sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

TEXTO:LEONARDO DA VINCI - COM GABARITO

 TEXTO:LEONARDO DA VINCI


        Milhões de pessoas conhecem Leonardo da Vinci como o artista italiano que pintou a Mona Lisa, o quadro mais famoso do mundo.
       Milhões de  outras pessoas o veem como um gênio, muitos anos-luz à frente do seu tempo em matéria de ciência, matemática e engenharia. Leo imaginou helicópteros, tanques de guerra e submarinos (sem falar num banheiro incrivelmente organizado que desenhou) alguns séculos antes de esses inventos se tornarem realidade.
      Para muita gente, ele foi também um sábio, que não só buscou desvendar os segredos da anatomia, desenhando os mais misteriosos e complicados detalhes do corpo humano, como também se questionou sobre a alma, o lugar do homem e sua finalidade em nosso imenso e complexo Universo.
     Há também aqueles que se lembram dele como músico. Leonardo construía os próprios instrumentos e escrevia as composições que ele mesmo executava para um público admirado.
    E, acredite ou não, ainda há outros que se recordam de Leo como arquiteto, cartógrafo e urbanista! Sabia que ele fez projetos sensacionais de supercidades, edifícios e aquedutos?
    O mais incrível mesmo é que toda essa gente tem razão! Leonardo foi isso e muito mais!
    Se no século XV houvesse psicólogos especializados em orientação profissional, teriam enlouquecido avaliando seu teste vocacional. Ele se interessava por absolutamente tudo o que há debaixo do Sol – para não falar no que se encontra além dele. Em seus 67 anos de vida, Leonardo empregou seu supercérebro em um número de projetos muito maior do que a maioria das pessoas normais seria capaz, mesmo que vivessem uma centena de vidas.
(COX, Michael. Introdução. In: __. Leonardo da Vinci e seu supercérebro.
São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p.5-7.)

01.  Em “Se no século XV houvesse psicólogos   especializados em orientação profissional, teriam enlouquecido avaliando seu teste vocacional.”, o termo sublinhado refere-se a

(A) psicólogos.
(B) cientistas.
(C) Leonardo da Vinci.
(D) Monalisa.

02.  A questão tratada no texto é

(A) a importância da pintura de Da Vinci.
(B) o desconhecimento da obra de Da Vinci.
(C) o interesse de Da Vinci por vários assuntos.
(D) a admiração das pessoas por Da Vinci.

03.  A leitura dessa narrativa permite entender que Leonardo da Vinci era um supercérebro por

(A) atuar nas mais variadas áreas profissionais.
(B) pintar o quadro mais famoso do mundo.
(C) construir seus próprios instrumentos musicais.
(D) desenvolver projetos de edifícios e aquedutos.

04.  O narrador demonstra muita intimidade com o personagem descrito quando, no
texto, o trata por:

(A) Leonardo da Vinci.
(B) Leo.
(C) Da Vinci.
(D) Vinci.



3 comentários: