sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

CARTA: AO NETO QUERIDO - FAUSTO CUNHA - COM QUESTÕES GABARITADAS


CARTA: AO NETO QUERIDO
            
           Fausto Cunha

                Planeta 54, Nebulosa de Messier, 6 de junho de 2854.
Meu querido Totte
          Pousar pela primeira vez num planeta desconhecido é sempre uma emoção nova. E no espaço não há duas emoções iguais. Por isso te digo: sai para o espaço! O espaço é a liberdade, o espaço é o mistério, o espaço é o sonho – as três coisas de que o homem mais precisa.
          A liberdade desenvolve o sistema nervoso, melhora o funcionamento do cérebro. Um ser sem liberdade não evolui.
          O homem também precisa do mistério, do sonho, do movimento em busca de coisas novas, de novos espaços, novos contatos, novas situações. Na Terra nem sequer utilizamos 1% de nossa capacidade de pensar. A monotonia é um veneno. Tira toda a nossa criatividade, o cérebro fica adormecido.
        É por isso que nunca vou às cidades. Tenho a impressão de que estou andando no meio de tristes robôs, de gente que não vive, não sonha, não tem mistério nenhum.
         Digo e repito: vai para o espaço, Totte! Vai logo, antes que alguém te agarre e te prenda numa cadeira ou enfie uma pedra de gelo no teu coração!
         Passar toda a vida como um verme, escondido num buraco, quando há todo esse azul esperando por nós!
                                                            Teu avô, que muito te estima,
                                                                                Argo            
(O lobo do espaço. Rio de Janeiro, Cátedra, 1978.)
Fonte: Português – Linguagem & Participação, 5ª Série- MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder Rivas – Ed. Saraiva, 1999, p.8-11.
Estudo do Texto

01 – O texto é uma carta. Sabemos disso porque nele há marcas características, tais como data, local onde foi escrito, evocação (chamada à pessoa a quem se destina a carta), as despedidas e a assinatura (ou nome de quem escreveu a carta).

a - Onde e quando a carta é escrita?
No Planeta 54, na Nebulosa de Messier, em 6 de junho de 2854.

b – Qual é a evocação que aparece na carta?
“Meu querido Totte”.

c – Qual é o assunto da carta?
O avô fala o que pensa sobre a vida na Terra e no espaço.

d – Como é a despedida na carta?
“Teu avô, que muito te estima”.

e – Quem escreve a carta?
Argo, o avô de Totte.

2) Nessa carta, o capitão Argo tenta convencer Totte a fazer algo que julga ser bom para o menino. De que ele tenta convencer Totte e por quê?
O avô tenta convencer Totte a ir para o espaço. Porque, para ele, a Terra é uma prisão e o ser humano.

3) Para convencer o menino, o autor da carta apresenta alguns motivos que julga importantes. Faça uma lista do que é bom quando se vive no espaço e outra do que é ruim quando se vive na Terra.
Na Terra, não utilizamos 1% de nossa capacidade de pensar, o cérebro fica adormecido: nas cidades, as pessoas são tristes e parecem robôs; a Terra parece uma prisão, as pessoas não têm sentimentos. No espaço: é cheio de emoções novas, há liberdade, há mistério, há lugar para o sonho; a liberdade que se tem no espaço para o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

4) Você acha que o capitão Argo conseguirá convencer o neto? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal.
                                                                                    

Um comentário:

  1. Do you realize there is a 12 word sentence you can say to your crush... that will induce deep emotions of love and impulsive attractiveness for you buried within his chest?

    That's because hidden in these 12 words is a "secret signal" that triggers a man's instinct to love, cherish and protect you with his entire heart...

    12 Words That Trigger A Man's Love Response

    This instinct is so hardwired into a man's genetics that it will drive him to work better than before to love and admire you.

    Matter-of-fact, fueling this mighty instinct is absolutely essential to getting the best possible relationship with your man that the moment you send your man a "Secret Signal"...

    ...You'll soon notice him open his soul and mind to you in a way he's never expressed before and he'll identify you as the only woman in the galaxy who has ever truly interested him.

    ResponderExcluir