terça-feira, 6 de junho de 2017

TROVADORISMO/ ATIVIDADE/EXERCÍCIO DE LITERATURA- COM GABARITO

PERÍODO LITERÁRIO: TROVADORISMO/ ATIVIDADE/EXERCÍCIO DE LITERATURA- COM GABARITO

TEXTO
1.          “A Prosa Portuguesa, que ensaia literariamente seu aparecimento em fins do século XIV e princípios do século seguinte, surge representada, nesse primeira época, pelas novelas de cavalaria e pelos tratados doutrinais de caráter religioso; uma, literatura de ficção, importada; outra, literatura apologética e didática; aquela, mais importante do que está, do ponto de vista estético: mas, ambas, produção anônima. Conquanto tenhamos notícia da existência de livros de cavalaria escritos em português, hoje perdidos e alguns esperando sair do ineditismo sepulcral das bibliotecas, dessa primeira época literária só podemos mencionar “A Demanda do Santo Graal”, pois o “Livro de José de Arimateia” permanece inédito na Torre do Tombo; do “Merlim”, bem como do “Tristão”, apenas se sabe terem existido na livraria do rei D. Duarte e a novela do “Amadis de Gaula” só a conhecemos através da versão espanhola de 1508, feita por Garci Ordóñez de Montalvo, não obstante pareça tratar-se de tradução decalcada sobre um original português.
2.          “A Demanda do Santo Graal”, cujo autor revela consistir numa tradução de um original francês, não exprime com absoluta pureza os ideais da vida cortesã guerreira e sentimental da cavalaria medieval, pois a sua arquitetura e o seu espírito aparecem comprometidos por um simbolismo religioso heterodoxo (…). O fato de Galaaz – o cavaleiro eleito de Deus – recusar constantemente os combates cavaleirescos que põem à prova apenas a força pessoal e o fato de Lançarote – considerado a fina flor da cavalaria universal – não ter sido aceito na câmara do Santo Graal em virtude de seus amores clandestinos com a Rainha Genebra (mulher do rei Artur), revelam a intenção ascética do autor da novela a condenar a cavalaria pela cavalaria e reprovar pela base a galantaria palaciana.
3.          Tal simbolismo não se revela no “Amadis de Gaula” (…) aqui. Amadis é o protótipo criado pela cavalaria medieval, o cavaleiro em pleno exercício de suas façanhas, liquidando monstros e malvados, tendo como fulcro de suas aventuras o objeto amado, e amando segundo o ritual e o espírito que vivificou as cortes da Europa feudalizada.”
(SPINA, Segismundo. Presença da Literatura Portuguesa. Vol. I, 3ª Edição, 1968, Difusão Europeia do Livro, São Paulo.)
______________________________________
VOCABULÁRIO:
Apologética – que encerra justificativa, defesa ou louvor a algo
Heterodoxo – oposto aos ou desviado dos princípios doutrinários
Ascética – prática de devoção e penitência
Fulcro – suporte, apoio, amparo
Ineditismo – não publicado ou impresso; nunca visto pela maioria das pessoas
__________________________________________
Marque a única alternativa correta no conjunto das cinco apresentadas.
O texto acima transcrito afirma que:
1. a (   ) é nos fins do século XIV e inícios do século XV que surgem as novelas de cavalaria e a prosa doutrinária.
b (   ) só a partir de fins do século XIV e início do seguinte é que podemos falar de prosa literária em Portugal.
c (   ) os tratados doutrinais de caráter religioso são literatura de ficção e as novelas de cavalaria são literatura apologética e didática.
d (   ) os tratados doutrinais de caráter religioso são importados, isto é, não têm origem portuguesa.
e (   ) nenhuma das alternativas acima é correta.

2. a (   ) além de os tratados religiosos e novelas de cavalaria não apresentarem valor literário, ambos são produções anônimas.
b (   ) esteticamente, a literatura apologética é mais importante do que as novelas de cavalaria.
c (   ) esteticamente, as novelas de cavalaria são mais importantes do que a literatura apologética e didática.
d (   ) autoria anônima é uma característica sempre presente nas primeiras obras literárias em prosa de qualquer literatura.
e (   ) nenhuma das alternativas acima é correta.

3. a (   ) muitos documentos em prosa das primeiras atividades literárias portuguesas estão inéditos, e outros estão perdidos.
b (   ) entre os documentos perdidos, encontra-se “José de Arimateia”.
c (   ) “José de Arimateia” “Merlim” encontram-se inéditos na Torre do Tombo.
d (   ) “A Demanda do Santo Graal” permanece inédita na Torre do Tombo, por isso pode ser mencionada.
e (   ) nenhuma das alternativas acima é correta.

4. a (   ) “A Demanda do Santo Graal”, “José de Arimateia” “Merlim” pertencem ao ciclo bretão.
b (   ) na biblioteca de D. Duarte havia uma cópia de “Merlim”, obra hoje perdida.
c (   ) o mais antigo exemplar conhecido da “Amadis de Gaula”, em português, data de 1508.
d (   ) nada, na versão espanhola de “Amadis de Gaula”, publicado por Garci Ordóñez de Montalvo, nos faz suspeitar da existência de um original português.
e (   ) nenhuma das alternativas acima é correta.

5. a (   ) “A Demanda do Santo Graal” reflete com fidelidade absoluta os ideais da vida cortesã, guerreira e sentimental da cavalaria medieval.
b (   ) nenhum tradutor de “A Demanda do Santo Graal” declara a nacionalidade dos originais.
c (   ) porque consiste na tradução de um original francês, A Demanda do Santo Graal não documenta os ideais da cavalaria medieval.
d (   ) Amadis de Gaula permanece inédito na Torre do Tombo.
e (   ) nenhuma das alternativas acima é correta.

6. a (   ) não há simbologia religiosa na versão que conhecemos de A Demanda do Santo Graal.
b (   ) A Demanda do Santo Graal pode ser comparada. a uma obra de arquitetura, pelo seu espírito comprometido por um simbolismo religioso.
c (   ) Galaaz é considerado a flor da cavalaria medieval.
d (   ) através da punição de Lançarote e do comportamento de Galaaz, percebe-se a intenção ascética do autor da novela.
e (   ) nenhuma das alternativas acima é correta

7. a (   ) Lançarote era considerado a flor da cavalaria medieval devido a seus amores clandestinos com a mulher do Rei Artur.
b (   ) Galaaz e Lançarote são personagens de Amadis de Gaula.
c (   ) Lançarote não foi aceito na câmara do Graal.
d (   ) a galantaria palaciana e o ideal guerreiro de vida são incentivados em A Demanda do Santo Graal.
e (   ) nenhuma das alternativas acima é correta

8. a (   ) Amadis de Gaula reflete as mesmas intenções ascéticas de moralização da cavalaria de A Demanda do Santo Graal.
b (   ) O personagem Amadis  tem o mesmo comportamento de Galaaz.
c (   ) Amadis, como personagem, age como protótipo da cavalaria medieval.
d (   ) Galaaz e Lançarote são cavaleiros eleitos de Deus.
e (   ) nenhuma das alternativas acima é correta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário