sábado, 15 de fevereiro de 2020

TEXTO: A NOTÍCIA FALADA - JORNAL NACIONAL, DA REDE GLOBO - COM GABARITO

Texto: A notícia falada

        As notícias podem ser transmitidas por escrito ou oralmente. Nos jornais e revistas, elas são escritas pelos jornalistas e lidas pelo leitor. No rádio e na televisão, elas são faladas pelo apresentador e ouvidas pelos ouvintes e telespectadores.
        Se você já assistiu a um jornal televisivo, deve ter observado que o apresentador do noticiário fala a notícia, limitando-se ao fato principal. Depois aparecem os repórteres, que ampliam a notícia com imagens, comentários e entrevistas. O mesmo pode acontecer num jornal de rádio: as notícias faladas pelo apresentador são complementadas por outros repórteres.
        “Depois da Fiat e da General Motors, agora é a Volkswagen que convoca os donos de 1100 automóveis fabricados este ano para uma verificação dos freios. As três montadoras têm o mesmo fornecedor: a Continental, uma fábrica do interior de são Paulo. Na página do Jornal Nacional na Internet, você encontra informações detalhadas dos modelos incluídos nas convocações da Fiat, da GM e da Volkswagen.
        [Enquanto o apresentador falava a última frase da notícia, na parte inferior da tela aparecia o endereço eletrônico da Rede Globo: www.globo.com.br]”.
                                   Jornal Nacional, da Rede Globo, em 12/2/2002.
Fonte: Livro: Português Linguagens – 6º ano – São Paulo: Atual, 2002. p.169-170.
Entendendo o texto:

01 – Assim como a notícia escrita, a notícia falada também procura fornecer respostas às seis questões básicas que envolvem um fato: O quê, quem, onde, quando, como, por quê. Dessas questões, quais são respondidas claramente na notícia falada em estudo?
      O quê: a convocação dos donos de 1.100 carros para verificação dos freios; quem: a Volkswagen; quando: na ocasião da divulgação da notícia.

02 – O que constitui o corpo dessa notícia?
      A 2ª e 3ª frases da notícia e o endereço eletrônico na tela.

03 – A notícia falada é curta, limitando-se ao essencial.
a)   Você observa essas características na notícia falada em estudo?
Sim.

b)   Ela possui título?
Não.

c)   Quanto tempo você calcula que um jornalista gasta para falar essa notícia na televisão?
Alguns segundos.

04 – Observe a linguagem empregada na notícia falada.
a)   Que tipo de variedade é empregada: a variedade padrão da língua ou uma variedade não padrão?
A variedade padrão da língua.

b)   A linguagem empregada é clara e direta. Por que, na sua opinião, a notícia falada emprega esse tipo de linguagem?
A notícia falada deve usar esse tipo de linguagem par atingir o grande público, fazendo-se entender por crianças e adultos, letrados e iletrados, pessoas que empregam todos os tipos de variedades da língua.

05 – No jornal falado, é comum a presença de um jornalista principal, o Jornalista-âncora, que apresenta as notícias. Você acha que ele decora a notícia antes de falar ou ele lê a notícia enquanto dala?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Reúna-se com seus colegas em grupos e concluam: Quais são as características da notícia falada?
      Resposta pessoal do aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário