domingo, 9 de fevereiro de 2020

REPORTAGEM:À MEIA-NOITE LEVAREI SEU SONO - IURI DE CASTRO TÔRRES - COM GABARITO

Reportagem: À meia-noite levarei seu sono

 
  NA VOLTA ÀS AULAS, TEENS RELUTAM EM LARGAR A INTERNET E IR PARA A CAMA                                                      
 IURI DE CASTRO TÔRRES

    Com poucas variações, a história é a mesma. "Pareço um zumbi", "É difícil voltar à rotina", "Dormia às 5h e acordava às 13h" etc.
  É, voltar ao ritmo escolar, com intermináveis aulas que começam antes das 8h, enquanto o dia brilha lá fora e sua cama chama, não é mole.
        Mas quem são os inimigos da rotina saudável de sono dos teens? A resposta é fácil: a internet, o celular e, é claro, a internet no celular.
        "Essa geração está cada vez mais conectada", diz Silvana Leporace, coordenadora de orientação educacional do colégio Dante Alighieri. "Dormem com o celular ao lado e ficam trocando mensagens com os amigos."
        Para Cristiano Nabuco, coordenador do programa de dependentes de internet do Instituto de Psiquiatria da USP, "os adolescentes espirram do controle dos pais." "Eles não dormem, a internet é um apelo muito forte."
        Segundo Silvana, isso atrapalha o aprendizado, pois a fixação do conteúdo ocorre durante o sono.
        Matheus Monteiro, 17, de Santos (SP), por exemplo, é um madrugador confesso. "Nas férias, ia até as 6h fácil, fácil", conta. Como é professor de informática, o garoto passa horas fuçando novas ferramentas on-line.
        Como agora tem de pular da cama às 6h30 da madrugada, demora a acordar "de verdade". É a mesma situação de Guilherme Bighetti, 16, de São Paulo, que "zumbiza" durante as primeiras aulas do dia. "Tenho que jogar água gelada na cara."
        A técnica para disfarçar as olheiras é a maquiagem, e a estratégia para espantar os bocejos é música alta no caminho para a escola. Ainda assim, eles dificilmente escapam de um cochilo em aula.
        Também é comum tentar compensar, aos sábados e domingos, as horas de sono perdidas. É quando os teens "hibernam". Stefanie Egedy, 15, dorme até depois do almoço. "Vale a pena", atesta.
        "Sento em frente ao computador e esqueço da vida, nem vejo o tempo passar", diz Brenda Amanda, 16.
        A impressão do tempo "voar" faz sentido do ponto de vista científico. Segundo Nabuco, o córtex pré-frontal, parte do cérebro que controla os impulsos e é sede da razão e do conhecimento, ainda não é totalmente desenvolvido nos adolescentes.
        Por isso, de acordo com o médico, é mais difícil saber a hora de desconectar e ir contar carneirinhos para dormir no mundo real.

         "Internet não é inimiga, mas precisa de controle", diz médico DE SÃO PAULO

        Para Cristiano Nabuco, coordenador do programa de dependentes de internet do Instituto de Psiquiatria da USP, a internet não é uma inimiga, mas é necessário controlar seu uso.
        Três sinais de que a rede está atrapalhando a sua vida são: você esconde o número de horas que fica conectado, fica apreensivo de ir a lugares sem internet e deixa de fazer atividades cotidianas, como esportes ou sair com os amigos, para ficar on-line.
        "Não dá para ficar acordado a noite toda e não conseguir levantar de manhã", diz.
        Segundo Gustavo Moreira, pediatra e pesquisador do Instituto do Sono, o ser humano foi feito para dormir no escuro, e a luz do computador e da TV confundem tudo.
        "A luminosidade age no centro de sono do cérebro, responsável por organizar o ciclo de descanso. Ele passa a entender que não escureceu e fica desperto", diz.
        O resultado é mau humor, irritação e pouca concentração nos estudos. (ICT)
                                                          TÔRRES, op. cit. p. 7.
Fonte: Projeto Teláris – Português – 7° ano – Editora Ática – p. 187-9.

Entendendo o texto:

01 – O texto da reportagem traz informações sobre teens. Responda:
a)   Quem são os tens?
São os adolescentes que usam a internet.

b)   Onde vivem os tens da reportagem?
Na cidade de São Paulo.

c)   Quando acontecem os fatos narrados?
Na atualidade (ano da reportagem: 2011).

d)   Por que para esses tens é muito difícil voltar para o ritmo escolar?
Porque todos tem de levantar cedo para ir à escola e, como estão acostumados a ficar até de madrugada na internet, fica difícil mudar o hábito ou dormir pouco e acordar cedo.

02 – Como o repórter caracteriza o uso da internet, do celular e da internet no celular por esses teens?
      Para o repórter essa tecnologia é o inimigo da rotina saudável de sono dos jovens.

03 – Por que, segundo Silvana Leporace, o uso excessivo da internet atrapalha o aprendizado dos alunos?
      Porque priva o jovem de horas de sono e é durante o sono que o conteúdo estudado é fixado.

04 – Segundo os depoimentos dos jovens, quais são as estratégias utilizadas para:
·        Acordar mais rápido pela manhã?
Jogar água gelada no rosto.

·        Disfarçar as olheiras?
Usar maquiagem.

·        Espantar os bocejos?
Ouvir música alto.

·        Compensar as horas de sono perdidas durante a semana?
“Hibernar” aos sábados e domingos, isto é, dormir muito nesses dias, até depois do almoço.

05 – Releia a fala de Brenda: “Sento em frente ao computador e esqueço da vida, nem vejo o tempo passar...[...]”.
a)   Que palavra é utilizada na reportagem para traduzir como Brenda sente o tempo quando está diante do computador?
Voar.

b)   Como a ciência explica esse fato?
A parte do cérebro (córtex pré-frontal) que controla os impulsos e é sede da razão e do conhecimento não está totalmente desenvolvida nos adolescentes.

c)   Qual é sua opinião sobre o fato de o adolescente esquecer da vida diante da tela do computador? Com você isso também acontece?
Resposta pessoal do aluno.

06 – A reportagem relata o que dizem Cristiano Nabuco e Gustavo Moreira, especialista que estudam essa dependência da internet.
a)   Em que local essa dependência é estudada por eles?
No programa de dependentes de internet do Instituto de Psiquiatria da USP e no Instituto do Sono.

b)    Por que essa dependência interessa a quem estuda distúrbios do sono?
Porque ficar acordado até tarde usando a internet impede a pessoa de dormir e pode causar distúrbios do sono.

07 – Os especialista citam três sinais como indicadores de que a internet está causando dependência ao usuário. Segundo eles, a pessoa:
·        Esconde o número de horas que fica conectada;
·        Tem medo de ir a algum lugar onde não seja possível acessar a internet;
·        Deixa de fazer atividades do dia a dia, como praticar esportes e sair com os amigos, para ficar na internet.

        Depois de conhecer os critérios dos especialistas, como você se avalia? Poderia ser considerado um dependente da internet? Explique.
      Resposta pessoal do aluno.
     


2 comentários:

  1. As stated by Stanford Medical, It is in fact the ONLY reason this country's women get to live 10 years longer and weigh 19 KG lighter than us.

    (And really, it is not about genetics or some secret-exercise and really, EVERYTHING related to "HOW" they eat.)

    BTW, What I said is "HOW", not "what"...

    Tap on this link to see if this short questionnaire can help you discover your real weight loss possibility

    ResponderExcluir