segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

ARTIGO DE OPINIÃO: A CHANTAGEM EMOCIONAL - COM GABARITO

 Artigo de Opinião: A chantagem emocional

A chantagem emocional pode acontecer tanto na amizade quanto no âmbito familiar ou num relacionamento. O objetivo de um chantagista é conseguir manipular a outra pessoa e transformá-la em alguém que satisfaz os seus desejos. Às vezes, ela pode ser realizada de maneira tão sutil que o outro pode nem se dar conta de que está sendo manipulado.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifrVOQ1fnEWXNj8X1iAlvKIvGK2CV204gW5q6b5UsICN3gc31uF_0ZLsG9Hr0MclSwea7JmX-NRfEiRVuseScOgZBNyrU02oKLAGn1cgykSdRkKJEAAuVJ3uwdFqkMrewBm7c_yPph2RhfVAZsnHuonFBGkTH2dJiN-VLI8wVGg03PE_XRN_kcHea5iU8/s320/chantagem-emocional.jpg

Embora pareça mentira, uma pessoa que recorre à chantagem emocional é alguém inseguro e fraco. Precisa recorrer à chantagem para alcançar seus objetivos, já que não se vê capaz de conseguir as coisas de maneira saudável, ainda que aparente ser uma pessoa muito segura.

A seguir, apresentamos algumas maneiras de chantagear e como fazer para não cair nesse tipo de manipulação.

1. Chantagem emocional por pressão ou ameaça

Este tipo de manipulação consiste em exercer pressão sobre outra pessoa, de tal maneira que a liberdade lhe é limitada. Se ela não fizer o que lhe é solicitado, há um castigo ou uma grande chateação posterior. O sentimento apresentado pela vítima diante dessa manipulação é o medo.

A típica frase dita pelos pais a seus filhos pequenos, “Se fizer isso de novo, vai ficar de castigo”, ou de alguém que diz a seu parceiro, “Se fizer isso outra vez, acabou tudo!”, são frases radicais nas quais, caso a ordem não seja acatada, haverá uma consequência posterior.

Como podemos nos defender deste tipo de chantagem emocional? Fazendo o chantagista ver que ele não é capaz de nos causar medo. Uma ameaça ou pressão sempre busca gerar medo e, assim, a vítima acaba obedecendo. No entanto, se não houver medo ou se fizermos a pessoa achar que não estamos sentindo medo, desmontamos a manipulação.

A resposta para uma ameaça do tipo “Se fizer isso outra vez, acabou tudo” poderia ser “Sou livre para fazer o que eu quiser e se isso faz você querer me deixar, não posso fazer nada!”. O importante é fazer a pessoa ver que, em vez de aceitar a ameaça ou o castigo, somos capazes de enfrentá-lo, e nem por isso vamos mudar nossas ações.

2. Chantagem emocional que cria culpa

Consiste em criar um sentimento de culpa na vítima, fazendo-a acreditar ser uma má pessoa caso não obedeça. Frases como “Se você faz isso, é porque já não gosta de mim”, “Depois de tudo o que fiz por você, é assim que você me paga?”, “Se você me deixar, vou adoecer e não poderei suportar”, “Você me desapontou, pensei que você era uma boa pessoa”.

O que se busca com qualquer dessas frases é que o outro se sinta mal e culpado. Dessa maneira, a vítima poderia ser manipulada e consentiria em satisfazer o outro para não ficar “mal na fita”.

Como parar este tipo de chantagem emocional? Fazendo o chantagista ver que não nos sentimos más pessoas nem pensamos ser culpados das consequências que o cumprimento de tais ordens poderiam trazer.

Há casos extremos, como o da pessoa que diz “Se você me deixar, não quero mais viver”. Esse seria o exemplo mais delicado, pois não sentir culpa num caso como este é complicado, já que nos sentiríamos responsáveis pela saúde do outro. No entanto, a realidade é que cada pessoa é dona de sua própria vida e nós devemos viver em liberdade; não podemos estar presos a alguém por pena nem por culpa, pois, afinal, a vítima seria a pessoa manipulada e sofrendo pela chantagem emocional.

3. Promessas positivas e presentes

Outro tipo de chantagem mais escondida, que nem mesmo parece uma chantagem, é a promessa de algo muito positivo caso realizemos os desejos do outro. Somos premiados ou presenteados com algo que desejamos muito, caso façamos o solicitado pelo chantagista.

Os pais costumam fazer isso com seus filhos, “Se você passar de ano, vou te dar uma bicicleta”, “Se você for visitar sua avó, compro doce pra você”. Se uma criança deseja muito uma coisa, é normal que ela faça o possível para conseguir o que quer.

Esse caso é positivo porque a ordem que os pais dão é positiva para a criança, mas há outros casos em que a ordem tenta enganar a vítima, como, por exemplo, o caso de uma pessoa apaixonada que quer conquistar uma moça com problemas financeiros. O chantagista oferece algumas recompensas que sabe que convenceriam a vítima a sair com ele.

Possivelmente, conseguiria conquistá-la ao solucionar seus problemas, mas, ao final, ao perceber que seus problemas foram solucionados, a vítima perceberia que foi comprada e manipulada, já que, em momentos de desespero, a razão cai a 50%.

Outra forma parecida de chantagear é lembrar alguém dos presentes dados e das quantias que deve, como, “Você se lembra dos presentes que te dei? ,” Lembra daquilo que paguei para você? ”, é como dizer, de maneira sutil, “Te dei muitas coisas materiais e, por isso, você deve me obedecer.”

Como não ceder a este tipo de manipulação? Lembrando o chantagista que cada pessoa é livre para pagar ou presentear o que quiser e nem por isso somos obrigados a devolver o favor.

Sempre, em qualquer tipo de relação, seja em uma amizade ou em um relacionamento amoroso, devemos estar à mesma altura do outro. Trata-se de uma troca, deve ser recíproco; no momento em que alguém quer ocupar outra posição, soa o alarme. Ainda que alguém esteja passando por problemas, uma pessoa saudável ajuda de uma maneira dentro da normalidade, mas se alguém aproveitar para se colocar em uma posição de “herói” e deixar o outro como “vítima que precisa ser salva”, podemos acabar entrando em uma zona de manipulação.

In: https://amenteemaravilhosa.com.br/a-chantagem-emocional/

Entendendo o texto

01-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e ( F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

a-( V ) Percebe-se o discurso de que o chantagista manipula a vítima para conseguir realizar os seus desejos

b-( F ) Percebe-se o discurso de que o chantagista é uma pessoa muito forte e segura de si

c-( V ) Percebe-se o discurso de que a vítima sente medo das pressões feitas pelo chantagista

d-( V ) Percebe-se  que o discurso da chantagem é uma frase que ameaça o chantageado de que perderá alguma coisa ou sofrerá alguma dor caso não cumpra a vontade do chantagista

e-( F ) Percebe-se o discurso de que demonstrar medo é o jeito correto de enfrentar o chantagista

f-( V )Percebe-se o discurso de que existe chantagem que atua fazendo o chantageado se sentir culpado de algo que ele não tem culpa

g-( V ) Percebe-se o discurso de que alguns chantagistas ameaçam se matar para o chantageado ficar com pena deles e satisfazer as suas vontades

h-( V ) Percebe-se o discurso de que alguns chantagistas fazem promessas positivas no intuito de fazer o chantageado cumprir suas vontades

i-( V ) Percebe-se o discurso de que para enfrentar o chantagista que oferece presentes em troca de algo, é preciso demonstrar que ninguém é obrigado a devolver favor alguém

02-Qual a tese defendida nesse texto-discurso?

a-   é impossível enfrentar um chantagista emocional;

b-   mostrar como funciona a chantagem emocional;

c-   ensinar o que pode ser feito para enfrentar as manipulações de um chantagista emocional

03-Chantagem emocional se faz através da LINGUAGEM. Extraia do artigo lido oito exemplos de argumentos que funcionam como chantagens emocionais.

01. "Se você fizer isso de novo, vai ficar de castigo."

02. "Se você me deixar, vou me matar."

03. "Depois de tudo o que fiz por você, é assim que você me paga?"

04. "Se você não fizer isso, acabou tudo!"

05. "Você me desapontou, pensei que você era uma boa pessoa."

06. "Se você me deixar, vou adoecer e não poderei suportar."

07. "Se você passar de ano, vou te dar uma bicicleta."

08. "Lembra dos presentes que te dei?"

04-Extraia do texto-discurso três argumentos utilizados para enfrentar os vários tipos de chantagem emocional.

      Demonstrar que não se tem medo das ameaças.

      Mostrar que não se sente culpado.

      Lembrar que cada um é livre para fazer suas escolhas.

05-Conte um exemplo de chantagem emocional que você já sofreu ou que você sabe que alguém sofreu.

       Resposta pessoal.

06-No argumento chantagista: “Se você passar de ano, vou te dar uma bicicleta”, a conjunção grifada:

    a- estabelece uma condição para dar a bicicleta;

    b- marca o tempo em que vai ser dada a bicicleta;

    c- relata o lugar em que vai ser dada a bicicleta;

    d-indica o modo como vai ser dada a bicicleta.

 

07-No argumento chantagista: “Se você me deixar, não quero mais viver”, a conjunção grifada:

    a- marca o tempo em que o chantagista vai suicidar;

    b- estabelece a condição em que o chantagista poderá suicidar;

    c-indica o modo como o chantagista vai suicidar; 

    d-explica porque o chantagista irá suicidar.

08-No trecho: “há outros casos em que a ordem tenta enganar a vítima, como, por exemplo, o caso de uma pessoa apaixonada que quer conquistar uma moça com problemas financeiros. O chantagista oferece algumas recompensas que sabe que convenceriam a vítima a sair com ele.”, por que se trata de um exemplo chantagem emocional?

É chantagem porque a pessoa está oferecendo benefícios materiais (recompensas) em troca de um favor (conquistar a moça), explorando sua vulnerabilidade financeira.

09-Produza um texto, mostrando sua opinião sobre os vários tipos de chantagem emocional.

Sugestão para abordar:

A chantagem emocional é uma forma de abuso psicológico que pode causar danos profundos nas relações.

É importante identificar as táticas de manipulação para se proteger e ajudar outras pessoas a se libertarem desse ciclo.

A educação sobre o tema é fundamental para prevenir e combater a chantagem emocional.

Ao aprender a identificar e enfrentar a chantagem, podemos construir relacionamentos mais saudáveis e autênticos.

 

 

 

NOTÍCIA: EI PERDE AEROPORTO DE MOSSUL - COM GABARITO

 Notícia: EI perde aeroporto de Mossul

 

O Estado Islâmico (EI) está perdendo a cidade de Mossul para a coalizão que reúne militares iraquianos e norte-americanos. A operação está em curso há meses, com a coalizão avançando lentamente em direção à parte oeste da cidade. Esta semana, as tropas iraquianas retomaram o aeroporto de Mossul, uma das principais posições que o EI ainda mantinha. Nas semanas anteriores, estradas que ligavam a cidade a Raqqa foram cortadas. Raqqa é a principal cidade sob domínio do EI na Síria.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEVcvzRjwnlvY9P_tB4U2eAvPXnvCwD3_ffRmuX4zHOq0mHMsHmoxPrMGaKLxOIiIxOU7577QJc1tApadjXqJULdm8MtcrKsL2f2FijkD5VOYdITvaRxTM3ktm9FKdhFRagk0EtQpTREHBOaQxAaY2B0IXRaEMYCVdxhUuAMx0xx0MVMa1YmWV1apPhxE/s320/MOSUL.jpg


O crescimento e fortalecimento do EI no Iraque e na Síria foi resultado da própria intervenção imperialista na região. Primeiro com a catástrofe provocada no Iraque, que alimentou a criação de milícias em todo o País para resistir à ocupação norte-americana. Depois com a utilização do EI, que cresceu livremente, para enfraquecer o governo de Bachar Al Assad na Síria, onde o imperialismo tenta dar um golpe que degenerou para uma interminável guerra civil.

O pretexto de combate ao terrorismo é utilizado pelo imperialismo para intervir na região, mas foi justamente a intervenção imperialista que criou o EI e alimentou seu crescimento durante anos. A estratégia teve que mudar diante do fato de que os russos começaram a derrotar o grupo em aliança com o exército da Síria. Para não perder espaço, o imperialismo passou a apoiar o governo iraquiano na guerra contra o EI.

Esse é um resultado da ocupação do Iraque, que acabou se tornando uma catástrofe militar para os EUA e precipitou um aprofundamento da crise do capitalismo e o colapso neoliberal em 2008. Nessa nova etapa da crise, marcada pela crise do domínio imperialista, os países desenvolvidos aumentaram seu assédio aos países atrasados em geral, impulsionando golpes em toda parte para trocar governos e modificar regimes políticos em proveito de seus interesses econômicos.             

In: http://causaoperaria.org.br/ei-perde-aeroporto-de-mossul/    Acesso em 25/02/2017


Entendendo o texto

 01-O que disseram que aconteceu na notícia?

a-   Estado Islâmico resiste no Iraque;

b-   Estado Islâmico resiste na Síria;

c-   Estado Islâmico perde ponto estratégico no Iraque, o aeroporto da cidade de Mossul;

d-   Estado Islâmico domina a cidade de Ragga na Síria

02-Assinale a alternativa que indica motivo político que o site pontuou para explicar o crescimento do Estado Islâmico?

a-   o crescimento do fanatismo religioso no Oriente Médio;

b-   a guerra civil na Síria;

c-   o crescimento do terrorismo no mundo;

d-   a intervenção imperialista dos EUA no Oriente Médio, primeiro quando invadiram o Iraque, depois quando tentaram derrubar o governo da Síria.

03-Quem está derrotando militarmente o Estado Islâmico no Iraque?    a- soldados russos;  

b- soldados sírios;

c- soldados iraquianos e norte-americanos;

d-russos em aliança com exército da Síria.

04-Qual o tema central da notícia?

a- guerra atual contra EI no Iraque;

b- guerra atual contra EI na Síria;

c- guerra contra EI em todo Oriente Médio;

d- invasão dos EUA no Iraque.

05-Qual objetivo principal dessa notícia?

a- informar e formar opinião;

b- informar e criticar;

c- informar e aconselhar;

d- informar e questionar.

06-Em “O pretexto de combate ao terrorismo é utilizado pelo imperialismo para intervir na região...”, a escolha da palavra PRETEXTO, e não outra, sugere:

a- justificativa baseada em intenções verdadeiras;

b- justificativa baseada em intenções falsas;

c- justificativa baseada em fatos reais;

d-justificativa baseada em análise precipitada.

07-Em EI perde aeroporto de Mossul o site apenas relata um fato ou emite uma opinião?

a- fato;

b-opinião.

 

 

ARTIGO DE OPINIÃO: CONCEITO DE FAMÍLIA NO SÉCULO XXI - COM GABARITO

 Artigo de Opinião: Conceito de família no século XXI

TEXTO I

Se Estatuto da Família for aprovado, STF o declarará inconstitucional

Circulou na imprensa a notícia de que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), criou no dia 10 de fevereiro, uma comissão especial para acelerar um projeto que reconhece como família apenas os núcleos sociais formados pela união de um homem e de uma mulher. É o Estatuto da Família de autoria do Deputado Anderson Ferreira (PR-PE).

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvffbgQi4SjldCKPJBvr5QKsZFzi87bgzzmpIEmLxWu2ba6uxoGl8tOjFUsndwLAy6gNcg03WQ_txFmNliIL0aJS33WM0ql4AurEzRohdubQX_Sr08ipWDt_LhrlD0yyyRztWcgg00S8C9i_iSp104-B2k-17NoGHtOJEtcxbgkZkvYzFm0QglixwWObI/s1600/FAMILIA.jpg


O projeto, em seu artigo 2º, afirma que “define-se entidade familiar como núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio do casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”(…)

Há no discurso uma clara visão utilitarista: a família de pessoas do mesmo sexo não cumpre sua função última, “ser base da sociedade”. Haveria duas famílias: as úteis e as inúteis para a base da sociedade. É argumento que já legitimou atrocidades em passado não tão remoto.

TEXTO II

Novas configurações de família trazem desafios de lidar com realidades distintas e multiplicidade de amores

As configurações formadas por recasamentos, uniões homoafetivas, paternidade ou maternidade socioafetivas convivem com o modelo tradicional familiar

(…)As famílias heterosssexuais também constroem ou reconstroem arranjos que fogem ao tradicional. A maior vantagem de toda essa mistura é, sem dúvida, o exercício da tolerância mútua, que deverá desaguar na ampliação da aceitação da diversidade na sociedade. “Os coleguinhas da escola passam a aceitar composições familiares diferentes das suas”, diz a psicanalista e pedagoga Cristina Silveira. Para ela, as dificuldades apresentadas por uma criança que é fruto de um casal heterossexual são parecidas com aquelas que vêm de um lar homoafetivo. “O importante mesmo é o amor. A formação de famílias diferentes das tradicionais e de lares homoafetivos são uma realidade e isso faz muito tempo. As pessoas estão dando um jeito de se adequar”, afirma.

Em qualquer caso, porém, se por um lado a nova realidade aumenta a tolerância com as diferenças e estimula a convivência com a diversidade, formar uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio. “Com as novas configurações familiares, passam a existir uma multiplicidade de amores, de diversidade de comandos, de autoridade e de regras. Tudo isso cria novos problemas”, avisa a psicoterapeuta de família Cláudia Prates.

TEXTO III

Quem é a sua família? Se ela não segue os moldes tradicionais, ela pode ser considerada menos válida? Parece óbvio que a resposta é não. Entretanto, principalmente no caso de composições envolvendo casais homossexuais e praticantes do poliamor, a resposta para essa pergunta não raro vem com um “sim”, recheado de preconceito e desinformação. Também respondem dessa forma alguns parlamentares em Brasília.                                           

http://www.imaginie.com/temas/conceito-de-familia-no-seculo-xxi/

Entendendo o texto

01-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

a-(  V   ) Percebe-se no Texto I  um discurso que critica o Estatuto da Família proposto pela Câmara dos Deputados, pois nesse estatuto seria considerada família apenas “o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio do casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”

b-( F  ) Percebe-se no Texto I que o Estatuto da Família proposto para aprovação na Câmara dos deputados reconhece que a união de pessoas do mesmo sexo também seria um tipo de família aceito

c-( V  ) Percebe-se no Texto II um discurso que defende conviver com uma diversidade de organizações familiares (heterossexuais, homoafetivas, socioafetivas)

d-( V ) Percebe-se no Texto II um discurso de que famílias não tradicionais e homoafetivas já são realidades que existem há muito tempo

e-( F ) Percebe-se no Texto II um discurso de que formar famílias equilibradas é muito fácil, não importa sua organização, tradicional ou não

f-(  V  ) Percebe-se no Texto III um discurso que adverte que famílias homossexuais ou praticantes de poliamor sofrem preconceito

02-Qual a tese defendida no Texto I?

a- Concordar com o Estatuto da Família defendido pela Câmara dos Deputados;

b- Defender que a família é o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio do casamento ou união estável;

c- Defender que o Estatuto da Família proposto para aprovação na Câmara dos Deputados é preconceituoso, pois exclui as organizações não tradicionais de família

03-Qual a tese defendida no Texto III?

a-   Defender que as famílias não tradicionais são menos válidas;

b-Denunciar o preconceito que ainda existe contra as famílias consideradas não tradicionais (as homoafetivas e as praticantes de poliamor);

     c-Defender que famílias tradicionais já aceitam harmoniosamente a existência de famílias não tradicionais

04-No trecho extraído do Texto I “Há no discurso uma clara visão utilitarista: a família de pessoas do mesmo sexo não cumpre sua função última, “ser base da sociedade”. Haveria duas famílias: as úteis e as inúteis para a base da sociedade. É argumento que já legitimou atrocidades em passado não tão remoto.”, o autor está:

a-concordando com o argumento de que existem famílias úteis e inúteis;

b- concordando com o argumento que discrimina a família de pessoas do mesmo sexo;

c- criticando e discordando do argumento que discrimina a família de pessoas do mesmo sexo.

05-O argumento extraído do Texto II “Os coleguinhas da escola passam a aceitar composições familiares diferentes das suas”, diz a psicanalista e pedagoga Cristina Silveira.” foi usado:  

a- para incentivar a aceitação de vários tipos de família;

b- para recusar os vários tipos de família;

c- para reclamar das dificuldades de conviver com vários tipos de família.

06-Ao escolher o título “Conceito de família no século XXI” e não outro título qualquer, o site:

a- demonstra que os conceitos de família mudam com o passar do tempo;

b- problematiza conceitos atuais de família;

c- procura atrair o leitor da época atual;

d- todas as respostas anteriores estão corretas.

07-No trecho do TEXTO II Com as novas configurações familiares, passam a existir uma multiplicidade de amores, de diversidade de comandos, de autoridade e de regras. Tudo isso cria novos problemas”, o autor:

 a- enriqueceu a argumentação anterior de que “formar uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio”, usando um argumento de autoridade, no caso citando a fala da psicanalista e pedagoga Cristina Silveira;

b- enriqueceu a argumentação anterior de que “formar uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio”, usando um argumento de autoridade, no caso citando a fala da psicoterapeuta de família Cláudia Prates;

c- empobreceu a argumentação anterior de que “formar uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio”, usando um argumento de autoridade, no caso citando a fala da psicanalista e pedagoga Cristina Silveira;

d- empobreceu a argumentação anterior de que “formar uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio”, usando um argumento de autoridade, no caso citando a fala da psicoterapeuta de família Cláudia Prates;

08-Qual o tema central debatido nos três textos-discursos acima?

a- o conceito de família tradicional;

b- o conceito de família não tradicional;      

c- os vários conceitos de família que existem no século XXI.

09-A quem se referem as palavras sublinhadas no TEXTO II?

As palavras sublinhadas no Texto II se referem a diferentes configurações familiares, como as formadas por recasamentos, uniões homoafetivas, paternidade ou maternidade socioafetivas.

10-Diante da variedade de conceitos de família existentes no mundo atual, percebemos que preconceitos em relação às diversas formas de famílias não é o comportamento mais adequado para convivermos de forma tolerante e fraterna em pleno Século XXI. Assim, sabendo-se que dia 15 de maio é o Dia Internacional da Família, a proposta é que você, a partir das reflexões aqui realizadas, produza um texto-discurso valorizando, sem medo de ser feliz, o tipo de família no qual você se insere. Pode ser um poema, artigo de opinião, declaração de amor à sua família ou outros. O importante é não ficar calado. Os textos serão divulgados na escola, no dia Internacional da Família, e também alguns serão selecionados para o Blog www.vozestudantilteotoniovilela.wordpress.com

Resposta pessoal.

 

CONTO: O ÁRABE E O VIZINHO - ANTÓNIO BOTTO - COM GABARITO

 Conto: O árabe e o vizinho

 

– Esta parede faz sombra – disse um árabe ao seu vizinho.

– Ainda bem.

– Não; entenda-me primeiro. Eu estou a queixar-me de que você me rouba o sol com essa parede que levantou, aqui, ao pé da minha casa.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkqG14pwzH9zNz5A4uejbxv0PbsuHAjrD0XCRAxShsCR4XHiwURrKCBr03gLUEM-4KoYH9eY53SM2SpLVELIHbQmtAWmz8CpckPQO1PdLUt6IPQXMmkvV1wcUjYaQ9yBjqQehhuWbhIFFouAj6GOniUaxIBRiuj3lnHlxS7ywmX75sajK2gyvoritbZ-Y/s320/VIZINHO.jpg


– Mas neste infinito deserto, meu amigo, luz é o que sobra e sombra é o que falta. Repara nos teus animais encostados à parede que eu mandei construir, se não estão satisfeitos?

Mas o árabe tanto se lamentava e enfurecia que o vizinho resolveu comprar-lhe o terreno, para não ter que mandar deitar abaixo a sua pequena moradia.

O árabe mostrou-se de acordo e foi com os seus animais para um outro ponto distante; porém, dia a dia, morriam dois ou três, com o calor. Uma tarde, resolveu vender alguns.

– Por que razão queres tu vender estes animais? – perguntou o comprador.

– Porque preciso do dinheiro.

– E para que é o dinheiro?

– Para levantar uma parede que me dê sombra – respondeu o árabe a olhar, tristemente, para quatro camelos caídos, quase mortos...

António Botto

Entendendo o texto

 01- Marque (V) para o que sentiu ou entendeu do texto-discurso acima e (F) para o que não sentiu, nem entendeu:

a-( V) Há um discurso de que a pessoa precisa ser sábia para perceber o que realmente precisa ser mudado, na vida;

b-( V) Há  um discurso de que a pessoa sempre terá as consequências de suas escolhas;

c-( F ) Há um discurso de que jamais se deve abrir mão da própria maneira de pensar;

d-( V ) Há um discurso de que nem tudo o que determinada pessoa quer é o que, de fato, a deixará satisfeita;

e-( V ) Há um discurso de que a conversa sincera pode não ajudar a resolver problemas, se aquele com quem se dialoga não deseja mudar sua maneira de pensar;

f-( F  ) Há um discurso de desvalorização do árabe;

g-( V ) Há um discurso de que o mundo divide-se entre práticas de sabedoria e práticas de ignorância;

h-( F ) Há um discurso naturalizando a ideia de que vizinhos sempre podem entrar em conflitos.

02- No enunciado ”Mas, neste infinito deserto, meu amigo...”, o termo sublinhado sugere:

a-   uma maneira amigável de tentar convencer o árabe;

b-   um jeito discreto de afastar o árabe;

c-   uma expressão carinhosa para dispensar o árabe, logo;

d-   um cumprimento cordial ao árabe.

03- No enunciado ”Essa parede que levantou, aqui, ao pé da minha casa...”, o termo sublinhado indica:

a- tempo;    

b- afirmação;    

c- lugar;    

d- certeza.

04- No enunciado ”Uma tarde, resolveu vender alguns...”, o termo sublinhado indica:

a- dúvida;    

b- afirmação;    

c- negação;    

d- tempo.

05- No enunciado ”Respondeu o árabe a olhar, tristemente...”, o advérbio indica:

a- modo;    

b- certeza;    

c- negação;     

d-lugar.

06-No enunciado ”Se não estão satisfeitos...”, o futuro do verbo destacado seria:

a- estavam;    

b- estar;    

c- estarão;    

d- está.

07-No enunciado ”E para que é o dinheiro?...”, a forma dicionarizada do verbo destacado é:

a- ir;    

b- vir;    

c- ser;    

d- nenhuma das alternativas.

08-No enunciado Lamentava e enfurecia...”, os verbos destacados podem ser substituídos por:

a- agradecia e penalizava-se;

b- lastimava e irritava-se;

c- pedia e agradecia;

d- louvava e enaltecia.

09-No enunciado Deitar abaixo a pequena moradia...”, a locução verbal destacada significa:

a- comprar;

b- construir;

c- derrubar;

d- erguer.

10-No enunciado ”Mas, neste infinito deserto...”, o adjetivo destacado:

a- qualifica negativamente o substantivo deserto;    

b- qualifica positiva e negativamente o substantivo deserto;  

c- qualifica positivamente o substantivo deserto;        

d- não qualifica de forma alguma o substantivo deserto.

11- REDAÇÃO. Imagine que o árabe e o vizinho encontraram-se, depois de um certo tempo. Imagine a conversa deles e reproduza o diálogo.

 Possível diálogo entre o árabe e o vizinho após algum tempo:

  • Cenário: Ambos se encontram em um oásis, onde o árabe agora possui uma pequena casa e uma parede que lhe proporciona sombra.

Árabe: "Vizinho, preciso confessar que estava errado. A sua ideia de construir a parede foi muito mais sábia do que a minha. Graças à sombra da sua antiga parede, pude salvar meus animais e construir uma nova casa. Agradeço por ter me ensinado uma lição tão valiosa."

Vizinho: "Amigo, aprendemos todos os dias. O importante é saber reconhecer nossos erros e aprender com eles. A vida no deserto nos ensina a valorizar cada gota de água e cada raio de sombra. Fico feliz em ver que você encontrou sua paz."

Árabe: "E eu fico feliz por ter um vizinho tão sábio e compreensivo. A partir de agora, construiremos juntos uma vida melhor neste deserto."

Observações sobre o diálogo:

  • Arrependimento e gratidão: O árabe demonstra arrependimento por sua atitude inicial e gratidão pela lição aprendida.
  • Sabedoria e compreensão: O vizinho se mostra compreensivo e sábio, enfatizando a importância do aprendizado mútuo.
  • Resolução pacífica: O diálogo demonstra que o conflito foi resolvido de forma pacífica e que ambos aprenderam com a experiência.
  • Valorização da vida no deserto: A conversa ressalta a importância de se adaptar ao ambiente e valorizar os recursos disponíveis.