sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

PROSA: QUER NAMORAR? QUERO... DRUMMOND AMORIM - COM QUESTÕES GABARITADAS

Prosa: Quer namorar? Quero...    

Drummond Amorim

        Minha namorada sempre foi a Bete, sempre. Nós nos amamos há muito tempo. Nós vamos nos amar para sempre, e quando a gente crescer vai se casar.
        Ela, primeira e única, já muito tempo me aguenta, quem sabe se arrependeu.
        Convidei para uma serenata em casa, veio. No meio do peixe vivo, o assalto: “Quer namorar”?
        “Quero”. Na bucha.
        O primeiro beijo, estava chovendo, foi debaixo da sombrinha. Pedi no rosto, virei a cara na hora, foi estrela pra tudo quanto era lado. Choveu colorido neste dia. Eu flutuei, pisei em ovos, sentimental e apaixonado. Para sempre.
        Uma das últimas da Bete. Veio falar em casamento. Só para fazer charme, encolhi os ombros. “Tanto faz.” Fechou a cara, fez beicinho: “Então, você não me ama”. O jeito foi concordar: “Tá legal, será um casório fora-de-série”.
        Mas, se tem briga, eu vou dizendo: “Não caso mais”. Em tempo de paz, depois da tempestade: “Nosso amor vai ficar na história”; “Tomara que dê certo”, eu torço. “Vai dar”, diz ela.
        Até falei para Seu Miguel, o sogro: “Pode ir arrumando o enxoval”. Dona Matilde: “Uai, já?”. Respondo: “Falta ficar noivo e arrumar um emprego”. “Não Senhor, primeiro arrumar o emprego. Essas crianças...”, diz Dona Matilde, rindo. “Criança o quê, Dona Matilde, tá com medo de ser avó”. “Miguel, esse menino tá perdendo o respeito”.
                       Xixi na cama. Drummond Amorim.
                        Fonte: Livro – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 5ª Série - Marilda Prates – Ed. Moderna, 2005 – p.191-2.
Entendendo a prosa:

01 – Quais são as quatro ideias contidas no primeiro parágrafo?
      A namorada única: Bete / O amor de muito tempo / O amor eterno / O casamento.

02 – A partir da expressão: “...já muito tempo me aguenta...”, o que é possível concluir?
      Que a personagem talvez dê trabalho a Bete, irrite-a, deixe-a triste.

03 – A personagem diz ainda: “... quem sabe se arrependeu...”. Essa ideia é confirmada pelo texto? Justifique sua resposta.
      Não. Porque Bete aceitou o namoro e ambos falam em casamento.

04 – Descreva as cenas do pedido de namoro e do primeiro beijo. Observe antes a linguagem usada e descubra o significado das expressões.
a)   “Na bucha”.
No mesmo momento, na mesma hora, em cima.

b)   “... foi estrela pra tudo quanto era lado. Choveu colorido... Eu flutuei, pisei em ovos...”.
A emoção foi tanta que chegou a ver estrelas. Parecia algo irreal, mágico. Sentiu-se leve como se não tocasse os pés no chão.

05 – “No meio do peixe vivo, o assalto...”. Explique o significado da expressão em negrito.
      A personagem refere-se à música Peixe vivo, canção folclórica mineira.

06 – Compare as frases a e b e conclua sobre a linguagem utilizada em cada uma delas.
a)   “No meio do peixe vivo, o assalto: “Quer namorar”? “Quero”. Na bucha.”
b)   Enquanto cantávamos, em uma serenata, a música “peixe vivo”, perguntei para Bete: “Quer namorar comigo?” E ela respondeu sem pensar: “Quero”.
As duas frases têm o mesmo significado apresentado de formas diferentes.

07 – “Uma das últimas da Bete”. Últimas o quê?
      Últimas atitudes, últimas invenções.

08 – Volte ao 6° parágrafo. Que assunto é abordado? Descreva as atitudes e reações de cada personagem.
      O casamento é o assunto abordado. Bete fala em casamento. O garoto faz charme, a menina fica aborrecida e faz beicinho. O garoto concorda.

09 – “Nós nos amamos há muito tempo.”
a)   O verbo haver está no passado, presente ou futuro?
Está no presente.

b)   O que o verbo haver indica?
Uma ação que começou no passado e continua no presente.

10 – Qual a função das aspas no texto?
      Destacar as falas das personagens.

11 – “Criança o quê, Dona Matilde, tá com medo de ser avó”. “Miguel, esse menino tá perdendo o respeito”.
a)   O que expressa a fala de Dona Matilde?
Ela acha que o garoto está tomando liberdade demais para com os mais velhos.

b)   E o que expressa a fala do garoto?
Expressa que ele não se considera criança. Ele brinca com Dona Matilde.

12 – Agora, conclua: Por que o autor conseguiu colocar poesia no texto escrito em prosa?
      Porque foi usada a linguagem comparativa, as figuras de linguagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário