domingo, 12 de fevereiro de 2017

SIMULADO - PRONOME: OS SUBSTITUTOS DO NOME- CONCEITO E ATIVIDADES COM GABARITO

PRONOME: OS SUBSTITUTOS DO NOME- CONCEITO E ATIVIDADES COM GABARITO

     O cartunista Ziraldo é o criador das histórias em quadrinho da Turma do Pererê. Foi uma das primeiras histórias em quadrinho do Brasil que, nos anos 60 do século XX, chegou a superar em vendas as revistas com personagens estrangeiros.
     Veja a apresentação que aparece, num dos livros da Turma, de três de seus personagens:
     Saci-pererê é a maior figura da mitologia brasileira. “E o único com sobrenome!”, diria alguém. SUA lenda é a síntese de histórias inventadas na tradição dos três povos que formaram a nacionalidade brasileira: indígena, africano e português. ELE nasceu num taquaral, como bem explicou Monteiro Lobato, já com uma perna só, a esquerda (pois a direita é invisível). Usa um pito mágico não para fumar, mas para realizar pequenos truques. E voa por ai em SEU redemoinho domesticado, que atende por um assovio.
     Tininim é o menino esperto da fictícia tribo dos parakatokas, cuja aldeia fica dentro da Mata do Fundão. SEU nome foi tirado de um indiozinho txucarramã, que hoje deve ser um belo cacique. Parceiro inseparável do Saci-Pererê nas aventuras mais heroicas, Tininim detesta injustiças e adora a Mata do Fundão. Tininim só tem uma mania: de vez em quando, pensa que está doente e que vai morrer. ELE gosta de fazer um “drama”. Mas isso passa com a turma dando carinho para o coitado.


     Galileu ganhou o nome de um outro que, em Caratinga – MG, começou sua vida ao lado do autor das aventuras da turma do Pererê. ELE é, talvez, a figura mais marcante da turma. Galileu é o clássico bufão – no bom sentido, hem, Galileu? – que, aqui, nestas histórias, quer mais é se livrar dos dois compadres caçadores, que têm como sonho esticar SUA pele na parede da sala da fazenda. Mas, qual! Com o Galileu? ELE resiste a tudo e ainda tem um coração grande o bastante para perdoar aos compadres.
                                         ZIRALDO. O quiproquó. Curitiba: Nova Didática, 2000. P. 4, 5.



          PRONOMES PESSOAIS
Número              pessoa              caso reto                                       caso oblíquo
                                                 função de sujeito                        função de complemento
                                                 predicativo do sujeito                                verbal
                                                 vocativo
                               1ª                          eu                                        me, mim, comigo
Singular                2ª                          tu                                         te, ti, contigo
                               3ª                          ele/ela                               se, si, consigo, o, a, lhe
                               1ª                          nós                                      nos, conosco
Plural                     2ª                         vós                                       vos, convosco
                                3ª                         eles/elas                         se, si, consigo, os, as, lhes


          PRONOMES DE TATAMENTO
Pronome                                abreviatura                                   referência
Vossa Alteza                                V. A.                                 príncipes, duques
Vossa Eminência                        V. Ema                            cardeais
Vossa Excelência                        V. Exa                              altas autoridades em geral
Vossa Magnificência                 V. Maga                           reitores de universidades
Vossa Majestade                       V. M.                                reis, imperadores
Vossa Reverendíssima             V. Revma                         sacerdotes em geral
Vossa Santidade                        V. S.                                  papas
Vossa Senhoria                          V. Sa                                 funcionários graduados

                 PRONOMES POSSESSIVOS

      O pronomes possessivos são os seguintes:
      Número                 pessoa                    pronomes possessivos
                                           1ª                        meu, minha, meus, minhas
      Singular                       2ª                       teu, tua, teus, tuas
                                           3ª                       seu, sua, seus, suas
                                           1ª                       nosso, nossa, nossos, nossas
      Plural                           2ª                      vosso, vossa, vossos, vossas
                                           3ª                      seu, sua, seus, suas

               PRONOMES DEMONSTRATIVOS
Posição                                     posição                       pronomes                    pronomes  
Espacial                                    temporal                    variáveis                      invariáveis
Proximidade da                       presente                     este, esta                            isto
Pessoa que fala                                                            estes, estas                 
Proximidade da                      passado                       esse, essa                            isso   
Pessoa com quem                        ou                           esses, essas
 se fala ou coisa                     futuro
 pouco distante                     próximos de
proximidade da                         passado                     aquele, aquela                 aquilo
pessoa de quem                        remoto                      aqueles, aquelas
se fala ou coisa
muito distante

                          PRONOMES INTERROGATIVOS

          Pronomes interrogativos são usados em frases interrogativas diretas ou indiretas. São eles: quem, que, qual e quanto.
                           Quem chegou?  (interrogativa direta)
                           Gostaria muito de saber quem fez isso. (interrogativa indireta)
          O pronome interrogativo refere-se sempre a um ser sobre o qual não temos informações; esta é a própria essência da frase interrogativa. Por essa característica, os pronomes interrogativos assemelham-se aos pronomes indefinidos.

                           PRONOMES INDEFINIDOS

          Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de modo vago e impreciso.
                               Alguém me contou a verdade.
                               Algo me diz que não é este o caminho.
Os pronomes indefinidos são os seguintes:
                     Variáveis                                               Invariáveis
Algum, alguma, alguns, algumas                                 algo                                 referem-se
Nenhum, nenhuma, nenhuns, nenhumas                 tudo                                a coisas
Todo, toda, todos, todas                                               nada
Outro, outra, outros, outras                                         quem                             referem-se
Muito, muita, muitos, muitas                                      alguém                           a pessoas
Pouco, pouca, poucos, poucas                                    ninguém
Certo, certa, certos, certas                                           outrem
Vário, vária, vários, várias                                             onde                              referem-se
Quanto, quanta, quantos, quantas                              alhures                         o lugares
Tanto, tanta, tantos, tantas                                           algures
Qualquer, quaisquer                                                      nenhures
Qual, quais                                                                       cada
Um, uma, uns, umas                                                      cada qual

                          PRONOMES RELATIVOS

          Pronomes relativos são aqueles que retomam um termo da oração que já apareceu antes (antecedente) projetando-o em outra oração.
                                            Não conhecemos os alunos. Os alunos saíram.
                                            Não conhecemos os alunos que saíram.
          Os pronomes relativos são os seguintes:
          Variáveis                                                       Invariáveis
O qual, a qual, os quais, as quais                        que, quem, onde, como
Cujo, cuja, cujos, cujas
Quanto, quanta, quantos, quantas.

1 – Fala com a gerência. Aposto que eles irão conseguir um lugar para.... Aliás, ... mesmos aconteceu coisa idêntica.
a)      Ti / com nós
b)      Ti / conosco
c)      Si / com nós
d)      Si / conosco
e)      Você / conosco

2 – Era para ... falar ontem ..., mas não ... encontrei em parte alguma.
a)      Mim / consigo / o
b)      Eu / com ele / lhe
c)      Mim / consigo /lhe
d)      Mim / contigo / te
e)      Eu / com ele / o

3 – Este é encargo para ... assumir sozinho, sem que se repartam as responsabilidades entre ...
a)      Mim / eu e tu
b)      Mim / mim e tu
c)      Mim / mim e ti
d)      Eu / eu e ti
e)      Eu / mim e ti

4 – O pronome de tratamento usado para cardeais é:
a)      Vossa Santidade
b)      Vossa Magnificência
c)      Vossa Eminência
d)      Vossa Reverendíssima
e)      N.D.A.

5 – Classifique os pronomes destacados de acordo com o código:
a)      pessoal reto
b)      pessoal obliquo
c)      possessivo
d)      demonstrativo
(d) “Cesse tudo o que a Musa antiga canta...”
(d) O que sei é que te amo.
(b) Encontrei-o em casa.
(b) Não o esperava tão cedo.
(a) Ele deixou a sala apressado.
(c) Não encontrei meus amigos em parte alguma.
(d) O próprio repórter desconhecia os fatos.
(d) Achei o que procuravas.
(b) Achei-o num canto qualquer.

6 – Em: “Os que aqui se encontram almejam aprovação.”, o termo destacado é:
a)      Artigo
b)      Pronome pessoal oblíquo
c)      Pronome demonstrativo
d)      Pronome pessoal reto
e)      Pronome indefinido.

7 – Em: “Somos o que somos.”, o termo destacado é:
a)      Artigo definido
b)      Pronome pessoal oblíquo
c)      Pronome demonstrativo
d)      Pronome relativo
e)      N.D.A.

8 – Assinale a alternativa que não contenha pronomes demonstrativos.
a)      Ela própria requereu a dispensa.
b)      Não posso admitir tal comportamento.
c)      Aquilo que ouvi nem parece música.
d)      Não consigo compreender o que você fez.
e)      Certo aluno me disse que você iria.

9 – Assinale a alternativa que contenha erro no emprego do demonstrativo.
a)      Ela mesmo me afirmou que iria.
b)      Estes documentos que estão comigo são importantes.
c)      Esses documentos que estão com você são importantes.
d)      O trabalho foi feito por elas mesmas.
e)      Naquela época costumava-se dançar bolero.

10 – Assinale a alternativa em que há erro na classificação do pronome.
a)      Convidei-o para a festa. Pessoal oblíquo
b)      Não entendi o que você me falou. Pessoal obliquo.
c)      Nossos sofrimentos nos causam dano. Possessivo.
d)      Isto não se faz. Demonstrativo.
e)      Desejo-lhe boa viagem. Pessoal oblíquo.

11 – Em: “Ela mesma apresentou aquela proposta”, os termos em destaque são, respectivamente:
a)      Pronome possessivo, pronome demonstrativo
b)      Pronome demonstrativo, pronome possessivo
c)      Adjetivo, pronome demonstrativo
d)      Advérbio, adjetivo
e)      Pronome demonstrativo, pronome demonstrativo.




ATIVIDADES SOBRE: VOZ ATIVA/REFLEXIVA/PASSIVA-SINTÉTICA E ANALÍTICA- COM GABARITO

ATIVIDADES SOBRE: VOZ ATIVA/REFLEXIVA/PASSIVA-SINTÉTICA E ANALÍTICA- COM GABARITO

1 – Indique a voz verbal em cada frase de acordo com o código:
          VA – Voz Ativa  /VPS – Voz Passiva Sintética
          VR – Voz Reflexiva - VPA – Voz Passiva Analítica

a)      Assistimos a bons filmes durante o verão. ( VA )
b)      Alcançou-se finalmente o nível desejado. ( VPS )
c)       Atingiram-se os objetivos estabelecidos. ( VPS )
d)      Vários protestos foram registrados durante a cerimônia. ( VPA )
e)      O pagador de promessas flagelou-se em público. ( VR )

2 – Relacione os verbos ou locuções verbais destacadas às vozes:
       I    - ativa
       II   - passiva
       III  - reflexiva
a)      O vento sacudia as janelas fechadas. ( I )
b)      [...] João foi preso e está incomunicável. (II)
c)       [...] a polícia está prendendo todos os elementos suspeitos. (I)
d)      Ergui-me, guardei o livro, fui para a mesa onde ficara a xícara. (III) (I)
e)      Eles se olharam de relance. (III)

3 – Coloque na voz passava:
a)      Nem lhe permitiram queixas.
Queixas não lhe eram permitidos.
b)      O Ford quase o derrubou.
Ele quase foi derrubado pelo Ford.
c)       Pedro lê muitos livros todos os anos.
Muitos livros são lidos por Pedro todos os anos.
d)      Tua riqueza separou-nos para sempre.
Fomos separados para sempre por tua riqueza.
e)      A punhalada derrubou-a.
Ela foi derrubada pela punhalada.

4 – Coloque o verbo em destaque na voz passiva analítica:
a)      Quando a vaca, o motorista Plínio Sérgio tenta se desviar.
Quando a vaca é vista, o motorista Plínio tenta se desviar.
b)      Elias segurou o facão na mão.
O facão foi segurado na mão por Elias.
c)       Eles apanharão facas.
Facas serão apanhadas por eles.
d)      Compram-se livros.
Livros são comprados.
e)      Lucília faria umas batatas fritas.
Umas batatas fritas seriam feitas por Lucília.

5 – Passe os verbos em destaque da voz passiva analítica para a sintética:
a)      Os restos da vaca são colocados no chão.
Colocam-se os restos da vaca no chão.
b)      Pneus de bicicleta são recauchutados.
Recauchutam-se pneus de bicicleta.
c)       Sejam cumpridas as ordens.
Cumpram-se as ordens.
d)      O movimento era observado.
Observava-se o movimento.
e)      Bolos de aniversário são confeccionados.
Confeccionam-se bolos de aniversário.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

TEXTO:LEONARDO DA VINCI - COM GABARITO

 TEXTO:LEONARDO DA VINCI


        Milhões de pessoas conhecem Leonardo da Vinci como o artista italiano que pintou a Mona Lisa, o quadro mais famoso do mundo.
       Milhões de  outras pessoas o veem como um gênio, muitos anos-luz à frente do seu tempo em matéria de ciência, matemática e engenharia. Leo imaginou helicópteros, tanques de guerra e submarinos (sem falar num banheiro incrivelmente organizado que desenhou) alguns séculos antes de esses inventos se tornarem realidade.
      Para muita gente, ele foi também um sábio, que não só buscou desvendar os segredos da anatomia, desenhando os mais misteriosos e complicados detalhes do corpo humano, como também se questionou sobre a alma, o lugar do homem e sua finalidade em nosso imenso e complexo Universo.
     Há também aqueles que se lembram dele como músico. Leonardo construía os próprios instrumentos e escrevia as composições que ele mesmo executava para um público admirado.
    E, acredite ou não, ainda há outros que se recordam de Leo como arquiteto, cartógrafo e urbanista! Sabia que ele fez projetos sensacionais de supercidades, edifícios e aquedutos?
    O mais incrível mesmo é que toda essa gente tem razão! Leonardo foi isso e muito mais!
    Se no século XV houvesse psicólogos especializados em orientação profissional, teriam enlouquecido avaliando seu teste vocacional. Ele se interessava por absolutamente tudo o que há debaixo do Sol – para não falar no que se encontra além dele. Em seus 67 anos de vida, Leonardo empregou seu supercérebro em um número de projetos muito maior do que a maioria das pessoas normais seria capaz, mesmo que vivessem uma centena de vidas.
(COX, Michael. Introdução. In: __. Leonardo da Vinci e seu supercérebro.
São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p.5-7.)

01.  Em “Se no século XV houvesse psicólogos   especializados em orientação profissional, teriam enlouquecido avaliando seu teste vocacional.”, o termo sublinhado refere-se a

(A) psicólogos.
(B) cientistas.
(C) Leonardo da Vinci.
(D) Monalisa.

02.  A questão tratada no texto é

(A) a importância da pintura de Da Vinci.
(B) o desconhecimento da obra de Da Vinci.
(C) o interesse de Da Vinci por vários assuntos.
(D) a admiração das pessoas por Da Vinci.

03.  A leitura dessa narrativa permite entender que Leonardo da Vinci era um supercérebro por

(A) atuar nas mais variadas áreas profissionais.
(B) pintar o quadro mais famoso do mundo.
(C) construir seus próprios instrumentos musicais.
(D) desenvolver projetos de edifícios e aquedutos.

04.  O narrador demonstra muita intimidade com o personagem descrito quando, no
texto, o trata por:

(A) Leonardo da Vinci.
(B) Leo.
(C) Da Vinci.
(D) Vinci.



TEXTO: A ALMA ESFÉRICA DO CARIOCA - ARMANDO NOGUEIRA - COM GABARITO



TEXTO: A ALMA ESFÉRICA DO CARIOCA


           “Chego do mato vendo tanta gente de cara triste pelas ruas, tanto silêncio de derrota dentro e fora das casas, como se o gosto da vida se tivesse encerrado, de vez, com as cinzas do finado carnaval dos últimos dias.
           Imperdoável melancolia de quem sabe, e sabe muito bem, que esta deliciosa cidade não é samba, apenas; que o Rio, alma do Brasil, afina também seus melhores sentimentos populares por outra paixão não menos respeitável – o futebol.
           Esse abençoado binômio, carnaval-futebol, é que explica e eterniza a alma esférica da gente mais alegre de nosso País.
          Por que, então, chorar a festa passada se ao breve ciclo da fantasia do samba logo se segue a ardente realidade do futebol? Desmontaram o palanque por onde desfilou a elite do samba? E daí? Lá está o Maracanã, rampas gigantescas, assentos intermináveis, tudo pronto para o grande desfile de angústias e paixões que precedem a glória de um chute. Agora mesmo, alguém me veio dizer, contente, que a grama está uma beleza, de área a área, e que, com as últimas chuvas o verde rebentou verdíssimo.
            Salgueiro, Fluminense, Mangueira, Flamengo, Império, Botafogo – milagrosa alternação de emoções na vida de uma cidade; passos e passes de uma gente que curtiu seu amor ao mesmo tempo no contratempo de um tamborim e no instante infinito de um gol.
            Mal se foi o Salgueiro, já vem chegando o Flamengo, preto e vermelho, apontando, ardente, na boca do túnel que se abre para a multidão em delírio. Couro de gato, bola de couro, quicando e repicando pela glória de uma cidade que não tem por que chorar tristezas. Rio.
(Armando Nogueira).



1. As palavras, conforme o seu uso nas frases podem ter o seu sentido habitual alterado. Leia as expressões abaixo e dê o significado dos termos sublinhados.
a) “Chego do mato...”
Tristeza pela derrota.

b)“Com as cinzas, do finado carnaval...”
Termino do carnaval.

c)“que o Rio, alma do Brasil, afina...”
Paixão pelo carnaval e futebol.

2. “Chegou do mato, vendo tanta cara triste...” Por que o pessoal estava de cara triste?
    Porque tinha terminado as festas.

3. Que palavras do 1º parágrafo indicam que o Carnaval já terminou?
     Com as cinzas do finado carnaval dos últimos dias

4. A crônica se movimenta numa descrição simultânea de carnaval e futebol. Escreva uma passagem onde os trechos se referem simultaneamente aos dois.
     Esse abençoado binômio, carnaval – futebol.

5.  É fácil notar que a palavra esférica vem de esfera, ou seja, objeto redondo. Ora, no futebol, a bola é esférica e, no samba, qual o elemento redondo?
     O tamborim. 

6.  Agora, explique com suas palavras a expressão que dá título à crônica “A Alma Esférica do Carioca”.
     Resposta pessoal.




TEXTO: CRIANÇAS INVISÍVEIS - ELVIRA DE OLIVEIRA - COM GABARITO

TEXTO: CRIANÇAS INVISÍVEIS

  
        Criança deve passar o dia todo trabalhando? Essa é uma pergunta que tem um “não” bem expressivo como resposta. No entanto, diariamente, milhões de crianças vivem essa realidade no mundo todo. As consequências disso são que muitos jovens perdem o direito e a oportunidade de estudar, brincar e de realizar sonhos. No texto a seguir, são expostas três formas de trabalho infantil desenvolvidas em diferentes regiões do Brasil. Você imagina quais são elas?

       [...]
       Um dos mais graves problemas do Brasil é o trabalho infantil. Estima-se que cerca de 4 milhões de menores trabalhem no país. Uma criança trabalha pela necessidade de ajudar em casa ou porque foi abandonada. Mas a função de sustentar a família é própria dos adultos. A infância é uma fase para brincar e estudar. O trabalho nessa idade faz com que a criança abandone a escola e se alimente mal, prejudicando sua saúde e seu futuro.
Nas carvoarias
       É difícil apontar qual o tipo de trabalho mais prejudicial às crianças, mas o de carvoarias é considerado um dos piores. Para produzir carvão, as crianças são obrigadas a conviver com gases e fumaças liberados na queima do carvão, o que causa doenças respiratórias e até câncer de pulmão. Além disso, o ambiente úmido das carvoarias favorece o surgimento de doenças de pele. Sem uma alimentação adequada, muitas crianças sofrem também com a desnutrição.
Nas esquinas
       Nas esquinas das grandes cidades do Brasil é possível ver crianças pedindo esmola, limpando vidros de carros ou vendendo doces em faróis. Mas elas não fazem isso porque querem. Na maioria das vezes, são forçadas pelos próprios pais, que precisam de recursos para sobreviver, ou por pessoas que se aproveitam de menores abandonados, achando que os motoristas terão pena ao ver uma criança e lhe darão dinheiro. O pior é que as crianças não ficam com o que ganham, sendo obrigadas a dar o dinheiro para quem se aproveita delas.
Planta perigosa
       Considerada a fibra vegetal mais resistente do mundo, o sisal é retirado de uma planta chamada algave e usado para a fabricação de cordas, fios e estofados. Quando o algave é cortado, a planta solta um líquido que causa profundas feridas nas crianças. Durante o processo de retirada do sisal da planta, forma-se uma enorme nuvem de poeira bastante prejudicial à saúde. Além disso, uma das máquinas utilizadas no processo é muito perigosa e tem causado graves ferimentos nos trabalhadores desse setor.
Elvira  de Oliveira. Cidadão do mundo: construindo o futuro. São Paulo: Abril, 2000.

ESTUDO DO TEXTO
A)    Qual é o assunto principal do texto lido?
Trabalho infantil.

B)    Onde esse texto foi publicado?
Cidadão do mundo.

C)    O texto tem como características ser:
       (   ) ficcional, pois mostra fatos que acontecem em um mundo imaginário.
       (X) informativo, pois apresenta informações reais sobre situações vividas por crianças no Brasil.

       D) Dos itens a seguir, quais correspondem ao texto lido?
       (   ) Transmite informações de maneira objetiva e rápida.
       (   ) Narra uma história fantástica.
       (X) Expõe os assuntos a fim de mostrar ao leitor um aspecto da realidade.
       (   ) Conta uma história pessoal.

       E)De acordo com o texto, quais são os principais motivos que levam uma criança a começar a trabalhar?
       Pela necessidade de ajudar em casa ou porque foi abandonada.

       F) No texto, há três exemplos de exploração do trabalho infantil. Com as suas palavras, descreva as características de cada um deles.
       Nas carvoarias; na produção do carvão
       Nas esquinas; venda de balas e doces.
       Planta perigosa; na colheita do sisal.



TEXTO: POR QUE ALGUMAS AVES VOAM EM BANDO FORMANDO UM V? - COM GABARITO

TEXTO: POR QUE ALGUMAS AVES  VOAM  EM  BANDO  FORMANDO  UM   V?


      Elas parecem ter ensaiado. Mas é claro que isso não acontece. Quem nunca viu ao vivo, já observou em filme ou desenho animado aquele bando de aves voando em "V". Segundo os especialistas, esta característica de voo é observada com mais frequência nos gansos, pelicanos, biguás e grous.
      Há duas explicações para a escolha dessa formação de voo pelas aves. A primeira consiste na economia de energia que ela proporciona. Atrás do corpo da ave e, principalmente, das pontas de suas asas, a resistência do ar é menor e, portanto, é vantajoso para as aves voar atrás da ave dianteira ou da ponta de sua asa. Ou seja: ao voarem desta forma, as aves poupariam energia, se esforçariam menos, porque estariam se beneficiando do deslocamento de ar causado pelas outras aves. Isso explicaria, até, a constante substituição do líder nesse tipo de bando.
      Essa é a primeira explicação para o voo em "V". E a segunda? O que diz? Ela sustenta que esse tipo de voo proporcionaria aos integrantes do bando um melhor controle visual do deslocamento, pois em qualquer posição dentro do "V" uma ave só teria em seu campo de visão outra ave, e não várias. Isso facilitaria todos os aspectos do voo. Os aviões militares de caça, por exemplo, voam nesse mesmo tipo de formação, justamente para ter um melhor campo de visão e poder avistar outros aviões do mesmo grupo. Essas duas explicações não são excludentes. É bem possível que seja uma combinação das duas o que torna o voo em "V" favorável para algumas aves. Jorge Bruno, Por que algumas aves... Ciência Hoje das Crianças,R.Janeiro, n. 150, set. 2004.


QUESTÃO 01-Bandos de aves e aviões militares de caça têm em comum

A) o objetivo de economizar energia.
B) a necessidade de ter um bom campo de visão.
C) a preferência por voos longos.
D) a substituição permanente do líder.
E) o objetivo de não ficarem isolados.

QUESTÃO 02 - Segundo o texto, as aves poupam energia voando em “V” porque

A) são beneficiadas pelo deslocamento do ar causado pelas aves da frente.
B) podem se ajudar mutuamente durante longos percursos.
C) podem obter melhor controle visual do deslocamento.
D) têm o instinto de sempre seguir o líder do bando em seu itinerário.
E) se acostumaram a voar assim.

QUESTÃO 03 - Pode-se afirmar que o texto

A) conta uma história curiosa e divertida sobre pássaros.
B) defende uma ideia sobre uma questão científica.
C) explica os movimentos das aves com base em informações científicas.
D) noticia uma descoberta científica ultrapassada sobre o voo das aves.
E) mostra uma hipótese de que voar em V pode ser melhor para os aviões.

QUESTÃO 04 - O texto tem como tema um aspecto particular da vida de algumas aves:

A) a economia de energia.
B) o modo de voar.
C) a semelhança entre elas e os aviões.
D) o formato das asas.
E) voam assim por serem parecidas.

5 - “Isso explicaria, até, a constante substituição do líder nesse tipo de bando.” Com base no texto, conclui-se que o líder é substituído constantemente porque essa posição...
A) é cobiçada por todas as aves do bando.
B) é a mais importante do grupo.
C) é só para líderes.
D) proporciona melhor controle visual.
E) consome muito mais energia.

6 - Indique a forma verbal que não alteraria o aspecto de durabilidade no passado e o sentido expresso pela locução grifada neste enunciado do texto: "Tão comodamente que eu estava lendo...”.
A) lera
B) lia
C) leio
D) leria
E) li

7 - Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais destacadas: “Ao chegar na fazenda, esperava que já tivesse terminado a festa”.
A) futuro do subjuntivo, pretérito perfeito do subjuntivo.
B) infinitivo, presente do subjuntivo.
C) futuro do subjuntivo, presente do subjuntivo.
D) infinitivo, pretérito imperfeito do subjuntivo.
E) infinitivo, pretérito perfeito do subjuntivo.

8 - Assinale a alternativa correta:
I)             O Modo subjuntivo expressa uma ideia de incerteza, um fato duvidoso.
II)           O modo indicativo descreve o mundo fictício, exprimindo atitudes incertas.
III)         Em nossa língua há três conjugações. Verbos terminados em ar, er, e ir.
IV)        O pretérito mais-que-perfeito indica apenas uma ação passada.
V)          O verbo, como todas as classes de palavras, apresenta flexão de tempo.
 Estão corretas:
A) IV e I
B) I e III
C) III e V

D) II e IV 



TEXTO: O LEÃO - COM GABARITO

TEXTO:  O LEÃO

Texto para as questões 1 a 3.

             A menina conduz-me diante do leão, esquecido por um circo de passagem. Não está preso, velho e doente, em gradil de ferro. Fui solto no gramado e a tela fina de arame é escarmento ao rei dos animais. Não mais que um caco de leão: as pernas reumáticas, a juba emaranhada e sem brilho. Os olhos globulosos fecham-se cansados, sobre o focinho contei nove ou dez moscas, que ele não tinha ânimo de espantar. Das grandes narinas   escorriam gotas e   pensei, por um momento, que fossem lágrimas.
            Observei em volta: somos todos adultos, sem contar a menina. Apenas para nós o leão  conserva o seu antigo prestígio - as crianças estão em redor dos macaquinhos. Um dos presentes explica que o leão tem as pernas entrevadas, a vida inteira na minúscula jaula.  Derreado, não pode sustentar-se em pé. Chega-se um piá e, desafiando com olhar selvagem o leão, atira-lhe um punhado de cascas de amendoim. O rei sopra pelas narinas, ainda é um leão: faz estremecer as gramas a seus pés. Um de nós protesta que deviam servir-lhe a carne em pedacinhos.
-           Ele não tem dente?
-           Tem sim, não vê? Não tem é força para morder.
Continua o moleque a jogar amendoim na cara devastada do leão. Ele nos olha e um brilho de compreensão nos faz baixar a cabeça: é conhecida a amarga derrota. Está velho, artrítico, não se aguenta das pernas, mas é um leão. De repente, sacudindo a juba, põe-se a mastigar capim. Ora, leão come verde! Lança-lhe o guri uma pedra: acertou no olho lacrimoso e doeu.  O leão abriu a bocarra de dentes amarelos, não era um bocejo.
            Entre caretas de dor, elevou-se aos poucos nas pernas tortas. Sem sair do lugar, ficou de pé. Escancarou penosamente os beiços moles e negros, ouviu-se a rouca buzina do “Ford antigo.”  Por um instante o rugido manteve suspensos os macaquinhos e fez bater mais depressa o coração da menina. O leão soltou seis ou sete urros. Exausto, deixou-se cair de lado e fechou os olhos para sempre.

QUESTÃO 01.        I.   Embora não seja um texto predominantemente descritivo, ocorre descrição, visto que o autor representa a personagem principal através de aspectos que a individualizam.
              II.  Por ressaltar unicamente as condições físicas da personagem, predomina a descrição objetiva no texto, com linguagem denotativa.
              III. Por ser um texto predominantemente narrativo, as demais formas - descrição e dissertação -inexistem.

        Inferimos que, de acordo com o texto, pode(m) estar correta(s):

        a) Todas
        b) Apenas a I
        c) Apenas a II
        d) Apenas a III
        e) Nenhuma das afirmações.

QUESTÃO  02.
                        I.   Fato principal: a morte do leão. Causas principais: o circo, que o abandonou, e a criança, que o acertou com uma pedra.
               II.  A decadência física do leão, assunto predominante do texto, denota animalização do ser humano.
               III. A velhice do leão, assunto predominante do texto, conota marginalização, maus tratos e decadência física dos animais.

        Inferimos que, de acordo com o texto, pode(m) estar correta(s):

        a) Todas
        b) Apenas a I
        c) Apenas a II
        d) Apenas a III
        e) Nenhuma das afirmações.


QUESTÃO 03. 
                I.   Conotativamente, o leão chora; denotativamente, o menino agride.
               II.  A decadência do leão é tanta, que nada faz lembrar a sua antiga reputação. Nem mesmo os adultos o reconhecem mais.
               III. Metaforicamente, o leão, que não mais produz e não mais trabalha, pode representar a marginalização, abandono e agressão a que são submetidos os idosos.
     
      Inferimos que, de acordo com o texto, pode(m) estar correta(s):
      a) Todas
      b) Apenas a I
      c) Apenas a II
      d) Apenas a III
      e) Nenhuma das afirmações.