terça-feira, 9 de março de 2021

REPORTAGEM: METALÚRGICOS DA VW RETOMAM NEGOCIAÇÃO - MAURICIO ESPOSITO - COM GABARITO

 Reportagem: Metalúrgicos da VW retomam negociação       

MAURICIO ESPOSITO, da Reportagem Local

     Os funcionários da Volkswagen recuaram e decidiram voltar a negociar com a montadora a proposta de redução nos rendimentos.

     A decisão foi tomada em assembleia realizada ontem, contrariando a deliberação da semana passada dos mesmos metalúrgicos.

        Naquela assembleia, os funcionários da montadora ficaram divididos – aproximadamente metade dos presentes não quis que o sindicato da categoria continuasse a negociar uma redução de rendimentos dos funcionários.

        A mudança de opinião ocorre no mesmo momento em que circulou na fábrica a notícia de que a montadora já teria definido uma lista com 7.500 nomes para serem demitidos.

        Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, a informação de que existe a lista pode ter influenciado a assembleia.

        O sindicato defende a negociação com a montadora como forma de evitar demissões.

        Para evitar essas demissões, os metalúrgicos da Volkswagen estão dispostos a abrir mão do reajuste salarial de quase 3% neste ano e da participação nos lucros e resultados de 99.

        Essa era a proposta defendida pela direção do sindicato, que acabou sendo aprovada na assembleia de ontem. Esses dois pontos ficariam suspensos até que o mercado retome seu ritmo normal.

        A montadora, entretanto, quer reduzir custos de forma muito mais abrangente.

        A Volks propôs a redução da jornada semanal de trabalho de cinco para quatro dias, além de não pagar a participação nos lucros, o 13º salário e o abono de férias em 99. A montadora também quer a demissão de 900 funcionários temporários e de 50% dos aposentados. A VW propõe reduzir o adicional noturno e cortar subsídios na alimentação, no transporte e no plano de saúde. Outra proposta da montadora é a demissão do pessoal do setor de alimentação, bombeiros, logística e segurança patrimonial para recontratação com 60% do salário atual.

        As negociações entre sindicato e empresa seriam retomadas ontem mesmo.

                Folha de São Paulo, 8/12/1998. 2° caderno, p. 6.

Fonte: Práticas de Linguagem. Leitura & Produção de Textos. Volume 4. Ernani & Nicola. Editora Scipione. P. 44-5.

Entendendo a reportagem:

01 – Como você sabe, um jornal apresenta vários cadernos (de esportes, cultura, economia, classificados, etc.). Em que caderno do jornal teria sido publicada a notícia da página 44?

      No caderno de economia, que, na Folha de São Paulo, também recebe o nome de 2° caderno.

02 – O texto relata um fato. Explique, em uma única frase, que fato é esse.

      Os funcionários da VW negociam a redução de salário para evitar demissões.

03 – O texto fez referência a uma mudança de opinião por parte dos metalúrgicos. O que teria provocado essa mudança de opinião?

      A notícia de uma lista com 7.500 nomes de funcionários que seriam demitidos.

04 – “Naquela assembleia, os funcionários da montadora ficaram divididos...”. A que assembleia o texto está se referindo?

      À assembleia que foi realizada na semana anterior.

05 – Levando em conta as informações fornecidas pela reportagem, você acharia sensato aceitar uma redução de salário?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – De acordo com a reportagem, responda: a vida imita a arte ou a arte imita a vida? O que você pensa sobre isso?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Estimular uma discussão sobre a obra ficcional, fazendo o aluno perceber que esta sempre tem como matéria-prima uma reflexão do autor sobre a realidade, sobre a vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário