segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

POEMA: TEMPO - ELIAS JOSÉ - COM GABARITO

Poema: Tempo       
             Elias José
Passou o tempo de roubar amoras,
mangas , goiabas e mexericas
no quintal dos vizinhos.

Passou o tempo de sonhar vitórias,
com sorriso de campeão
de futebol, basquete ou corrida de carro.

Passou o tempo de empinar pipas
e dar asas aos olhos e ao corpo
para soltar-me no espaço com elas.

Passou o tempo de não ter vergonha
de ser rei dos castelos de areia
ou de esconder tesouros de figurinhas,
bolinhas de gude e pedras preciosas.

Passou o tempo de caçar briga,
chamar pro braço ou xingar a mãe
e a raça toda do amigo-inimigo.

Chegou um tempo de sonhar com a noite
na cidade, com todas as luzes e sons
que ainda amedrontam quando chamam.

Chegou o tempo de brigar com o mundo,
sentir sufoco, calor nas mãos
e asas nos pés que querem sumir,
sair de casa e ganhar o mundo.

Chegou o tempo de pensar em namoradas
e sonhar com corpos e beijos
que vivem mais nos poemas que no real.
Cantigas de adolescer: 7 ed. São Paulo. Atual, 1993. p.40-1.
Fonte: Livro: Português Linguagens – 6º ano – São Paulo: Atual, 2002. p.177-8.
Entendendo o poema:

01 – O poema intitula-se “Tempo” e está organizado em duas partes: a primeira trata das lembranças do passado e a segunda descreve o presente.
a)   Que estrofes do poema formam a primeira parte?
      A primeira parte é formada pelas 1°, 2°, 3°, 4° e 5° estrofes.

b)   Quais estrofes formam a segunda parte?
          A segunda parte é formada pelas 6°, 7° e 8° estrofes.

c)   Em cada uma das partes, um único verbo inicia todas as estrofes. Que verbos se repetem nas partes?
A primeira parte é iniciada pelo verbo passou e a segunda, pelo verbo chegou.

02 – Compare as ações do eu lírico na infância com as da atualidade, e responda:
a)   Em qual dos dois tempos o poeta tinha ou tem uma relação mais concreta e direta com o mundo? Qual a razão disso?
No primeiro (passado), onde ele retrata a infância dele. Nela ele não "tinha vergonha de ser rei dos castelos", por exemplo, demonstrando que sua relação com o mundo, era mais direta.

b)   Em qual dos tempos o poeta tinha ou tem uma relação com o mundo mais abstrata e indireta? Justifique a sua resposta.
No segundo (presente), onde as próprias ações indicam uma relação mais abstrata com o mundo: sonhar com a noite, brigar com o mundo, sonhar com namoradas irreais.

03 – O primeiro verso da primeira estrofe de cada parte se repete quase inteiro nas estrofes seguintes. De uma estrofe para outra, alteram-se apenas o segundo verbo e o objeto. Observe os versos iniciais das duas primeiras estrofes.
·        Passou o tempo de roubar amoras.
·        Passou o tempo de sonhar vitórias.
Note que, nesses dois versos, os verbos são transitivos diretos e seus complementos são objetos diretos.
Com os versos iniciais das estrofes seguintes, faça um quadro semelhante em seu caderno. A seguir:
a)   Verifique, em cada verso, se o segundo verbo é transitivo direto ou indireto.
Na primeira parte, o segundo verbo do primeiro verso é sempre transitivo direto; na segunda parte, transitivo indireto.

b)   Verifique se o complemento do segundo verbo é objeto direto ou objeto indireto.
Na primeira parte, é sempre objeto direto; na segunda parte, objeto indireto.

c)   Conclua: Na primeira parte predominam verbos transitivos diretos ou indiretos? E na segunda?
Na primeira parte predominam verbos transitivos diretos; na segunda parte, transitivos indiretos.

04 – No poema, as relações do eu lírico com o mundo e o emprego de objetos podem ser esquematizados desta forma:
Eu --- mundo= no passado – relação mais direta – predomínio de verbos transitivos diretos.
Eu --- mundo = no presente – relação indireta – predomínio de verbos transitivos indiretos.
        De acordo com o texto e com o esquema, quais das afirmativas seguintes correspondem a conclusões a que esse estudo do poema possibilita chegar?
a)   Na primeira parte do texto, que trata da infância, o poeta tem uma relação mais direta com o mundo; na construção do texto, igualmente, predominam verbos transitivos diretos e objetos diretos.
b)   Na primeira parte do texto, que trata da infância, o poeta tem uma relação indireta e abstrata com o mundo. Os verbos utilizados para construir essa ideia são, predominantemente, transitivos diretos, e seus complementos são objetos diretos.
c)   Na segunda parte do texto, que trata da adolescência, o poeta tem uma relação mais indireta e abstrata com o mundo. Os verbos utilizados para construir essa ideia são, predominantemente, transitivos indiretos, e seus complementos são objetos indiretos.
d)   Na segunda parte do texto, que trata da adolescência, o poeta tem uma relação indireta e concreta com o mundo; a estrutura do texto é construída, predominantemente, a partir de verbos transitivos diretos e objetos diretos.







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