domingo, 16 de fevereiro de 2020

POEMA: POETA À VISTA - CARLOS QUEIROZ TELLES - COM GABARITO

Poema: Poeta à vista
                                                                     Carlos Queiroz Telles 

Não sei como pôr para fora
essas ideias malucas
que me sacodem a cabeça.
É coisa muito esquisita,
parece assombração:
palavras que nascem feitas
sem nenhuma explicação.

Contar aos pais
não adianta… Vão dizer:
“É tudo imaginação!”
Falar com a turma… não sei.
Pode virar gozação.
O jeito é tentar guardar
esse caso para mim mesmo
e colocar no papel
os recados da emoção.

Uma palavra aqui,
outra palavra ali…
Parece que achei o caminho!
Epa! Mas isso tem cara de verso!
Será que eu sou poeta?

E agora? Que vergonha!
Só me faltava mais essa…
Outro segredo bem trancado
no fundo do coração.
                 (Carlos Queiroz Telles. Sonhos, grilos e paixões. 6. ed. São Paulo: Moderna, 199).
Fonte: Livro: Português Linguagens – 6º ano – São Paulo: Atual, 2002. p.205.
Estudo do Texto

1)   No poema, o eu-lírico está escrevendo versos.
a)   O que esses versos expressam?
Seus pensamentos e suas emoções.

b)   Como ele se sente, descobrindo-se um poeta principiante?
Surpreso e inseguro quanto à reação das outras pessoas.

    2) De que assunto trata o poema?
        De um menino que está se tornando um poeta.

3)   Qual dos itens seguintes deve ser considerado uma das conclusões que podemos extrair deste poema?
a)   A poesia possibilita às pessoas desprender-se da realidade, viajar por meio da palavra.
b)   O garoto sente vergonha por se descobrir poeta.
c)   A poesia é associada pelas pessoas a maluquices, a ideias esquisitas.

Um comentário: