quinta-feira, 25 de março de 2021

CONTO: A HISTÓRIA DE PLATTNER - H.G. WELLS - COM GABARITO

 CONTO: A HISTÓRIA DE PLATTNER

              H. G. Wells

 É uma pena que a aversão de Plattner pela ideia de dissecação post--mortem* possa adiar, talvez para sempre, a comprovação definitiva de que os seus lados direito e esquerdo foram invertidos. A credibilidade de sua história repousa principalmente na demonstração desse fato. Não existe nenhuma maneira de pegar um homem e movê-lo no espaço, do modo como este é compreendido pelas pessoas comuns, que possa resultar numa transposição dos seus lados. Não importa o que se faça, seu lado direito continua à direita, o esquerdo, à esquerda. Claro que, por outro lado, é possível fazer isso com alguma coisa que seja fina e achatada. Se cortarmos um bonequinho de papel, uma figura qualquer que tenha um lado direito e um lado esquerdo, podemos inverter esses lados simplesmente erguendo essa figura, virando-a e depositando-a de volta, com os lados invertidos.

Mas com um sólido é diferente. Os teóricos matemáticos nos dizem que a única maneira de inverter os lados de um corpo sólido é retirar esse corpo do espaço como o conhecemos — retirá-lo da nossa existência normal — e girá-lo sobre si mesmo em algum lugar fora do espaço. Isto é um tanto abstruso*, sem dúvida; mas qualquer pessoa familiarizada com a teoria matemática pode confirmar ao leitor que é algo verdadeiro. Para exprimir este fato em linguagem técnica, essa curiosa inversão dos lados direito e esquerdo de Plattner é uma prova de que ele foi movido, para fora do espaço, para aquilo que chamamos a Quarta Dimensão, e depois foi trazido de volta ao nosso mundo. A menos que admitamos ter sido objeto de uma maquinação complicada e sem propósito, somos conduzidos a crer que foi exatamente isso que ocorreu.

 WELLS, H. G. A história de Plattner (excerto).

O país dos cegos e outras histórias.

Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

GLOSSÁRIO

 *post-mortem: após a morte.

*abstruso: difícil de entender, obscuro.

 Questão 01

D7 – Identificar a tese de um texto.

 O narrador do conto, no excerto reproduzido, defende a tese de que

( A ) não há como inverter os lados esquerdo e direito de um homem a não ser que ele seja movido para a Quarta Dimensão.

( B ) não é possível mover o corpo de um homem para o espaço; isso seria uma invenção para enganar as pessoas.

( C ) a dissecação post-mortem é a melhor forma de inverter os lados direito e esquerdo de uma pessoa.

( D ) se cortarmos um bonequinho de papel, é possível inverter seus lados apenas girando o boneco sobre si mesmo em algum lugar fora do espaço.

 

Questão 02

D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

 O trecho que contém uma das informações principais desse texto é:

( A ) “A menos que admitamos ter sido objeto de uma maquinação complicada e sem propósito, somos conduzidos a crer que foi exatamente isso que ocorreu. ”.

( B ) “A credibilidade de sua história repousa principalmente na demonstração desse fato. ”.

( C ) “[...] a única maneira de inverter os lados de um corpo sólido é retirar esse corpo do espaço como o conhecemos [...] e girá-lo sobre si mesmo em algum lugar fora do espaço. ”.

( D ) “Isto é um tanto abstruso, sem dúvida; mas qualquer pessoa familiarizada com a teoria matemática pode confirmar ao leitor que é algo verdadeiro. ”.

 

 

 

Um comentário: