sexta-feira, 1 de novembro de 2019

CONTO: EU NUNCA VOU CRESCER - FERNANDA LOPES DE ALMEIDA - COM GABARITO

CONTO: Eu nunca vou crescer
       
    Fernanda Lopes de Almeida

        Walter nasceu antes de mim. Ele tem uma sorte!
        Agora ele está com dez anos e eu estou com sete. Quando estiver com onze, vou estar com oito. Mesmo quando eu estiver com trinta anos, não vou conseguir alcança-lo: ele vai ter trinta e três.
        Dificilmente eu uso roupas novas.
        Quando Walter ganha camisas novas, fico com as velhas. Quando ganha jeans novos, fico com os velhos.
        As vezes as calças já estão remendadas. Odeio jeans remendados.
        As chuteiras que ficaram pequenas para Walter, passam para mim. A bola de futebol que ele não usa mais, passa para mim.
        Quando Walter ganhou patins de gelo, os de roda vieram para mim – sem a chave de regular o tamanho.
        Fico até com os seus antigos professores.
        Às vezes minha professora diz:
        -- David, por que você não consegue se parecer um pouquinho com seu irmão?
        Ou:
        -- Walter nunca falava comigo dessa maneira.
        Ou:
        Walter sempre fazia a lição de casa.
        Às vezes parece que as pessoas nem se lembram do meu nome. De vez em quando vovó me chama de Walter.
        -- Eu sou o David – digo para ela.
        Mas ela se esquece e daí a pouco torna a dizer:
        -- Vem cá, Walter.
        São essas coisas que às vezes me fazem desejar que não existisse Walter.

                                 Eu nunca vou crescer? Trad. de Fernanda Lopes de Almeida.
Fonte: Livro – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 5ª Série - Marilda Prates – Ed. Moderna, 2005 – p. 60-1.
Entendendo o texto:

01 – Quais são as características de Walter? E as de David?
      Walter: filho mais velho; pratica esportes; cumpridor de suas obrigações escolares.
      David: ciumento; pratica esportes; mais displicentes; filho caçula.

02 – É a idade de Walter que incomoda David ou a sua própria idade que o incomoda?
      É a sua idade que o incomoda, pois, sendo mais novo, além de ter de herdar as coisas de Walter, ainda é sempre comparado a ele.

03 – Retire do texto falas do David que comprovam seu ciúme em relação ao irmão.
      “Walter nasceu antes de mim. Ele tem uma sorte!” / “São essas coisas que às vezes me fazem desejar que não existisse Walter”.

04 – As falas da professora sobre Walter e David deixam claro o quê?
      Que Walter e David eram pessoas diferentes.

05 – O título do texto, “Eu nunca vou crescer?”, é uma frase.
a)   Como classificamos essa frase?
Frase interrogativa.

b)   Essa frase indica a reflexão da personagem. Se fosse uma frase afirmativa, como poderíamos interpretá-la? E se fosse exclamativa?
Se fosse afirmativa, significaria a certeza de que a personagem nunca iria crescer. Se fosse exclamativa, poderia significar espanto, raiva ou indignação.

06 – O texto “Eu nunca vou crescer?” é uma narração.
a)   Identifique no texto elementos que comprovem que ele é uma narração em 1ª pessoa.
Espera-se que o aluno identifique verbos e pronomes em 1ª pessoa.

b)   Considere a resposta do item (a) e responda: o narrador é personagem?
Espera-se que o aluno perceba que o narrador é personagem.

c)   Se a narração fosse em 3ª pessoa, quem seria o narrador?
Seria um narrador onisciente.

07 – Leia com atenção as comparações feitas pelos professores de Walter e David.
I – “David, por que você não consegue se parecer um pouquinho com seu irmão?”
II – “Walter nunca falava comigo dessa maneira.”
III – “Walter sempre fazia a lição de casa.”

a)   Alguns professores gostariam que David se parecesse com Walter. O que essa expectativa indica sobre David?
Indica que provavelmente ele não era um aluno tão “bom” quanto Walter.

b)   O que o comentário do item II indica sobre David?
Indica que ele nem sempre era educado com os professores.

c)   E o que indica o comentário do item III?
Indica que Walter nem sempre fazia a lição de casa.

08 – Os patins de Walter foram passados para David sem a chave de regular tamanho.
a)   Qual a consequência desse fato?
David não podia usar os patins, pois estavam regulados para Walter.

b)   As pessoas olhavam para David esperando que ele se comportasse como Walter. Faltava ao olhar das pessoas a chave de regular tamanho que faltava aos patins. Qual a consequência desse fato?
David se sentia injustiçado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário