Roupa ou uniforme: vantagens e desvantagens
Lígia Menezes
O fato é que algumas escolas exigem o
uso do uniforme e são bem rígidas quanto a isso, impondo regras até na cor da
meia e do tênis dos alunos. Outras são mais maleáveis, mas, ainda assim,
acreditam que o uniforme pode trazer benefícios. Há ainda um terceiro tipo de
escola, que não impõe seu uso e ainda acha que ele tira a individualidade e
pode até prejudicar o desenvolvimento das crianças. Diante disso, os pais,
claro, ficam confusos. Afinal quem está certo?
A má notícia é que, para essa pergunta, não há uma única resposta.
Existem argumentos contrários e favoráveis ao uso do uniforme. O EDUCAR PARA
CRESCER conversou com especialistas sobre o tema para esclarecer algumas das
dúvidas que surgem na cabeça dos pais. A seguir, você vai ficar sabendo quais
são os prós e os contras do uso do uniforme da escola. Leia, reflita e tome uma
posição.
Alguns argumentos
favoráveis ao uso do uniforme
É prático
Quando a escola oferece uniforme, há
menos perda de tempo na hora de a criança se preparar para ir estudar. (...) na
Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, fase em que as
crianças brincam muito, elas sujam e estragam mais as roupas. Isso pode tornar
o uniforme vantajoso, pois ele costuma ser mais fácil de lavar.
Preserva a Infância
A partir do Ensino Fundamental II,
quando a criança já tem 11 anos, ela acaba ganhando força na escolha da roupa,
caso a escola permita. E é aí que mora o perigo. Segundo Edimara de Lima, da
Prima Escola Montessori, muitas vezes, nessa idade, ela não tem discernimento
para escolher a roupa adequada. Há casos até em que a situação pode preocupar.
"Pode acontecer de a criança usar vestimenta inadequada à sua faixa
etária, como decote ou salto, e até criar um estilo sensual. Nesses casos, a
mãe deve ser chamada para conversar e receber orientações", afirma
Edimara.
Inibe o consumo
Quando o uso do uniforme não é
obrigatório, as crianças podem ser expostas precocemente a valores consumistas
e distorcidos, como valorizar apenas quem usa roupas de grife. "Em casos
extremos, isso reforça sentimentos de inferioridade e a baixa autoestima",
diz a psicóloga Margareth Scherschmidt, de São Paulo. "Mas é claro que a
situação acima também pode ocorrer em escolas onde o uso do uniforme é
obrigatório, com modelos diferentes de tênis, relógios, aparelhos celulares e
iPods", pondera Luciana Fevorini, orientadora educacional do Colégio
Equipe, de São Paulo, onde o uso do uniforme é opcional.
Minimiza a vaidade
O desejo consumista, associado à
falta de uniforme escolar, pode estimular a vaidade infantil, segundo a
psicóloga Vivian Zanfolin. Se essa vaidade é controlada, tudo bem. O problema é
quando a criança coloca a vaidade como prioridade na vida dela. "Por
exemplo, uma garota com menos de dez anos que vai de salto alto para a escola
no dia em que temos recreação no playground. Explico que ela terá de ir
descalça brincar ou não ir. Se ela decide não ir apenas por não querer ser
vista sem sapato, o caso é preocupante", explica Edimara de Lima, da Prima
Escola Montessori.
É econômico
Alguns uniformes oferecem um custo de
vestimenta mais em conta do que as roupas comuns. Além disso, eles proporcionam
um desgaste menor das roupas das crianças. Porém, as escolas não podem obrigar
a compra do uniforme em estabelecimento próprio ou indicar somente uma
determinada loja, se o mercado em geral comercializar o produto. A escola deve
informar qual o modelo de uniforme utilizado e quais são os locais em que possa
ser adquirido.
Diminui o risco de
bullying
Oferece pouco risco de comparação com
outras crianças. "Ele é ‘programado’ para todos os tipos de corpo e evita
comparações entre as crianças. Isso diminui até o risco de bullying", diz
Edimara de Lima, da Prima Escola Montessori.
Proporciona
segurança na hora de brincar
Por ter um tecido flexível (e,
principalmente, as escolas que exigem o uso do tênis), o uniforme dá segurança
no exercício das atividades escolares, principalmente na Educação Infantil e no
Ensino Fundamental I e nas aulas de Educação Física.
Impõe disciplina
O uniforme ajuda na assimilação de
normas e regras, contribuindo com o aprendizado da organização e da disciplina,
indispensáveis para o desenvolvimento da criança.
Equilibra as
diferenças sociais
O uso do uniforme diminui a
ostentação e deixa o aluno com menor poder aquisitivo em pé de igualdade diante
do grupo.
Confere
responsabilidade
O uso diário do uniforme cria um
distanciamento entre o momento de estudo e os momentos de lazer. "Isso, de
certa forma, influencia no comportamento e na responsabilidade", diz
Débora Vaz, diretora pedagógica da Escola Castanheiras.
Alguns argumentos
contrários ao uso do uniforme
Tira a
individualidade
O uniforme, como o próprio nome
sugere, serve para uniformizar, ou seja, criar um padrão. Para Luciana
Fevorini, do Colégio Equipe, não há necessidade de fazer isso dentro de uma
escola. "Achamos interessante os alunos se mostrarem como são e que sejam
reconhecidos como diferentes uns dos outros. E não é porque não tem uniforme
que não tem regras", explica ela.
Não passa noções de
como se vestir
Se a escola impõe o uso do uniforme,
a criança não aprende a se vestir. "Isso pode prejudicar o futuro dela.
Quanto mais rígido for o colégio, menos a criança terá essa noção no futuro,
quando estiver na faculdade ou no mercado de trabalho", afirma Edimara de
Lima, da Prima Escola Montessori.
Dificulta a
formação de grupos
O uso diário do uniforme não permite
que, dentro do coletivo escolar, os pequenos se organizem por tribos, por
estilos, se identifiquem e façam amizades.
Padroniza a
diferença
Segundo alguns especialistas, com o
uniforme, a criança não é vista como um indivíduo, e sim como apenas mais uma
no grupo.
Dificulta a busca
de identidade
O uso diário do uniforme limita o
aparecimento de marcas pessoais de estilo. "Isso se torna um problema
principalmente para os adolescentes, que estão em busca de identidade",
reflete Luciana Fevorini.
http://secretariamunicipalmarilia.blogspot.com/2013/07/roupa-ou-uniforme-vantagens-e.html
https://ligiagmenezes.files.wordpress.com/2011/08/uniforme-educar.jpg
Fonte: Livro - Tecendo Linguagens - Língua
Portuguesa: 6º ano/Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo - 5.ed. -
Barueri(SP): IBEP, 2018 - p.90/91.
GLOSSÁRIO
Bullying:
atitude agressiva causada por um ou mais indivíduos a outra pessoa com a
intenção de intimidá-la ou ataca-la com atos ou palavras que a ofendam física
ou moralmente.
Entendendo o texto
1 – Qual é o público-alvo
desse texto?
Estudantes de qualquer faixa etária, pais e
professores.
2 – Qual características do
texto justifica a resposta dada por você na pergunta anterior?
Mesmo que no texto a autora se dirija aos
alunos, o tema (assunto) pode ser útil aos pais e professores se os argumentos
forem usados para refletir sobre o uso ou não do uniforme.
3 – Releia os argumentos a
seguir, favoráveis ao uso do uniforme.
·
Inibe o consumismo.
·
Minimiza a vaidade.
-
Como você entende esses argumentos apresentados pela especialista.
Resposta pessoal.
4 – Dos argumentos
apresentados pela especialista em relação às vantagens em usar o uniforme:
a) com qual(is) você concorda? Por quê?
Resposta pessoal.
Resposta pessoal.
5 – Dos argumentos que o texto traz contrários ao
uso do uniforme:
a) com qual(is) você concorda? Por quê?
Resposta pessoal.
Resposta pessoal.
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