PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
TURMA:
IMIGRANTES-ESTRANGEIROS - HAITIANOS
PROFESSORA:
COORDENADOR
PEDAGÓGICO:
DISCIPLINA:LÍNGUA
PORTUGUESA
DIAGNÓSTICO
DA TURMA:
Imigrantes com idades, conhecimentos
diversificados, sendo que a maioria cursou apenas escola primária em seu país
Haiti, são recém chegados ao Brasil, por isso não falam, leem com muita
dificuldade e escrevem razoavelmente. Consideram a língua portuguesa muito
difícil. São participantes, frequentes e educados, o que facilita muito a interação
e o aprendizado.
OBJETIVO
GERAL DA DISCIPLINA:
Explorar as quatro habilidades envolvendo o
idioma: leitura, expressão oral, escrita e gramática, com prioridade ao
desenvolvimento da oralidade e um enfoque especial a traços marcantes da
cultura e da cidadania.
Auxiliar na construção de uma relação social,
cultural e econômica entre brasileiros e imigrantes haitianos que hoje integram
a nossa comunidade a partir do ensino da Língua Portuguesa/Conversação.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS(AVALIAÇÃO)
Interação social provocando
uma modificação de comportamento nos imigrantes estrangeiros, como resultado do
contato e da comunicação que se estabelece com eles.
A aprendizagem da língua
portuguesa aos imigrantes, fornece competências essenciais ao nível dos contatos
pessoais e sociais, do desempenho e evolução escolares, profissionais, e também
da resolução de problemas no seu cotidiano.
Aprender
a significar nessa nova língua, buscando oportunidade de ampliar suas
capacidades de viver em harmonia em outro país.
METODOLOGIA
A
proposta é utilizar uma metodologia diferenciada, partindo da ideia de promover
uma interface multicultural, desenvolvendo projetos didáticos, relacionando
teoria e prática, de acordo com as temáticas que integram a realidade dos
haitianos, como questão culinária, arte, perfil profissional, saúde, entre
outros, explorando dessa forma questões multiculturais e paralelamente
explorando as habilidades que envolvem o idioma.
BIBLIOGRAFIA:
Livro:
EJA- Primeiro Seguimento – 2ª Fase.
CONTEÚDO
Poema: A poesia é uma pulga –
Escrita/Leitura/Interpretação
- Exercícios de Substantivo –
Feminino/Plural/Derivado/Abstrato/Concreto
OBJETIVOS
Propiciar o contato com os textos diversificados.
Buscar um melhor desempenho na forma padrão, por meio da
leitura.
CONTEÚDO
Fábula: O galo e a pedra preciosa –Leitura, escrita e
interpretação-
Atividades de substantivo.
Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Permitir o desenvolvimento da leitura e escrita.
CONTEÚDO
Conto: Um carrinho para Rafaela – Leitura e
Interpretação.
Caça- Palavras – Substantivos
OBJETIVOS
Reconhecer o gênero conto popular em prosa e verso.
CONTEÚDO
Poema: Antes de Dormir –Escrita/Leitura e interpretação.
História: Uma missão do outro mundo –Leitura-
OBJETIVOS
Desenvolver melhor a percepção de personagens no Poema.
CONTEÚDO
Música:
Asa Branca- Audição/Interpretação – Conhecimentos Gerais sob expressões
regionais do nordeste. Atividades de interpretação e ortografia enfatizando o
regionalismo.
Caça-Palavras – Frutas/Alimentos
Ditado de Palavras
OBJETIVOS
Identificar informações explícitas na canção sobre região
nordeste e por que migram para outros estados.
CONTEÚDO
Conto: O melhor milho – Escrita/Leitura e Interpretação.
Caça-Palavras – animais brasileiros ameaçados de
extinção.
OBJETIVOS
Reconhecer as características sociocomunicativas
referentes ao conto.
CONTEÚDO
Poema: Estação Café – Sérgio
Capparelli –
Leitura, escrita e
interpretação.
Ditado de Frases.
OBJETIVOS
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o
locutor e o interlocutor de um texto.
CONTEÚDO
Poesia: Amigo Peixe
Escrita/Leitura/Interpretação-
Atividades com Verbos Ser - Estar – para imigrantes- Seu
uso.
OBJETIVOS
Ampliar as possibilidades de comunicação com o uso do
verbos ser e estar conjugado.
CONTEÚDO
Fábula: A mosca e a formiguinha – Leitura, escrita e
interpretação. Atividades de Verbos.
Diálogo em Português
OBJETIVOS
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o
locutor e o interlocutor de um texto.
CONTEÚDO
Oficina – Encerramento do Projeto: Reaproveitamento de
Alimentos – Culminância na Sala de Aula com as três turmas participantes do
Projeto.
Parábola: A Carroça Vazia – Leitura e Interpretação
OBJETIVOS
Propor o melhor
aproveitamento de alimentos, principalmente as cascas.
Estimular a leitura
metafórica e suas interpretações.
CONTEÚDO
Texto: O que você sabe sobre o Brasil?
Identificar numa lista.
- Divisões Administrativos do Brasil – Estados-
Localização – Bairro-Rua
OBJETIVOS
Desafiar, brincar, estimular a conhecer o país, associar
estados por onde já esteve e assim aumentar seu vocabulário.
CONTEÚDO
Elaboração de frases em Kreyól e traduzindo para o
português – Tema: família – Usando apostila
OBJETIVOS
Proporcionar ampliação do vocabulário da língua
portuguesa.
CONTEÚDO
Poema: A pipa e o vento – Leitura, escrita e
interpretação.
Ditado
de palavras.
OBJETIVOS
Valorizar a leitura como fonte de informação.
CONTEÚDO
Texto: Bolo Formigueiro
Escrita/Leitura/Interpretação
- Ditado de Frases – X ou Z
- Imagem – ligar-reconhecer-escrever
OBJETIVOS
Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
CONTEÚDO
Gênero: Receita –Verbo – Modo Imperativo – através da
Receita do Bolo Formigueiro feito na Sala de Aula, para melhor fixação do
verbo.
OBJETIVOS
Compreender a função do verbo no modo imperativo.
CONTEÚDO
Projeto de Leitura: “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um
coração – Autora: Lucia Seixas-
Fábula: A Formiga e a pomba – ESOPO – Leitura, escrita e
interpretação.
Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Estimular a leitura do livro como possibilidade de
conferir as hipóteses levantadas.
Favorecer
a leitura de gêneros textuais diversificados
CONTÉUDO
Poema:
A lagartixa Frustada – Leitura, escrita e interpretação.
Ditado de um pequeno texto.
Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Localizar informações explícitas no texto.
CONTEÚDO
Canção: Paratodos – Chico Buarque – Após ouvi-la
discussão e interpretação.
Noções de tempo: passado e futuro.
Caça-palavras – com o som do “c”, e também com palavras
escritas com”z”.
OBJETIVOS
Conscientizar da diversidade cultural do povo brasileiro.
Discutir o grande paradoxo da condição humana.
CONTEÚDO
Gênero Textual: Romance – A hora da estrela – Clarice
Lispector – Fragmento – Leitura e interpretação.
Ditado de frases.
Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Identificar
a finalidade de diferentes gêneros textuais.
CONTEÚDO
Fábula: A mutuca e o leão – Monteiro Lobato. Leitura,
escrita e interpretação.
Atividades sobre Preposições.
Ditado de Frases.
OBJETIVOS
Localizar informações explícitas no texto.
CONTEÚDO
Projeto de Leitura: “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um
coração – Roda de Leitura, parando somente para tirar dúvidas- Leitura
compartilhada.
Fábula: O Alce e os lobos – Jean de La Fontaine – Leitura
e interpretação.
Atividades de Verbos no Modo Imperativo.
OBJETIVOS
Despertar o interesse pela leitura e escrita.
Reconhecer os efeitos consequentes do uso do presente do
indicativo.
CONTEÚDO
Poema: “Amor” de Drummond – Leitura e interpretação.
Produção Textual: Poema – Temática – Dia dos Namorados.
Ditado de Frases.
OBJETIVOS
Estimular o gosto e o interesse pela leitura como fonte
de informação e recreação.
CONTEÚDO
Poema: O carneiro da Lisa- Escrita/Leitura e interpretação –
Ditado de frases – Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Desenvolver habilidades de leitura por níveis de
complexidade.
CONTEÚDO
Poema: Os sons do mundo – Escrita/Leitura e
interpretação.
Produção Textual – Autobiografia.
OBJETIVOS
Desenvolver a competência de produzir textos, a partir da
prática de leitura.
CONTEÚDO
Poema: Sem casa – Escrita/Leitura/Interpretação
Atividades de Pronomes. Ditado de Palavras
OBJETIVOS
Reconhecer as características de um poema – versos e
estrofes.
CONTEÚDO
Texto: O rabo da raposa -
Leitura/escrita/interpretação.
Substantivo – Atividades no caderno.
Palavras com R ou RR – complete.
OBJETIVOS
Incentivar a leitura de forma dinamizadora, contribuindo
para a formação.
CONTEÚDO
Poema: Ispinho e fulô – Patativa do Assaré – Leitura e
interpretação.
Atividades de completar a autobiografia do poeta Patativa
do Assaré usando Advérbios.
Diálogo em Português
OBJETIVOS
Valorizar a busca do conhecimento, da criação e recriação
de textos verbais.
CONTEÚDO
Projeto de Leitura- “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um
coração – Roda de Leitura Compartilhada.
Fábula:
A escola da bicharada – Escrita/Leitura/Interpretação.
OBJETIVOS
Sensibilizar para uma reflexão sobre a importância da literatura.
Perceber as características do gênero fábula.
CONTEÚDO
Poema:
Atenção! Compro gavetas, compro armários, cômodas e baús. Roseana Murray –
Leitura e interpretação. Estrutura do poema – versos e rimas.
Diálogo
em Português.
OBJETIVOS
Tematizar o ser e o parecer nas formas de comportamento.
CONTEÚDO
Poema: Brinquedos de criança – Mário Quintana – Leitura e
interpretação.
Produção Textual – Coisas que gostaria de guardar ou
recordo ainda...
OBJETIVOS
Incentivar a leitura de forma dinamizadora, contribuindo
para a formação.
CONTEÚDO
Conto: O menino que chovia – Escrita – Leitura –
Interpretação.
Atividades de Pronomes Pessoais.
OBJETIVOS
Valorizar a busca do conhecimento, da criação e recriação
de textos verbais.
CONTEÚDO
Fábula: A raposa e as uvas – La Fontaine – Leitura e
interpretação.
Atividades – Completar quadro comparativo das fábulas-
tema-estrutura – local – personagens
- duração dos acontecimentos.
Ditado de Frases.
Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Resgatar expressões, músicas, brincadeiras e brinquedos
do passado, apropriar-se da vida e do presente, posicionar-se perante o futuro.
CONTEÚDO
Projeto de leitura: “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um
coração – Leitura Compartilhada.
Fábula – O leão e o mosquito– Leitura e interpretação.
Atividades de Adjetivos.
Ditado de Frases.
OBJETIVOS
Ampliar sua reflexão a respeito da própria identidade: do
eu para o nós – percepção da identidade coletiva.
CONTEÚDO
Fábula: O asno que queria se passar por um leão. – Esopo
– Leitura e interpretação – Enfatizando a moral da fábula.
Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Identificar a informação principal num texto em meio a
outros dados.
CONTEÚDO
Texto: O trem de ferro – Leitura e interpretação –
Pesquisa em jornal ou revista – Identificar no texto os substantivos.
Ditado de Palavras.
OBJETIVOS
Pesquisar – recortar e colar os substantivos no caderno.
CONTEÚDO
Música: Aquarela Brasileira – Martinho da Vila – Ouvir e
desenvolver atividades relacionadas ao tema: diversidade geográfica do Brasil-
Discussão sobre o tema.
Diálogo
em Português.
OBJETIVOS
Conhecer e respeitar todas as formas de manifestação da
nossa cultura.
CONTEÚDO
Projeto de Leitura: “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um
coração – Leitura e discussão oral sobre o tema lido. Parando quando se fizer
necessário para explicações.
OBJETIVOS
Ler para entender e contextualizar o mundo em que se
vive.
CONTEÚDO
Fábula: A Borboleta e a pequena flor.
Escrita/Leitura e
Interpretação.
Atividades Pronomes Possessivos.
OBJETIVOS
Perceber as características do gênero fábula.
CONTEÚDO
Texto: Os rios precisam de um banho.
Pesquisa no Laboratório de Informática sobre os maiores
rios do Brasil.
OBJETIVOS
Identificar organização temática de um texto.
CONTEÚDO
Texto: Cada um inventa o seu monstro – Escrita/ Leitura/Interpretação.
Ditado de um pequeno texto.
Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Enriquecer o conhecimento
dos alunos quanto aos costumes, atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo
para a socialização dos alunos.
CONTEÚDO
Conto: O rico e a bolsa - – Leitura e interpretação.
Atividades de Advérbios.
OBJETIVOS
Identificar organização temática de um texto.
CONTEÚDO
Projeto de Leitura: “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um
coração – Leitura e discussão sobre o Tema Doação de Órgãos.
Fábula: O cão e a carne – Leitura, escrita e
interpretação.
Gramática – Atividades no caderno de substantivos e
adjetivos.
OBJETIVOS
Propiciar o contato com textos diversificados.
Utilizar e valorizar o repertório linguístico de sua
comunidade.
CONTEÚDO
Fábula: O macaco e o peixe.
Escrita / Leitura e Interpretação.
Exercícios sobre Preposições.
Leitura de Contos
OBJETIVOS
Criar condições para desenvolver sua competência
comunicativa.
CONTEÚDO
Conto: Moqueca, a vaca. Escrita / Leitura e interpretação
no caderno.
Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Contribuir para a competência leitura e o desenvolvimento
de múltiplas inteligências.
CONTEÚDO
Texto: Paixão por automóvel – Escrita/Leitura e
Interpretação.
Atividades Ortografia – Sílabas Complexas
OBJETIVOS
Extrair informações não explicitadas, apoiando-se em
deduções.
CONTEÚDO
Projeto de Leitura: “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um
coração – Leitura e discussão sobre o Tema Doação de Órgãos.
Ditado de um pequeno texto.
OBJETIVOS
Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
CONTEÚDO
Música: Trem das Cores – Caetano Veloso
Mostrando as cores dos sentimentos, relacionando ao fato
de viver em outro país.
Diálogo em Português
OBJETIVOS
Criar um clima de debate e discussão sobre os desafios de
retorno do imigrante ao seu país de origem e as cores dos sentimentos.
CONTEÚDO
Fábula: O sapo e o boi – Escrita/ Leitura e
Interpretação.
Atividades de Adjetivos.
OBJETIVOS
Localizar informações implícitas no texto.
CONTEÚDO
Poema – O carneiro de Lisa - escrita, leitura e
interpretação – Ortografia
Classificação da sílaba – quanto ao número de sílaba e
tonicidade. – Exercícios
OBJETIVOS
Promover o crescimento intelectual.
CONTEÚDO
Gênero Textual: Receita – Brigadeiro – Escrita/Leitura e
Interpretação – Caça-Palavras C com som Ç.
Palavras desconhecidas – pesquisa no dicionário.
OBJETIVOS
Distinguir os diversos gêneros de texto e compreender as
diferentes intencionalidades.
CONTEÚDO
Projeto de Leitura: “Eu e o Autor” – Livro- Procura-se um
coração – Leitura e discussão dos capítulos lidos.
Conto: Porquinho-da-índia – Escrita/Leitura/
Interpretação no caderno.
Trabalhando Verbos – Tempo Pretérito/Futuro- Atividades.
OBJETIVOS
Utilizar e valorizar o repertório linguístico de sua
comunidade para despertar o prazer pela leitura.
CONTEÚDO
Fábula: O galo que logrou a raposa – Leitura, escrita e
interpretação.
Atividades de Ortografia no caderno.
Ditado de frases
OBJETIVOS
Localizar informações implícitas no texto.
CONTEÚDO
Texto: A reunião dos Ratos – Esopo – Leitura, escrita e
interpretação.
Atividades de Preposições.
Ditado de um pequeno texto em português.
OBJETIVOS
Extrair informações não explicitadas, apoiando-se em
deduções.
CONTEÚDO
Texto: Bolinhos de Chuva – Tereza Noronha- Leitura,
explicação e interpretação. Produção Textual: Receita de comida do Haiti
Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Identificar a estrutura do gênero receita – texto
instrucional.
CONTEÚDO
Texto: Declaração universal do moleque invocado.
Leitura/Escrita e Interpretação.
OBJETIVOS
Ler os direitos das crianças de uma forma bem humorada.
CONTEÚDO
Fábula: A mosca e a formiguinha – Monteiro Lobato –
Leitura, escrita e interpretação.
Ditado de frases.
Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Ampliar
a capacidade de reconhecer as intenções do enunciado.
CONTEÚDO
Texto: A verdadeira amizade – Leitura, escrita e
interpretação.
Atividades sobre Pronomes no caderno.
Ditado de palavras.
OBJETIVOS
Contribuir com o hábito da leitura como fonte de
informação e apoderamento de conhecimento.
CONTEÚDO
Poema: No meio do Caminho – Carlos Drummond de Andrade-
Leitura, escrita e interpretação.
OBJETIVOS
Desenvolver hábitos de leitura para a formação de bons
leitores.
CONTEÚDO
Texto: A menina e o cachorro – Leitura, escrita e
interpretação.
Atividades de Ortografia
Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
CONTEÚDO
Texto – Conto acumulativo – Estória da coca – Leitura,
escrita e interpretação.
Ditado de Palavras.
Atividades sobre Sujeito e Predicado.
OBJETIVOS
Interpretar recursos figurativos.
CONTEÚDO
Poema: Tempestade – Henriqueta Lisboa –
Leitura, escrita e interpretação.
Repetição, prefixos e sufixos – Atividades no caderno.
Ditado de um pequeno texto.
Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Ampliar e aperfeiçoar as possibilidades de comunicação.
CONTEÚDO
Poema: O ovo de galinha – João Cabral de Melo Neto –
Leitura, escrita e interpretação.
Atividades de Ortografia.
OBJETIVOS
Promover o contato mais
frequente com esse gênero textual.
CONTEÚDO
Lenda: O corpo de Mandi – Leonardo Boff – Leitura,
escrita e interpretação.
Ditado de Frases.
Diálogo em Português.
OBJETIVOS
Distinguir os diversos gêneros de texto e compreender as
diferentes intencionalidades.
CONTEÚDO
Texto: O dia do Fico – História da Independência do
Brasil – Leitura e Interpretação
- Ditado de Frases
Leitura: Conto – O Carregador de notícias III.
OBJETIVOS
Resgatar a memória através da leitura do texto da
independência do Brasil.
CONTEÚDO
Texto: Felício, o cavaleiro marinho.
Escrita/Leitura e Interpretação.
Atividades de produção textual.
OBJETIVOS
Perceber as ideias mais importantes de um texto.
CONTEÚDO
Conto: O macaco de óculos. Leitura/Escrita e
Interpretação no caderno.
OBJETIVOS
Identificar a organização do conto.
CONTEÚDO
Filme: Mãos Talentosas. A história de Benjamin Carson.
Temática:
Exemplo de Superação.
OBJETIVOS
Entender o gênero filme como uma produção
cinematográfica.