Tira: Mafalda
aprende a ler
Quino
Mafalda
aprende a ler. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 44.
Fonte: Livro-
PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 6ª Série –
Atual Editora -2002 – p. 86-7.
Entendendo a Tira:
01 – Filipe e Mafalda estão
discutindo sobre as vantagens de suas bicicletas. Converse com os colegas e
responda.
a)
O que é tração dianteira e tração traseira?
É a força que move alguma coisa. No caso da bicicleta de Mafalda, o
pedal faz rodar a roda da frente; no caso da bicicleta de Filipe, a corrente
faz rodar a roda de trás.
b)
Quando Mafalda fala do combustível
necessário, quem na verdade consome esse “combustível”?
Ela e Filipe, pois eles é que fazem força para mover as bicicletas.
02 – No terceiro quadrinho,
Mafalda diz: “Você, com essa bicicleta, no meio da manhã, nhoc! um sanduíche!” Que palavra substituiria a palavra nhoc!, sem alterar o sentido da frase?
Come.
03 – No último quadrinho,
Filipe tem uma atitude machista.
a)
O que ele dá a entender com a frase: “Não
gosto de discutir esses assuntos de mecânica com mulheres!”?
Que as mulheres não entendem nada de veículos nem de mecânica.
b)
Qual pode ter sido a verdadeira causa de ele
ter dito isso?
Ele não tinha como rebater os argumentos de Mafalda.
04 – Observe as falas do 1°
quadrinho: “A tração traseira é melhor que
a tração dianteira!” / “Mas
você não tem marcha a ré.” Nos textos que falamos ou escrevemos, costumamos
empregar certas palavras que unem palavras, frases e parágrafos. A palavra que, por exemplo, liga tração traseira a tração dianteira, estabelecendo uma comparação entre as duas expressões. Observe o emprego da palavra mas na fala de Mafalda acima.
a)
Entre as palavras que seguem, quais poderiam
substituir mas nessa fala, sem alteração de sentido?
·
Porém.
·
Ou.
·
Entretanto.
·
Que.
·
Contudo.
b)
Na fala de Mafalda, com que finalidade é
utilizada a palavra mas?
·
Introduzir uma ideia indicativa da causa do
que Filipe tinha dito antes.
·
Introduzir uma ideia contrária ao que
Filipe tinha dito antes.
·
Introduzir uma ideia semelhante ao que Filipe
tinha dito antes.
05 – Observe o emprego da
palavra e no segundo
quadrinho. Que tipo de ideia ele introduz?
·
Uma ideia de adição ou acréscimo ao
que foi dito antes.
·
Uma ideia de oposição ao que foi dito antes.
06 – No último balão, não há
nenhuma palavra ligando as duas frases: “Tudo bem, chega!” e “Não gosto de
discutir esses assuntos de mecânica com mulheres!”. Entretanto, se quiséssemos
ligar as duas orações com uma palavra, qual das seguintes seria mais adequada
para manter o sentido original?
·
Mas.
·
Pois.
·
E.
Muito bom ajudou muito
ResponderExcluir