quarta-feira, 17 de maio de 2017

SIMULADO - MODERNISMO - COM GABARITO


SIMULADO - MODERNISMO

01.  (PUCCAMP) Assinale a alternativa em que se encontram preocupações estéticas da Primeira Geração Modernista:
 
a) “Não entrem no verso culto o calão e solecismo, a sintaxe truncada, o metro cambaio, a indigência das imagens e do vocabulário do pensar e do dizer.”

b) “Vestir a Ideia de uma forma sensível que, entretanto, não terá seu fim em si mesma, mas que, servindo para exprimir a Ideia, dela se tornaria submissa.”

c) “Minhas reivindicações? Liberdade. Uso dela; não abuso.” “E não quero discípulos. Em arte: escola = imbecilidade de muitos para vaidade dum só.”

d) “Na exaustão causada pelo sentimentalismo, a alma ainda tremula e ressoante da febre do sangue, a alma que ama e canta porque sua vida é amor e canto, o que pode senão fazer o poema dos amores da vida real?”

e) “O poeta deve ter duas qualidades: engenho e juízo; aquele, subordinado à imaginação, este, seu guia, muito mais importante, decorrente da reflexão. Daí não haver beleza sem obediência à razão, que aponta o objetivo da arte: a verdade.”
 
 
02. (PUCCAMP)

O alpinista
de alpenstock
desceu
nos Alpes
 
  O texto acima, capítulo do romance Memória Sentimentais de João Miramar, exemplifica uma tendência do autor de:
 
a) Procurar as barreiras entre poesia e prosa, utilizando estilo alusivo e elíptico.
b) Explorar o poema em forma de prosa, satirizando as manifestações literárias do Pré-modernismo.
c) Buscar uma interpretação lírica de seu país, explorando a forca sugestiva das palavras.
d) Utilizar o poema-piada, para satirizar tudo o que não fosse nacional.
e) Procurar “ser regional e puro em sua época”, negando influencias das vanguardas européias.
 
 
03. (MACKENZIE)  “Chamado de rapsódia por Mário de Andrade, o livro é construído a partir de uma série de lendas a que se misturam superstições, provérbios e anedotas. O tempo e o espaço não obedecem a regras de verossimilhança, e o fantástico se confunde com o real durante toda a narrativa.”

  A afirmação faz referência à obra:
 
a) O rei da vela.
b) Calunga.
c) Macunaíma.
d) Memórias sentimentais de João Miramar.
e) Martim Cererê.
 
 
04. (PUC-MG) Leia o texto atentamente.

Na feira-livre do arrebaldezinho
um homem loquaz apregoa balõezinhos de cor:
-    “O melhor divertimento para as crianças!”
Em redor dele há um ajuntamento de menininhos pobres...
 
  Não é característica presente na estrofe acima:
 
a) Valorização de fatos e elementos do cotidiano.
b) Utilização do verso livre.
c) Linguagem despreocupada, sem palavras raras.
d) Preocupação social.
e) Metalinguagem.

 
05. (UFC) Macunaíma – obra-prima de Mário de Andrade – é um dos livros que melhor representam a produção literária brasileira do presente século. Sua principal característica é:
 
a) traçar, como no Romantismo, o perfil do índio brasileiro como protótipo das virtudes nacionais.

b) Ser um livro em que se encontram representados os princípios que orientam o movimento modernista de 22, dentre os quais o fundamental é a aproximação da literatura à música.

c) Analisar, de modo sistemático, as inúmeras variações sociais e regionais da língua portuguesa no Brasil, destacando em especial o tupi-guarani.

d) Ser um texto em que o autor subverter, na linguagem literária os padrões vigentes, ao fazer conviver, sem respeitar limites geográficos, formas lingüísticas oriundas das mais diversas partes do Brasil.

e) Exaltar, de forma especial, a cultura popular regional, particularmente a representativa do Norte e Nordeste brasileiro.
 
 
06. (UFC)  Macunaíma é um “herói sem nenhum caráter”, porque:
 
a) Vive sonhando com riqueza fácil e, para obtê-la, lança mão de qualquer recurso.
b) Não é um ser confiável.
c) Ainda não encontrou sua própria definição, sua identidade.
d) Não tem firmeza de personalidade, nem segurança em suas decisões.
e) n.d.a.
 

07. (UFC)  Macunaíma é uma obra plural, composta, na medida em que:
 
a) Obedece às características circulares e fechadas do romance psicológico.
b) Como toda obra tradicional, observa a linearidade da narrativa onde cada personagem age em separado.
c) Aproxima técnicas românticas das modernas na estruturação do romance como um todo.
d) No corpo da narrativa, dá um tratamento único para cada personagem apresentada.
e) Tal como numa rapsódia, trata de vários temas ao mesmo tempo, entrelaçando-os numa rede múltipla de cores e sons os mais diversos.
 
 
08. (UFC) A respeito do livro Macunaíma, é correto afirmar que:
 
a) A história se passa predominantemente na capital paulista, daí porque o livro pode ser considerado uma crônica do cotidiano paulistano.
b) O episódio de base da narrativa consiste na perda e reconquista da muiraquitã.
c) O livro é uma sátira ao Brasil através da reconstituição fiel de fatos históricos retidos na memória do autor.
d) A obra faz uma leitura do Brasil sob a ótica do colonizador.
e) O processo de criação do livro não mantém nenhum vinculo com qualquer obra anteriormente escrita.
 
 
09. (FUVEST) Indique a alternativa em que a proximidade estabelecida está correta:
 
a) A terra paradisíaca, em Gonçalves Dias, é projeção nacionalista; a Pasárgada, de Manuel Bandeira, é anseio intimista.

b) O lirismo de Gregório de Matos é conflitivo e confessional; o de Cláudio Manuel da Costa é sereno e 
impessoal.

c) A ficção regionalista, imatura no século XIX, ganho força ao abraçar as teses do determinismo cientifico, no século XX.

d) José de Alencar buscou expressar nossa diversidade cultural-projeto que só a obra de Machado de Assis viria a realizar.

e) A figura do malandro, positiva em Manuel Antonio de Almeida, é alvo de Mário de Andrade em sua sátira Macunaíma.
 
 
10. (UNIJUÍ) A afirmação dos elementos locais, do Brasil, estão presentes em Macunaíma, de Mário de Andrade. 

  Sobre o livro é incorreto afirmar que:
 
a) Macunaíma é um “anti-herói”, com características como o individualismo e a malandragem.
b) O livro aproveita as tradições míticas dos índios; seus irmãos são Maanape e Jiguê.
c) Aproveita também ditados populares, obscenidades, frases feitas, com fatores traços de oralidades;
d) O livro foi chamado de rapsódia e é uma obra central do movimento modernista.
e) O livro não satiriza certos padrões de escrita acadêmica e não trabalha elementos de um “caráter” brasileiro.

11.(FUVEST) – Costuma-se reconhecer que a obtenção de verossimilhança (capacidade de tornar a ficção semelhante à verdade) é a principal dificuldade artística inerente à composição de São Bernardo.
Essa dificuldade decorre principalmente:
a) da mistura de narrativa psicológica, individual, com intenções doutrinárias, políticas e sociais.
b) da junção do estilo seco, econômico, com caráter épico eloqüente, dos fatos narrados.
c) do caráter inverossímil da acumulação de capital da zona árida do Nordeste.
d) da incompatibilidade de base entre o narrador-personagem e Madalena, que torna difícil crer em seu casamento.
e) da distância que há entre a brutalidade do narrador-personagem e a sofisticação da narrativa.

12)  (PUCCAMP) – A leitura de romances como Vidas Secas, São Bernardo ou Angústia permite afirmar sobre Graciliano Ramos que:
a) sua grande capacidade fabuladora e o tom lírico de sua linguagem servem a uma obra dominada pelo impulso, em que se mesclam romantismo e realismo, poesia e documento.
b) sua obra transcende as limitações do regional ao evoluir para uma perspectiva universal, ao mesmo tempo que sua expressão parte para o experimentalismo e para as invenções vocabulares inovadoras.
c) sua obra, preocupada em fixar os costumes e falas locais do meio rural e da cidade, é um registro fiel da realidade nordestina, quase um documento transfigurado em ficção.
d) sua obra, toda condicionada pela realidade humana e social de uma árida região de coronéis e cangaceiros, apresenta uma narrativa linear, mas de linguagem exuberante, própria dos grandes contadores de história.
e) tanto o enfoque trágico do destino do homem ligado às raízes regionais quanto a análise dos conflitos existenciais do homem urbano conferem uma dimensão universal à sua obra.

13)  (PUCCAMP) – Sobre José Lins Rego, é correto afirmar que:
a) se definiu, certa vez, como “apenas um baiano romântico e sensual”, assumindo-se como contador de histórias de pescadores e marinheiros de sua terra.
b) retratou em sua obra a dura relação entre o homem e o meio, em especial a condição subumana do nordestino retirante.
c) sempre se declarou escritor espontâneo e instintivo, consciente de que sua obra continha muito de sua experiência pessoal em regiões da Paraíba e de Pernambuco.
d) escreve a saga da pequena burguesia depois de 1930, num tom leve e descontraído de crônica e costumes.
e) é considerado mais por ter publicado a obra marco da literatura social nordestina, A Bagaceira, do que pelos méritos de grande escritor.

14)  (ITA) – Assinale a melhor opção, considerando as seguintes asserções sobre Fabiano, personagem de Vidas Secas, de Graciliano Ramos:
I) Devido às dificuldades pelas quais passou no sertão, tornou- se um homem rude, mandante da morte de vários inimigos seus.
II) Comparava-se, com orgulho, aos animais, pois era um homem errante que vivia fugindo da seca.
III) Sentia-se fraco para exigir seus direitos diante de patrões e autoridades, por isso não se considerava um homem, mas um bicho.
Está (ão) correta(s):
a) Apenas a I.
b) Apenas a III.
c) I e III.
d) Apenas a III.
e) I e III.


15.  De acordo com a trajetória das escolas literárias, pode-se dizer do Modernismo:
I.                 Foi um estilo que mudou radicalmente o cenário da literatura nacional.
II.            O seu estilo deu prosseguimento à evolução literária que até então ocorria.
III.        Foi uma escola transitória, cujas obras literárias mostraram conteúdos efêmeros.
a     a)  Apenas a afirmação I está correta.
       b)  Apenas a afirmação II está correta.
c     c) Apenas a afirmação III está correta.
       d) Todas as afirmações estão corretas.
e     e)Todas as afirmações estão incorretas.

16.  Todas as atitudes a seguir estão engajadas na chamada pré- história do Modernismo, período compreendido entre os anos de 1902 a 1922, exceto.
a)  Desenvolver uma arte de temática universal, mas de conotação social.
b)  Utilização da vontade de ruptura cultural das vanguardas européias.
c)  Reconhecimento objetivo da realidade nacional, na sequência de atitudes de pré-modernistas.
d)  Enriquecer decisivamente nossa consciência artístico-cultural.
e)  Aproveitamento da informação contida nos movimentos das vanguardas européias, mas não adotá-las como referencial cultural.

 17. O modernismo brasileiro preocupava-se em criar uma arte essencialmente brasileira. Entretanto, alguns dos primeiros escritores desse movimento estético, no Brasil, sofreram influencias:
a)      a) Do Futurismo.
b)      b) Do Concretismo.
c)      c) Do hiper-Realismo
d)      d) Do Dadaísmo.
e)      e) Do Surrealismo.

18. Não foi despropositadamente que a Semana da Arte Moderna foi realizada no mesmo ano que se comemorava o centenário da independência brasileira. Nesse sentido, fazem-se as seguintes afirmações:

     I.    Ambos os movimentos visavam remodelar o cenário nacional, dando-lhe uma nova configuração.
II.    A reforma pretendida pelos dois movimentos objetivava restaurar a política colonial no país.
IV.          A independência, grosso modo, confirmou tendências políticas ao estabelecer a república; a Semana pretendeu uma ruptura literária, em seu sentido lato.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a     a) As proposições I, II, III estão corretas.
       b)As proposições II e III estão corretas.
c     c)  As proposições I e III estão corretas.
       d) As proposições I, II e III estão incorretas.
e     e) Apenas a proposição I está correta.

19.      19.Como todo movimento radical, a Semana de Arte Moderna provocou impactos, exatamente como pretendiam seus idealizadores.
Como o público reagiu a esses impactos?

a   a)  Aceitou plenamente a sugestão de uma mudança radical nas artes.
     b) Manteve-se neutro, não se manifestando a respeito de sua realização.
c   c)  Apreciou a sugestão de mudança na literatura, mas não a aprovou na pintura.
     d)  Mostrou-se indignado com as mudanças sugeridas e com a apresentação dos artistas.
e   e) Embora entendesse o motivo das mudanças, não concordava com a forma sugerida.

20.  Indique o único autor modernista não participante da Semana de Arte Moderna.
a) Oswaldo de Andrade
b) Mário de Andrade
c) Di Cavalcante
d) Monteiro Lobato
e) Heitor Villa- Lobos

21.  Além da ruptura gramatical, o Modernismo da primeira geração também pregava a ruptura com a literatura formal, principalmente na poesia. Assim, nesse contexto:
a)  os versos poderiam ser elaborados sob inspiração poética, mas deveriam apresentar rimas.
b)  abolia-se a rima, mas a metrificação silábica era imprescindível à poesia.
c)  a poesia podia ser desenvolvida de forma livre, isenta de formalidades e normas poéticas.
d)  os versos deveriam ser dodecassílabos para que a cadência poética fosse evidenciada.
e)  recomendava-se o emprego de redondilhas maiores ou menores, para que o texto ganhasse leveza e agilidade.

22.  A poesia modernista revela:
a   a)  Nacionalismo crítico.
     b)  Valorização do popular.
c   c) Versos livres.
d   d)Estão corretas as afirmações a e c.
e    e) Estão corretas as afirmações a, b e c.

23.    23.A época da Primeira Geração Moderna foi repleta de descobertas, as quais eram feitas em ritmo acelerado. Um novo panorama era aberto aos olhos estáticos da população, que assistia perplexa, a essa metamorfose de hábitos, costumes e comportamentos.

     Entre os elementos a seguir, assinale o evento que não se sucedeu nesse contexto.
a   a) A implementação da máquina e seu constante desenvolvimento
     b) O uso acentuado da eletricidade
c   c) A fabricação seriada de automóveis
     d) O impacto da invenção do avião
e   e) A agilidade da informação com a invenção do telégrafo


24.  Mário de Andrade desenvolveu diversas habilidades. Foi professor de música, colaborador de várias revistas e jornais, poeta, romancista, crítico literário, crítico musical, ensaísta de arte, folclore, literatura e música, o que lhe permitia discutir vários temas com propriedade. Além disso, desenvolveu seu espírito democrático com sua “Declaração de Princípios”, estabelecendo seu posicionamento político em relação às questões político-sociais do Brasil.
    Sobre a participação do autor na Semana de Arte Moderna, assinale a alternativa correta.
a   a)  Manteve-se alheio à realização da Semana de Arte Moderna por julgar o movimento inócuo no meio social brasileiro.
     b) Apoiou a participação de literatos brasileiros, incentivando-os, porém absteve-se das polêmicas e discussões a esse respeito.
c   c) Foi um dos seus membros e despontou como uma das presenças fundamentais para a realização do evento.
     d) Não se envolveu, preferindo solidarizar-se com Monteiro Lobato, depreciador dessa nova estética.
     e) Embora julgasse imprescindível estampar essa nova tendência artística, optou por manter os ditames do estilo parnasiano.

25.      25. Assinale o nome da obra de Mário de Andrade que representava uma sátira jocosa de um famoso romance escrito no século XIX.

      a) Macunaíma
     b)Losango cáqui
     c) Paulicéia desvairada
     d) O empalhador de passarinhos
      e) A escrava que não é Isaura

26.    26.(UEL-PR) Diz Mário de Andrade:
       Geralmente os poetas modernistas escrevem poemas curtos.
     Isso se deve ao fato de que o poema curto, para os modernistas, é:
a         a) Decorrente da depressão que domina o poeta moderno, por força das realidades hostis que vive e que lhe roubam a faculdade de expressão.
         b) Conseqüência de uma época caótica, fragmentária, sobre cujo estado de coisas nada há para ser feito.
c      c) Originária da confessada falta de inspiração e mesmo da má vontade dos modernistas da primeira geração em face da poesia.
       d) Uma forma deliberada de ironizar os longos textos poéticos, que se tornaram moda literária a partir do Romantismo.
      e) Resultado inevitável da época: decorrente da própria velocidade da vida moderna.










terça-feira, 16 de maio de 2017

POEMA: NOTURNO - FAGUNDES VARELA - COM GABARITO

POEMA – NOTURNO
                  Fagundes Varela 

Nem uma luz de esperança,
Nem um sopro de bonança
Na fronte sinto passar!
Os invernos me despiram
E as ilusões que fugiram
Nunca mais hão de voltar!


Tombam as selvas frondosas,
Cantam as aves mimosas
As nênias da viuvez;
Tudo, tudo, finando,
Mas eu pergunto chorando:
Quando será minha vez?

No véu etéreo os planetas;
No casulo as borboletas
Gozam da calma final;
Porém meus olhos cansados
São a mirar condenados
Dos seres o funeral!

Quero morrer! Este mundo
Com seu sarcasmo profundo
Manchou-se de lodo e fel!
Minha esperança esvaiu-se,
Meu talento consumiu-se
Dos martírios ao tropel!

Quero morrer! não é crime
O fardo que me comprime,
Dos ombros, lança-lo ao chão;
Do pó desprender-me rindo
E as asas brancas abrindo
Perder-me pela amplidão!

Vem, oh! Morte! A turba imunda
Em sua ilusão profunda
Te odeia, te calúnia,
Pobre noiva tão formosa
Que nos espera amorosa
No termo da romaria!

Virgens, anjos e crianças
Coroadas de esperança
Dobram a fronte a teus pés!
Os vivos vão repousando!
E tu me deixas chorando!
Quando virá minha vez?

Minha alma é como deserto
Por onde o romeiro incerto
Procura uma sombra em vão;
É como a ilha maldita
Que as vagas palpita
Queimada por vulcão!
                                                     Fagundes Varela, Poesia, Rio de Janeiro: Agir.

1 – No Romantismo, o tema da morte prematura e constante. No texto, que motivos o eu lírico tem pra querer morrer
       Não há mais ilusões, sonhos, esperanças que lhe dêem razão para viver.

2 – Na sétima estrofe, o poeta manifesta um sentimento de indignação. A que se deve essa manifestação interior?
       A manifestação deve-se ao fato de o eu lírico ver morrerem os que não deviam, mas a morte não o leva, e ele quer morrer.

3 – Os vocábulos “rindo” e “chorando” representam momentos distintos na exposição dos sentimentos do poeta, e constituem ideias em oposição.
a)     Que nome se dá a essa figura semântica?
Antítese.

b)    Que fundo ela exerce na expressão lírica do poeta?
A oposição entre vida e morte, sendo que a primeira o faz chorar, pois lhe traz infelicidades; a segunda traz-lhe satisfação, pois representa o fim do sofrimento.

4 – A disposição das palavras no texto pode servir para realçar elemento do plano do conteúdo. É o que acontece nos dois versos finais do trecho a seguir, em que não foi apenas para manter a estrutura de rima que o poeta usou o artifício:
                                       “Porém meus olhos cansados
                                       São a mirar condenados
                                       Dos seres o funeral!”
a)     Que nome se dá a tal recurso utilizado nesta passagem?
Inversão.

b)    Reescreva o trecho, dando-lhe a disposição considerada direta, “natural” ou “normal” segundo o padrão culto.
Porém, meus olhos cansados/são condenados a mirar o funeral dos seres.

5 – No trecho a seguir ocorre o conector e que, além de ligar partes do texto, estabelece uma certa relação semântica:
                                        “Os vivos vão repousando!
                                        E tu me deixas chorando!”
a)     Que valor semântico esse conector estabelece?
Adversidade.

b)    O trecho não teria o seu sentido alterado se substituíssemos o e por outro conector?
Mas.

6 – Há palavras que, no texto, no processo coesivo, retomam uma outra palavra. O pronome pessoal reto tu retoma que substantivo?
       Morte.

7 – Em que aspectos poéticos os textos se aproximam
       Preocupação existencial e pessimismo.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

SIMULADO - TROVADORISMO - COM GABARITO

SIMULADO - TROVADORISMO - COM GABARITO

01. (ESPCEX) É correto afirmar sobre o Trovadorismo que

a) os poemas são produzidos para ser encenados.
b) as cantigas de escárnio e maldizer têm temáticas amorosas.
c) nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino.
d) as cantigas de amigo têm estrutura poética complicada.
e) as cantigas de amor são de origem nitidamente popular.


02. (MACKENZIE) Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo.

a) Um dos temas mais explorados por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual entre nobres e mulheres camponesas.
b) Desenvolveu-se especialmente no século XV e refletiu a transição da cultura teocêntrica para a cultura antropocêntrica.
c) Devido ao grande prestígio que teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos poetas da Renascença, época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis.
d) Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente. 
e) Tanto no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a influência dos padrões estéticos greco-romanos.

03. (FUVEST) Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:

a) o Trovadorismo corresponde ao Renascimento.
b) o Trovadorismo corresponde ao movimento humanista.
c) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo. 
d) o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais.
e) tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da decadência medieval.

04. (FUVEST) O Trovadorismo, quanto ao tempo em que se instala:

a)  tem concepções clássicas do fazer poético.
b)  é rígido quanto ao uso da linguagem que, geralmente, é erudita.
c)  estabeleceu-se num longo período que dura 10 séculos.
d)  tinha como concepção poética a epopéia, a louvação dos heróis.
e)  reflete as relações de vassalagem nas cantigas de amor. 

05. (UNIFESP)
Senhor feudal
Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia.
Oswald de Andrade
O título do poema de Oswald remete o leitor à Idade Média. Nele, assim como nas cantigas de amor, a ideia de poder retoma o conceito de

a) fé religiosa.
b) relação de vassalagem. 
c) idealização do amor.
d) saudade de um ente distante.
e) igualdade entre as pessoas.

06. (FUVEST) Sobre o Trovadorismo em Portugal, é correto afirmar que:

a) sua produção literária está escrita em galego ou galaico-português e divide-se em: poesia (cantigas) e prosa (novelas de cavalaria). 
b) utilizou largamente o verso decassílabo porque sua influência é clássica.
c) a produção poética daquela época pode ser dividida em lírico-amorosa e prosa doutrinária. 
d) as cantigas de amigo têm influência provençal. 
e) a prosa trovadoresca tinha claro objetivo de divertir a nobreza, por isso têm cunho satírico. 

07. (MACKENZIE) Assinale a alternativa incorreta a respeito do Trovadorismo em Portugal.

a) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.
b) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.
c) Nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre o senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
d) Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.
e) A influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas.

08. (MACKENZIE) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor. 

a) O ambiente é rural ou familiar. 
b) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.  
c) Têm origem provençal.  
d) Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.  
e) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador. 

09. (VUNESP) Assinale a alternativa INCORRETA com relação à Literatura Portuguesa:

a) O ambiente das cantigas de amor é sempre o palácio, com o trovador declarando seu amor por uma dama (tratada de “senhor”, isto é, senhora). Daí o relacionamento respeitoso, cortês, dentro dos mais puros padrões medievais que caracterizam a vassalagem, a servidão amorosa. 
b) o teatro vicentino é basicamente caracterizado pela sátira, criticando o comportamento de todas as camadas sociais: a nobreza, o clero e o povo. Gil Vicente não tem preocupação de fixar tipos psicológicos, e sim a de fixar tipos sociais. 
c) o marco inicial do Romantismo em Portugal é a publicação do poema “Camões”. Todavia, a nova estética literária só viria a se firmar uma década depois com a Questão Coimbrã, quando se aceitou o papel revolucionário da nova poesia e a independência dos novos poetas em relação aos velhos mestres. 
d) Eça de Queirós, em sua obra, dedica-se a montar um vasto painel da sociedade portuguesa, retratada em seus múltiplos aspectos: a cidade provinciana; a influência do clero; a média e a alta burguesia de Lisboa; os intelectuais e a aristocracia. 
e) A mais rica, densa e intrigante faceta da obra de Fernando Pessoa diz respeito ao fenômeno da heteronímia que deu aos poetas Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos biografias, características, traços de personalidade e formação cultural diferentes.

10. (MACKENZIE) Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que: 

a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.  
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade. 
c) pode ser dividida em lírica e satírica.  
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.  
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino.

11. (FAAP) Releia com atenção a estrofe:
Fez-se de amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Tomemos a palavra AMIGO. Todos conhecem o sentido com que esta forma lingüística é usualmente empregada no falar atual. Contudo na Idade Média, como se observa nas catingas medievais, a palavra amigo significou:

a) colega 
b) companheiro 
c) namorado 
d) simpático 
e) acolhedor

12. (MACKENZIE)
“Ai dona fea! foste-vos queixar
porque vos nunca louv’em meu trobar
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei toda via
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!”
Assinale a informação correta a respeito do trecho de João Garcia de Guilhade:

a) é cantiga satírica 
b) foi o primeiro documento escrito em língua portuguesa (1189)
c) trata-se de cantiga de amigo
d) foi escrita durante o Humanismo (1418-1527)
e) faz parte do Auto da Feira  

13. (UM-SP) Nas cantigas de amor,

a) o trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.
b) o trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.
c) o “eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.
d) o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu amor à mulher amada.
e) existe a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.

14. (PUC - SP) Considerando a peça Auto da Barca do Inferno como um todo, indique a alternativa que melhor se adapta à proposta do teatro vicentino. 

a) Preso aos valores cristãos, Gil Vicente tem como objetivo alcançar a consciência do homem, lembrando-lhe que tem uma alma para salvar. 
b) As figuras do Anjo e do Diabo, apesar de alegóricas, não estabelecem a divisão maniqueísta do mundo entre o Bem e o Mal. 
c) As personagens comparecem nesta peça de Gil Vicente com o perfil que apresentavam na terra, porém apenas o Onzeneiro e o Parvo portam os instrumentos de sua culpa. 
d) Gil Vicente traça um quadro crítico da sociedade portuguesa da época, porém poupa, por questões ideológicas e políticas, a Igreja e a Nobreza. 
e) Entre as características próprias da dramaturgia de Gil Vicente, destaca-se o fato de ele seguir rigorosamente as normas do teatro clássico.

15.  (MACKENZIE) As narrativas que envolvem as lutas dos cruzados envolvem sempre um herói muito engajado na luta pela cristandade, podendo ser a um só tempo frágil e forte, decidido e terno, furioso e cortes. No entanto, com relação a mulher amada, esse herói é sempre:

a) pouco dedicado
b) infiel
c) devotado 
d) indelicado
e) ausente e belicoso

16. (MACKENZIE) Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo.

a) Um dos temas mais explorados por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual entre nobres e mulheres camponesas.
b) Desenvolveu-se especialmente no século XV e refletiu a transição da cultura teocêntrica para a cultura antropocêntrica.
c) Devido ao grande prestígio que teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos poetas da Renascença, época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis.
d) Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente. 
e) Tanto no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a influência dos padrões estéticos greco-romanos.

17. (PUC-SP) O argumento da peça A Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, consiste na demonstração do refrão popular “Mais quero asno que me carregue que cavalo que me derrube”. Identifique a alternativa que não corresponde ao provérbio, na construção da farsa. 

a) A segunda parte do provérbio ilustra a experiência desastrosa do primeiro casamento. 
b) O escudeiro Brás da Mata corresponde ao cavalo, animal nobre, que a derruba. 
c) O segundo casamento exemplifica o primeiro termo, asno que a carrega.
d) O asno corresponde a Pero Marques, primeiro pretendente e segundo marido de Inês. 
e) Cavalo e asno identificam a mesma personagem em diferentes momentos de sua vida conjugal.

18. (UFRS) Assinale a alternativa incorreta com respeito ao Trovadorismo em Portugal: 

a) nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino. 
b) nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão. 
c) a influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas. 
d) durante o trovadorismo, ocorre a separação entre poesia e música. 
e) muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros

19. (PUC-RS) O paralelismo, uma técnica de construção literária nas cantigas trovadorescas, consistiu em: 

a) unir duas ou mais cantigas com temas paralelos e recitá-las em simultaneidade. 
b) um conjunto de estrofes ou um par de dísticos em que sempre se procura dizer a mesma ideia.
c) apresentar as cantigas, nas festas da corte, sempre com o acompanhamento de um coro. 
d) reduzir todo o refrão a um dístico. 
e) pressupor que há sempre dois elementos paralelos que se digladiam verbalmente.

20. (UFMG) Nas mais importantes novelas de cavalaria que circularam na Europa medieval, principalmente como propaganda das Cruzadas, sobressaem-se: 

a) as namoradas sofredoras, que fazem bailar para atrair o namorado ausente. 
b) os cavaleiros medievais, concebidos segundo os padrões da Igreja Católica (por quem lutam).
c) as namorada castas, fiéis, dedicadas, dispostas a qualquer sacrifício para ir ao encontro do amado. 
d) os namorados castos, fiéis, dedicados que, entretanto, são traídos pelas namoradas sedutoras. 
e) os cavaleiros sarracenos, eslavos e infiéis, inimigos da fé cristã.

  
21. (FUVEST) Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:

a) o Trovadorismo corresponde ao Renascimento.
 b) o Trovadorismo corresponde ao movimento humanista.
c) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo. 
d) o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais.
e) tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da decadência medieval.

22. (FUVEST) O Trovadorismo, quanto ao tempo em que se instala:
a)  tem concepções clássicas do fazer poético.
b)      é rígido quanto ao uso da linguagem que, geralmente, é erudita.
c)       estabeleceu-se num longo período que dura 10 séculos.
d)      tinha como concepção poética a epopeia, a louvação dos heróis.
e)      reflete as relações de vassalagem nas cantigas de amor. 


23. (MACKENZIE)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que: 
a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.  
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade. 
c) pode ser dividida em lírica e satírica.  
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.  
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino.