quarta-feira, 20 de novembro de 2019

TIRA: MAFALDA APRENDE A LER - QUINO - CONJUNÇÕES - COM GABARITO


Tira: Mafalda aprende a ler
        Quino


                                 Mafalda aprende a ler. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 44.
Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 6ª Série – Atual Editora -2002 – p. 86-7.
Entendendo a Tira:

01 – Filipe e Mafalda estão discutindo sobre as vantagens de suas bicicletas. Converse com os colegas e responda.
a)   O que é tração dianteira e tração traseira?
É a força que move alguma coisa. No caso da bicicleta de Mafalda, o pedal faz rodar a roda da frente; no caso da bicicleta de Filipe, a corrente faz rodar a roda de trás.

b)   Quando Mafalda fala do combustível necessário, quem na verdade consome esse “combustível”?
Ela e Filipe, pois eles é que fazem força para mover as bicicletas.

02 – No terceiro quadrinho, Mafalda diz: “Você, com essa bicicleta, no meio da manhã, nhoc! um sanduíche!” Que palavra substituiria a palavra nhoc!, sem alterar o sentido da frase?
      Come.

03 – No último quadrinho, Filipe tem uma atitude machista.
a)   O que ele dá a entender com a frase: “Não gosto de discutir esses assuntos de mecânica com mulheres!”?
Que as mulheres não entendem nada de veículos nem de mecânica.

b)   Qual pode ter sido a verdadeira causa de ele ter dito isso?
Ele não tinha como rebater os argumentos de Mafalda.

04 – Observe as falas do 1° quadrinho: “A tração traseira é melhor que a tração dianteira!” / “Mas você não tem marcha a ré.” Nos textos que falamos ou escrevemos, costumamos empregar certas palavras que unem palavras, frases e parágrafos. A palavra que, por exemplo, liga tração traseira a tração dianteira, estabelecendo uma comparação entre as duas expressões. Observe o emprego da palavra mas na fala de Mafalda acima.

a)   Entre as palavras que seguem, quais poderiam substituir mas nessa fala, sem alteração de sentido?
·        Porém. 
·        Ou.
·        Entretanto.
·        Que.
·        Contudo.

b)   Na fala de Mafalda, com que finalidade é utilizada a palavra mas?
·        Introduzir uma ideia indicativa da causa do que Filipe tinha dito antes.
·        Introduzir uma ideia contrária ao que Filipe tinha dito antes.
·        Introduzir uma ideia semelhante ao que Filipe tinha dito antes.

05 – Observe o emprego da palavra e no segundo quadrinho. Que tipo de ideia ele introduz?
·        Uma ideia de adição ou acréscimo ao que foi dito antes.
·        Uma ideia de oposição ao que foi dito antes.

06 – No último balão, não há nenhuma palavra ligando as duas frases: “Tudo bem, chega!” e “Não gosto de discutir esses assuntos de mecânica com mulheres!”. Entretanto, se quiséssemos ligar as duas orações com uma palavra, qual das seguintes seria mais adequada para manter o sentido original?
·        Mas.
·        Pois.
·        E.



Um comentário: