidade EUA
SINOPSE E DETALHES
Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt
Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma
universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal,
precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os
analistas, até se identificar com um deles.
Entendendo o filme:
01 – Quais os principais
sintomas emocionais apresentados por Will e quais sua hipóteses sobre a origem
destes?
Inseguro, imaturo
emocionalmente, faltava-lhe inteligência emocional, rebeldia, agressividade...
Tem sua origem no fato de ter ficado órfão muito cedo, culpa pela morte do pai
e ter passado por lares adotivos, os abusos que sofreu nesses lares.
02 – Qual a história do
filme?
O filme narra a
trajetória de um garoto pobre com a capacidade incrível de resolver os
problemas matemáticos. Órfão Will mora em um quarto com três amigos
inseparáveis. Will é ajudado pelo professor Lambeau que descobriu sua
capacidade para a matemática.
03 – Em sua opinião por que
o filme é intitulado “Gênio Indomável”?
Porque Will é um gênio, mas não aceita o
fato, se esconde atrás de uma máscara de um jovem rebelde e afasta todos os que
tenta ajuda-lo, pelo medo que sente de que depois eles possa o abandonar,
tornando uma pessoa indomável com um bloqueio social.
04 – Quem é o “gênio” do
filme? Justifique sua resposta.
Psicólogo Sean,
que consegue fazer Will superar seus medos e ir atrás do que realmente vale a
pena, fazendo Will ver o quão gênio ele é, e que ele é capaz.
05 – Quem é o “Indomável” no
filme? Justifique sua resposta.
Will por ele ser
uma pessoa difícil de lidar com outras pessoas pelo bloqueio que ele mesmo
criou e não deixar ninguém ajudá-lo.
06 – Cite um trecho do filme
(um ponto alto) onde se pode notar explicitamente a Psicologia da Educação
atuando.
Quando Sean o
psicólogo consegue “domá-lo” reeducando-o e fazendo com que ele acreditasse em
si mesmo, e fazendo ele enxergar que nada do que tinha acontecido até ali era
culpa dele, e que pra ele ir além só bastava ele querer e acreditar em sua
capacidade e foi isso que ele conseguiu fazer.
07 – Como a Psicologia da
Educação atuou na vida do “Gênio Indomável”?
Reeducando Will
por meio da educação formal e sessões psicoterapêuticas, eliminando primeiro
seu medo interior, ensinando Will a tomar decisões que mudariam para sempre sua
vida. Fazendo com que Will saísse do seu mundo em que vivia e procurar novos
horizontes um novo conceito de viver.
08 – Qual a parte do filme
mais lhe chamou a atenção e por qual motivo? Narre em breve linhas.
A parte em que o
psicólogo Sean repete por diversas vezes na cara de Will que ele não era
culpado de nada do que tinha acontecido até aquele momento, e é essa hora que
Will mostra quem realmente ele é, um menino sensível e que só queria uma
oportunidade. Então Will abraça Sean chorando muito. A vida muitas vezes nos
obriga a ser e agir de uma forma em que achamos que estamos protegidos, mas nem
sempre essa é a forma correta.
09 – Você acredita na
capacidade de um professor em mudar a vida escolar e até mesmo particular de um
aluno?
Sim.
a)
Por quê?
Querendo ou não todo professor tem esse poder vai dele saber usá-lo
ou não, o poder de influenciar na vida do seu aluno. Ele guia seu aluno para o
melhor caminho, mas é seu aluno que decide se vai seguir ou não.
10 – Quais as principais
lições podemos aprender com o filme?
·
Receber ajuda não é uma vergonha...
·
... E é corajoso baixar a guarda.
·
Escolha bem as pessoas que te
cercam.
·
A educação pode vir de qualquer
lugar.
·
Devemos parar de nos preocupar com
que os outros dizem.