quarta-feira, 27 de novembro de 2019

POEMA: VOCAÇÃO DO POETA - MURILO MENDES - COM GABARITO

Poema: Vocação do poeta
         
     Murilo Mendes

Não nasci no começo deste século:
Nasci no plano eterno,
Nasci de mil vidas superpostas,
Nasci de mil ternuras desdobradas
Vim para conhecer o mal e o bem
E para separar o mal e o bem.


Vim para amar e ser desamado.
Vim para ignorar os grandes e consolar os pequenos
Não vim para construir a minha própria riqueza
Nem para destruir a riqueza dos outros.
Vim para reprimir o choro formidável
Que as gerações anteriores me transmitiram.
Vim para experimentar dúvidas e contradições.

Vim para sofrer as influências do tempo
E para afirmar o princípio eterno de onde vim.
Vim para distribuir inspiração às musas.
Vim para anunciar que a voz dos homens
Abafará a voz da sirene e da máquina,
E que a palavra essencial de Jesus Cristo
Dominará as palavras do patrão e do operário.
Vim para conhecer Deus meu criador, pouco a pouco,
Pois se O visse de repente, sem preparo, morreria.

                                        MENDES, Murilo. “Vocação do poeta”. In: Poesia e prosa completa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1994. p. 248.
Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p. 357.

Entendendo o poema:

01 – Segundo as palavras de Cristo, “Todo aquele pois que se fizer pequeno, como este menino, esse será grande no reino dos céus” (Mateus; XVIII,4). Em que verso pode-se perceber a presença dessa passagem bíblica?
      “Vim para consolar os grandes e ignorar os pequenos”.

02 – Relendo a 2ª estrofe, você diria que os objetivos do eu lírico são materiais ou espirituais? Justifique com um verso da estrofe em questão.
      Espirituais. “Não vim para construir minha própria riqueza”.

03 – Diante de um mundo em que prevalece a mecanização, qual a esperança do eu lírico?
      Para o eu lírico, “a voz dos homens abafará a voz da sirene e da máquina”.

04 – Segundo o eu lírico, o que poderá eliminar definitivamente o conflito entre os homens, entre o capital e o trabalho, entre patrões e operários?
      “A palavra essencial de Cristo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário