terça-feira, 19 de novembro de 2019

NOTÍCIA: TONELADAS DE PEIXES MORTOS NA LAGOA - MURILO FIUZA DE MELO - COM GABARITO

Notícia: Toneladas de peixes mortos na Lagoa
             
Murilo Fiuza de Melo

     Rio – O Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (G-Mar) e a Companhia de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) retiraram 331 toneladas de peixes mortos da Lagoa Rodrigo de Freitas nos dois últimos dias. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, André Corrêa, o problema foi provocado por temperatura alta e pela maré baixa, que não deixou a água da lagoa se renovar. Normalmente, a temperatura média da água é de 23°C, mas neste mês chegou a 30°C, segundo ele.
        Cerca de 80 homens do grupamento e 45 garis trabalham no trabalho de limpeza, que continua hoje. É o terceiro carnaval consecutivo em que há mortandade de peixes na lagoa. “Além de provocar mau cheiro, os peixes mortos impedem a circulação do oxigênio na água”, disse o comandante do G-Mar, tenente-coronel bombeiro Marcos Silva.
        Corrêa defendeu a qualidade da água do local e rebateu as declarações do secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Paes, de que os principais motivos da mortandade seriam o despejo de esgoto e o desinteresse do Estado em realizar obras de ampliação do canal do Jardim de Alah, por onde a água da lagoa é renovada. Ontem, Corrêa determinou que a comporta do Jardim de Alah fique fechada até que a maré suba. Obras recentes também não impedem o despejo de esgoto. “Há dois dias estamos em alerta, prevendo novo acidente”, disse Corrêa.
                                            O Estado de São Paulo, 11/2/2002.
Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 6ª Série – Atual Editora -2002 – p. 145-6.
Entendendo a notícia:
01 – As notícias em geral relatam acontecimentos recentes, fatos novos, que despertam o interesse do público. Em que veículos são transmitidas as notícias?
      Em jornais, escritos ou falados, e em revistas.

02 – Uma notícia geralmente compõe-se de duas partes: lead e corpo. O lead consiste normalmente no 1° parágrafo da notícia e é a parte que apresenta um resumo de poucas linhas, fornecendo respostas às questões fundamentais do jornalismo: o quê (fatos), quem (personagens/pessoas), quando (tempo), onde (lugar), como e por quê. Na notícia em estudo, identifique:

a)   O fato principal:
A retirada de 31 toneladas de peixes mortos da Lagoa Rodrigo de Freitas.

b)   As pessoas envolvidas:
Funcionários do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros e da Companhia de Limpeza Urbana; o secretário estadual do Meio Ambiente, André Corrêa; o tenente-coronel bombeiro Marcos Silva.

c)   Quando ocorreu o fato:
Nos dois últimos dias: 9 e 10 de fevereiro de 2002.

d)   O lugar onde aconteceu o fato:
Na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

e)   Por que o fato aconteceu:
A temperatura aumentou e a maré abaixou, não permitindo que a água da lagoa se renovasse.

03 – O corpo da notícia é a parte que amplia o lead acrescentando novas informações. Na notícia em estudo, que parágrafos constituem o corpo?
      O 2° e o 3° parágrafos.

04 – Observe a linguagem empregada na notícia. Das características relacionadas a seguir, indique aquelas verificadas na notícia em estudo:
a)   Impessoalidade, conforme demonstram o emprego de verbos na 3ª pessoa e a ausência de opiniões do jornalista.

b)   Pessoalidade, conforme demonstram o emprego de verbos na 1ª pessoa e a presença de opiniões do jornalista. 

 c)     Clareza, objetividade, precisão.

05 – Que variedade linguística é utilizada na notícia?
      A variedade padrão da língua.

06 – Observe o título da notícia: Toneladas de peixes mortos na Lagoa”.
a)   Ele anuncia o assunto que será desenvolvido na notícia?
Sim.

b)   Você acha que esse título é curto e objetivo (impessoal) ou longo e subjetivo (pessoal)?
É curto e objetivo.

07 – Reúna-se com os colegas de seu grupo e concluam: Quais são as características da notícia?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Trata-se de um texto que relata um fato novo. Apresenta geralmente uma estrutura padrão, composta de duas partes: lead e corpo. O lead deve mencionar a maior parte das informações essenciais sobre o fato ocorrido: O quê, quem, quando, onde, como e por quê. O corpo contém o detalhamento do lead. A notícia é encabeçada por um título curto e objetivo. A linguagem é impessoal, objetiva e direta e segue a variedade padrão da língua.

3 comentários: